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A importância do Modelo de Excelência da Gestão (MEG)

Publicado em 06/04/2017

“O segredo das empresas de sucesso é nunca achar que está bom, que sempre precisa melhorar.”

Características do MEG

O Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) é um modelo de referência e aprendizado que serve para todo tipo e porte de empresa. Suas principais características são:

– Modelo Sistêmico: Possui um conceito de aprendizado e melhoria contínua, pois seu funcionamento é inspirado no ciclo do PDCL (Plan, Do, Check, Learn).

– Não é prescritivo: O MEG é considerado um modelo de referência e aprendizado, no qual não existe prescrição na sua implementação de práticas de gestão. O modelo levanta questionamentos, permitindo um exercício de reflexão sobre a gestão e a adequação de suas práticas aos conceitos de uma empresa classe mundial.

– Adaptável a todo tipo de organização: O MEG permite às organizações adequar suas práticas de gestão aos conceitos de uma empresa classe mundial, respeitando a cultura existente. O modelo tem como foco o estímulo à organização para obtenção de respostas, por meio de práticas de gestão, sempre com vistas à geração de resultados que a tornem mais competitiva. O Modelo estimula o alinhamento, a integração, o compartilhamento e o direcionamento em toda a organização, para que atue com excelência na cadeia de valor e gere resultados a todas as partes interessadas. Além disso, ao adotar o MEG, os vários elementos da organização e as partes interessadas interagem de forma harmônica nas estratégias e resultados, estabelecendo uma orientação integrada e interdependente de gerenciamento.

Benefícios ao adotar o MEG

O MEG pode ser aplicado em qualquer tipo de organização. São diversos os benefícios da adoção do modelo.

  • Promove a competitividade e a sustentabilidade.
  • Proporciona um referencial para a gestão de organizações.
  • Promove o aprendizado organizacional.
  • Possibilita a avaliação e a melhoria da gestão de forma abrangente.
  • Prepara a organização para participar do Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ).
  • Melhora a compreensão de anseios das partes interessadas.
  • Mensura os resultados do negócio de forma objetiva.
  • Desenvolve a visão sistêmica dos executivos.
  • Estimula o comprometimento e a cooperação entre as pessoas.
  • Incorpora a cultura da excelência.
  • Uniformiza a linguagem e melhora a comunicação gerencial.
  • Permite um diagnóstico objetivo e a mensuração do grau de maturidade da gestão.
  • Enfatiza a integração e o alinhamento sistêmico.

De acordo com uma pesquisa encomendada pela FNQ junto à Serasa Experian, as organizações que adotam o MEG investem e evoluem mais financeiramente (clique aqui para ver a pesquisa completa). Vale ressaltar que o MEG não é um sistema prescritivo quanto à ferramenta, à estrutura ou à forma de gerir o negócio. Ele estimula a organização a estar atenta às necessidades e às expectativas das diversas partes interessadas e utiliza essas informações para formular o planejamento estratégico e os seus desdobramentos.

Os oito Fundamentos da Excelência

1. Pensamento sistêmico: Compreensão e tratamento das relações de interdependência e seus efeitos entre os diversos componentes que formam a organização, bem como entre estes e o ambiente com o qual interagem.

2. Aprendizado organizacional e inovação: Busca e alcance de novos patamares de competência para a organização e sua força de trabalho, por meio da percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de conhecimentos, promovendo um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas ideias capazes de gerar ganhos sustentáveis para as partes interessadas.

3. Liderança transformadora: Atuação dos líderes de forma ética, inspiradora, exemplar e comprometida com a excelência, compreendendo os cenários e tendências prováveis do ambiente e dos possíveis efeitos sobre a organização e suas partes interessadas, no curto e longo prazos – mobilizando as pessoas em torno de valores, princípios e objetivos da organização; explorando as potencialidades das culturas presentes; preparando líderes e pessoas; e interagindo com as partes interessadas.

4. Compromisso com as partes interessadas: Estabelecimento de pactos com as partes interessadas e suas inter-relações com as estratégias e processos, em uma perspectiva de curto e longo prazos.

5. Adaptabilidade: Flexibilidade e capacidade de mudança em tempo hábil, frente a novas demandas das partes interessadas e alterações no contexto.

6. Desenvolvimento sustentável: Compromisso da organização em responder pelos impactos de suas decisões e atividades, na sociedade e no meio ambiente, e de contribuir para a melhoria das condições de vida, tanto atuais quanto para as gerações futuras, por meio de um comportamento ético e transparente.

7. Orientação por processos: Reconhecimento de que a organização é um conjunto de processos, que precisam ser entendidos de ponta a ponta e considerados na definição das estruturas: organizacional, de trabalho e de gestão. Os processos devem ser gerenciados visando à busca da eficiência e da eficácia nas atividades, de forma a agregar valor para a organização e as partes interessadas.

8. Geração de valor: Alcance de resultados econômicos, sociais e ambientais, bem como de resultados dos processos que os potencializam, em níveis de excelência e que atendam às necessidades e expectativas as partes interessadas.

A descrição completa destes Fundamentos pode ser encontrada na publicação Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) – Guia de Referência da Gestão para Excelência.

Desde junho de 2014, a Fundação Nacional da Qualidade disponibiliza e-books para download gratuito sobre assuntos relacionados à gestão empresarial e, principalmente, sobre o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG). O objetivo dessas publicações é ajudar aqueles que pretendem fazer um processo de capacitação na área e, também, querem conhecer o MEG.

Saiba mais no site: http://www.fnq.org.br
Vídeos sobre o MEG – https://www.youtube.com/user/fnqgestao/videos

“Antes de demitir, elimine todos os Desperdícios, Inove, melhore a Qualidade, aumente a Produtividade, Fidelize os seus Clientes, realize Parceria com os seus Fornecedores, Treine e Motive seus Colaboradores e crie uma cultura de Melhoria Contínua na vossa empresa.” Na crise ou em qualquer época, pense fora da caixa. Evite demitir antes de eliminar todos os desperdícios, reduzir custos e implementar a cultura da melhoria contínua na vossa empresa para ter um CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL.

  1. Fidelize os seus clientes;
  2. Invista em Qualidade & Produtividade;
  3. Premie os criativos e pró-ativos;
  4. Invista nas pessoas;
  5. Lidere de maneira construtiva;
  6. Estabeleça prazos;
  7. Busque atingir metas;
  8. Converse com pessoas fora da empresa;
  9. Veja nos problemas oportunidades de melhoria;
  10. Estimule a equipe a ter ideias.

Clique aqui, para acessar o arquivo original.

Sobre Edson Miranda: 27 anos de experiência no processo qualidade, obtendo certificações ISO 9001 e ISO/TS 16949. Atualmente em processo de especialização em Energia Limpa Renovável e Sustentabilidade. Como Consultor e Gerente de Qualidade de várias empresas obteve resultados importantes como aumento em 22% na produtividade, redução de 34% nas perdas/retrabalhos, entre outras melhorias nos indicadores da organização.

Sobre a TNX Brasil:
Uma empresa brasileira integradora de soluções de TI, especializada em prover soluções tecnológicas através da venda consultiva, consultoria/planejamento/execução de serviços relacionados a soluções inovadoras e de tecnologia avançada. Fornecemos softwares e soluções para gestão da excelência/conformidade empresarial, gestão do chão de fábrica/automação de coleta de dados da produção, gestão de departamentos jurídicos/escritórios de advocacia e gestão empresarial(ERP). A TNX Brasil conta hoje com unidades de negócios localizadas em Minas Gerais e Rio de Janeiro, atendendo também o Espírito Santo e uma ampla rede de parceiros com capacidade de atendimento em todo o território nacional. Representamos a Softexpert em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo há mais de 18 anos. E-mail para contato: contato@tnxbrasil.com.br | www.tnxbrasil.com.br | (31)3245-2713 | (21)3328-1363.

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