Publicado em 18/04/2019
Quem trabalha com gerenciamento de projetos utiliza uma infinidade de termos técnicos e expressões de uso específico. O desconhecimento desse vocabulário muitas vezes gera confusão e problemas entre a equipe de desenvolvimento, o pessoal da área de vendas e os clientes. Não dominar a terminologia dificulta a implementação do projeto.
Para facilitar a comunicação entre gerentes de projetos, equipes de vendas e clientes, selecionamos 15 termos e expressões utilizadas com frequência. Conhecer o significado de cada uma delas permite ganhar agilidade na execução de tarefas e aumentar o nível de excelência do trabalho. Eles estão em ordem alfabética:
1. Ação corretiva
Ato intencional com o objetivo de realinhar os trabalhos do projeto com o plano de gerenciamento.
2. Ação preventiva
Ato intencional com o objetivo de garantir que o trabalho a ser desenvolvido no projeto esteja alinhado com o plano de gerenciamento.
3. Ciclo de vida do projeto
Detalhamento das diversas fases de desenvolvimento do projeto, desde o seu início até a sua conclusão.
4. Cliente
Pessoa, organização ou setor que arcará com o pagamento pela execução do projeto. O cliente tanto pode ser externo ou fazer parte da própria empresa (um departamento, por exemplo).
5- Controle
Análise entre o desempenho obtido e o planejado. Ele objetiva atingir melhorias no processo, a partir da recomendação de ações corretivas mais adequadas.
6- Cronograma do projeto
Modelo que apresenta a relação entre as atividades e as datas, prazos, marcos e recursos previamente estabelecidos.
7- Escopo
Descrição do trabalho a ser realizado, com suas características e funções especificadas.
8- Estrutura analítica do projeto (EAP)
Detalhamento hierárquico do escopo do trabalho a ser executado pela equipe.
9- Fatores ambientais da empresa
Elementos que estão fora do controle da equipe e que, de alguma maneira, influenciam, direcionam ou limitam o projeto.
10- Gerenciamento de custos
Controle de políticas, procedimentos e documentação referentes à gestão de gastos financeiros com o projeto.
11- Gerenciamento de riscos
Estabelece os processos de planejamento, identificação, análise, respostas relativos a riscos que possam comprometer a execução do projeto.
12- Paralelismo
Recurso por meio do qual as atividades ou fases que seriam executadas em sequência passam a ocorrer simultaneamente. Ele busca compensar eventuais atrasos no cronograma.
13- Plano de gerenciamento do projeto
Documento que apresenta como a equipe fará a execução, o monitoramento e o controle do projeto.
14- Registro de mudanças
Relação de todas as alterações efetuadas ao longo do projeto, relacionando as datas das mudanças com os respectivos efeitos em termos de tempo, custo e risco.
15- Risco
Evento, situação ou condição incerta que, caso ocorra, impactará o projeto.
Os termos e expressões apresentadas são de uso comum nas atividades relacionadas ao gerenciamento de projetos. É importante que os profissionais envolvidos conheçam o vocabulário da área, que é vasto. Estes 15 exemplos são apenas a “porta de entrada” em universo muito mais amplo.
Sobre o autor:
Hayala Curto, CEO da Seed e idealizador do software NetProject (http://netproject.com.br/). Principal acionista da empresa, Hayala é mestrando em Informática pela PUC Minas, graduado em Ciência da Computação e tem MBA em Gerência de Projetos e Gestão Empresarial pela FGV. Tem mais de 15 anos de experiência coordenando projetos de TI. Especialista em plataforma WEB e Business Inteligence. Participou da criação e do desenvolvimento de diversos DataWarehouses e aplicações WEB corporativas para clientes como a Telemig Celular, Vale, Prefeitura de Betim, CEMIG, entre outros. É membro do PMI, Project Management Institute, atuante no capítulo de Minas Gerais, desde 2004. E-mail de contato: contato@seedintelligence.com / http://www.seedintelligence.com
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe uma resposta