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Produtividade na Construção e Montagem

Publicado em 30/10/2014

Resumo: Produtividade é o ato de realizar uma entrega de qualidade, seja serviço ou produto, sem desperdício de recursos e tempo, satisfazendo clientes e consumidores. No atual cenário brasileiro a produtividade é o fator predominante para viabilização de um projeto e sua concepção, sendo assim, se faz necessário estudar os fatores que envolvem esse processo produtivo, buscando atender a demanda dos clientes e dos funcionários.

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Figura 1 – Produtividade

Fonte: http://www.convenia.com.br/blog/produtividade-10-dicas-para-mante-la-em-qualquer-tipo-de-situacao/

1. Introdução

Após alguns anos em contato com diversas situações em obras espalhadas pelo país, consegue-se constatar uma série de dificuldades quando se trata da realização de tarefas tangíveis, porém com graus de conflitos pulverizados no sentido singular social e profissional dentro dos projetos de Construção e Montagem nos diversos segmentos industriais.

Pode-se nitidamente observar que a eficiência da mão de obra aplicada na realização de uma tarefa tem tido uma redução significativa na avaliação e acompanhamento produtivo, especialmente se confrontar este fato com os avanços tecnológicos que ocorreram. A grande dificuldade de adaptação às necessidades de mercado, onde prevalece às obrigatoriedades de atendimento às normas ambientais, segurança do trabalho e condições sindicalistas, apresenta um ambiente onde o desconhecimento impulsiona o fracasso de um projeto, se não houver uma boa gestão relacionada a estas demandas, pode-se impactar diretamente na produção e fazer com que o desequilíbrio financeiro do projeto seja certo.

2. Produtividade = boa gestão + satisfação

Na fase de estudo de viabilidade, deve-se ser levantado todos os fatores de riscos do projeto e normas a serem atendidas, a fim de diminuir as interfaces ou até mesmo impossibilitar as paradas indesejadas, causadoras da improdutividade.

Como exemplo, do que vem acontecendo no Brasil, pode-se citar um estudo elaborado pelo Centro de Excelência em EPC (CE-EPC), realizado em obras de construção e montagem para a indústria de petróleo e gás, esse levantamento apontou índices de produtividade muito baixos, apenas 30% do esperado. O percentual indica que os trabalhadores envolvidos na montagem e construção de plataformas e refinarias, por exemplo, produzem somente cerca de um terço do tempo, no período restante da jornada de trabalho, os funcionários estão parados à espera de ferramentas, ou se deslocando nos canteiros de obras e, além disso, 34% do trabalho que é realizado precisa ser refeito por falha da mão de obra aplicada.

Com o objetivo de criar formas de barrar as causas indesejadas na produção, existe a necessidade de investimentos na formação profissional e social dos gestores e da equipe. A participação destes de forma significativa no projeto proporciona um grau de satisfação pessoal o qual culmina no resultado positivo do projeto.

O relacionamento com os envolvidos no processo são de extrema importância, por isso a comunicação prevalece como ponto crucial dentro da organização. Saber se comunicar de forma clara e objetiva diminui os erros de interpretação do receptor no que se deseja obter. Os gestores de um projeto devem sempre estar atentos aos sinais que a sua equipe apresenta, procurando manter um ambiente de trabalho saudável, sem intrigas.

Tratar os profissionais com respeito as suas particularidades, incentivando-os ao crescimento profissional, cria uma expectativa a qual motiva a qualificação por tomadas de decisões pessoais, com a finalidade de obter sucesso na execução dos trabalhos, evitando retrabalhos e atingindo uma qualidade satisfatória. Ter o planejamento adequado aumenta a rapidez na entrega dos serviços, e consequentemente a produtividade tão esperada. A pirâmide de MASLOW (Figura 2) retrata bem as necessidades que se transformam em motivações.

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Figura 2 – Pirâmide das necessidades de Maslow

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hierarquia_de_necessidades_de_Maslow

Os benefícios oferecidos dentro das organizações tem a função de motivar os profissionais na sua retenção o que gera um aumento produtivo de suas atividades, pois a satisfação financeira e pessoal está voltada ao bem estar não só do executor, mas também da família, que exibe um papel fundamental no comportamento profissional dos colaboradores.

3. Considerações finais

Finalmente devemos observar o papel dos líderes nas organizações: Será que estão motivados e passando essa mesma motivação aos seus subordinados? É de costume ouvir que o líder é aquele que obtém seguidores por sua maneira de tratar, agir e se comportar, este deve atuar junto com a equipe, enfrentado os riscos gerados em cada etapa, o exemplo vem dos comandantes, se o general demonstrar medo na batalha, seus soldados serão os primeiros a desertar.

Feedbacks e relatórios com o progresso de todo o projeto também são bons motivadores, com estas ações, é possível apontar os erros cometidos e elogiar os pontos fortes de cada trabalho executado por seus colaboradores, não são apenas cobranças que trazem eficiência para uma equipe, mas elogios, incentivos, promoções e, principalmente, agradecimentos são formas rápidas e praticas de motivar valorizando um trabalho bem executado. Também é importante que a empresa ofereça a capacitação e orientação adequadas aos funcionários para que eles minimizem os problemas com a utilização de novas tecnologias e mantenham a qualidade de suas tarefas, incentivando a aquisição de novos conhecimentos e valorizando a mão de obra já existente.

Desta forma, precisamos dar suporte aos lideres, para que possam passar o otimismo aos seus funcionários, respeitando-os de maneira singular e sabendo aproveitar o que cada um tem de melhor, assim conquista-se o empenho e a confiança de todos a ponto de acompanhá-lo em qualquer desafio, obtendo a tão sonhada produtividade na execução de suas tarefas com segurança e qualidade, satisfazendo as necessidades dos clientes e acionistas dentro de uma organização sólida e perene.

NOTA DO PORTAL PMKB: faça download de modelo de Acompanhamento do Projeto.

Referências:

Artigos_pmkb

Sobre os Autores:

Autor: Cristiano Jorge DiasEngenheiro Civil e Técnico em Mecânica Industrial, funcionário da empresa REFRAMAX ENGENHARIA LTDA, atua como Coordenador de obras, responsável pela área de gestão dos contratos que compreende o levantamento dos quantitativos, orçamentos, análise contratual, administração, especificações de materiais, custos, materiais, planejamento, qualidade, SMS, logística, contratações. E-mail: cristianojorgedias@yahoo.com.br

Autora: Cinthia Figueira da SilvaEngenheira Civil e Técnica em Meio Ambiente, funcionária da empresa PERFIL ENGENHARIA SA, responsável pelo gerenciamento da obra, execução de medições de empreiteiros e da obra para o cliente final, planejamento, controle e acompanhamento físico-financeiro, elaboração de aditivos de contrato e orçamentos para Órgãos Públicos. E-mail: cinthiafigueira@yahoo.com.br

Contexto: o presente trabalho é resultado de pesquisa realizada com alunos da 5a Turma de Gestão de Projetos em Construção e Montagem com coordenador Ítalo Coutinho do IETEC.

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