Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

Implantação de Escritório de Projetos (PMO): padronizando os processos

Publicado em 02/05/2016

Um Escritório de Projetos (PMO) é indispensável para qualquer empresa que queira ter o gerenciamento de projetos de forma padronizada, propiciando: ganho de escala, de qualidade, acompanhamento por meio de indicadores comuns na empresa, facilidade de suporte aos profissionais, uso de ferramentas padronizadas e atualizadas, captura/divulgação de boas práticas a toda a equipe de projetos, identificação das necessidades de treinamento, avaliação de fornecedores de treinamento e de consultoria para complementação de expertise.

https://youtu.be/t_zA-NySLQE

Imprimir

Editor

  1. Angelo Bechler De Moro disse:

    É muito importante que a implantação de um PMO seja apoiada por profissionais ligados a área de processos de negócio. Um profissional certificado em BPM pode agregar durante o projeto de implantação adicionando atividades na EAP do projeto que estejam alinhadas com o ciclo BPM. Na minha opinião, investir tempo para análise AS-IS e o desenho TO-BE dos processos, diminuirá muito as chances de implementar um PMO que não irá atender a empresa.

  2. Thadeu Chaves Tolentino Neves disse:

    A implantação do Escritório de Projetos (PMO) é passo decisivo numa organização que tenha sua atuação ancorada em projetos, mesmo que não exclusivamente. Ter uma área focada em pensar de forma estratégica, tática e operacional os projetos permite à organização maior eficiência na gestão desses projetos. E isso passa pelo papel orientativo que o PMO tem. Apesar de por vezes ser visto como uma espécie de auditoria interna, o PMO não tem esse objetivo principal. A eficiência na gestão de um projeto depende do comprometimento da equipe, mas sobretudo de processos, melhores práticas, ferramentas e técnicas muito alinhadas ao PMBOK. E são justamente esses processos padronizados que o PMO ajuda a criar e implantar, com foco na geração de indicadores de qualidade em cada projeto executado na organização. A visão sistêmica do PMO permite tanto que ele repasse informações consolidadas e padronizadas à alta gerência, como que haja um suporte mais customizado ao GP e respectivas equipes, atendendo demandas comuns ou específicas de cada time.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs