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Aprimoramento das competências do gerente de projeto para a melhor integração das áreas de conhecimentos

Publicado em 05/08/2016

Aprimoramento das competências do gerente de projeto para a melhor integração das áreas de conhecimentos para a redução das mudanças e atrasos do projeto

Um dos objetivos de um gerenciamento de projetos em uma organização é a possibilidade de melhor planejamento, organização e controle das atividades a serem desenvolvidas para chegar ou final do projeto, seu objetivo principal.

Como mercado econômico está em constante mudança, cada vez mais rápida, os gerentes de projeto e as organizações devem sempre buscar a aprimorar seus recursos, métodos e conhecimentos para sempre serem eficazes e competitivos neste ambiente tão acirrado.

Por isso o objetivo deste artigo é estudar maneiras de melhorar os processos dos projetos, buscar reduzir os seus desperdícios, evitando os atrasos, as perdas qualidade, reduzindo os custo e agregando valor para o seu produto. Com isso buscaremos conhecer o gerenciamento da integração das áreas de conhecimentos do PMBOK, conhecer todas as necessidades do projeto, com o foco nos objetivos do mesmo. Será um grande passo para a redução e obter o controle das mudanças que são solicitadas no decorrer do projeto. Iremos conhecer também certas habilidades do gerente do projeto como um boa comunicação, negociação, gerenciar conflitos, organização, familiaridade das técnicas de administração de recursos.

INTRODUÇÃO

A globalização torna os mercados cada vez mais competitivos e clientes mais exigentes com a qualidade, novidades e variedade dos produtos ou serviços que serão consumidos. A empresa que sempre sai na frente nesta disputa é aquela que se adapta ao novo cenário mais rápido e passa a oferecer produtos com maior qualidade e com preços mais competitivos. Dentre as medidas que podem ser tomadas para alcançar este objetivo, encontra-se a prática de gerenciamento de projetos.

Saber para onde se vai e planejar como chegar lá parece uma atitude óbvia para quem busca o sucesso, mas pode ser ignorada e subestimada pela administração. O resultado dessa postura podem ocorrem atrasos dos objetivos, perdas de qualidade e elevar os custos do projeto.

O que motivou a criação de uma metodologia conhecida como Gerenciamento de Projetos, foi o fato de sua utilização envolver a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas no planejamento e monitoramento das etapas de desenvolvimento de projetos, a fim de minimizar falhas, atender aos requisitos e alcançar os objetivos previamente definidos.

De acordo com “A Guide to the Project Management Body of Knowledge – PMBOK”, guia criado pelo PMI, o Gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto para atender aos seus requisitos. O gerenciamento de projetos é realizado através da aplicação e integração de todos os processos do projeto, que são agrupados em cinco grupos de processos: Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Controle, e Encerramento.

Cada vez mais, a pratica de gestão de projetos vem sendo utilizada porque facilitam o alcance de resultados e possibilitam a antecipação de possíveis falhas, o que permite a otimização dos recursos – consequentemente evitando custos desnecessários ou estouro do orçamento do projeto.

Os projetos criam valor na forma de processos de negócios melhorados, são indispensáveis no desenvolvimento de novos produtos e serviços, e tornam mais fácil para a companhia responder às mudanças relativas ao ambiente, à concorrência, e de mercado.

REVISÃO TEÓRICA

2.1 Entendendo o Gerenciamento de Projetos.

O termo Gerenciamento (ou Gestão) está descrito nos dicionários da língua portuguesa como um ato de gerenciar, administrar, gerir negocio , bens ou serviços.

Baguley (1999) interpreta o gerenciamento como uma capacidade de organizar pessoas, recursos para gerar resultados.

Resumindo este termo, são técnicas de organização, planejamento e controle que um gestor de uma organização utiliza para atingir os resultados e metas internas e externas. Buscar o melhor desempenho nas atividades da organização para ser mais competitivo que os concorrentes e atender as expectativas dos clientes.

Projetos segundo PMBOK são esforços temporários empreendidos para criar um produto, serviço ou resultados únicos. A natureza temporária dos projetos indica que eles têm um início e um termino definitivo. Cada projeto cria um produto, serviço ou resultado único.

O Gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto para atender aos seus requisitos. O gerenciamento de projetos é realizado através da aplicação e integração de todos os processos do projeto, que são agrupados em cinco grupos de processos: Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Controle, e Encerramento.

O gerenciamento de um projeto normalmente inclui.

  • Identificação dos requisitos;
  • Abordagem das diferentes necessidades, preocupações e expectativas das partes interessadas no planejamento e execução do projeto;
  • Estabelecimento, manutenção e execução de comunicação ativas, eficazes e colaborativas entre as partes interessadas;
  • Gerenciamento das partes interessadas visando o atendimento aos requisitos do projeto e a criação das suas entregas;

Equilíbrio das restrições conflitantes do projeto que incluem:

  • Escopo,
  • Qualidade,
  • Cronograma
  • Orçamento
  • Recursos, e
  • Riscos

Dadas as definições acima, percebemos que o projeto está ligado a parâmetros bem definidos de escopo, tempo e custo. Nota-se que o projeto é um evento único, não rotineiro, com início, meio e fim, que precisam de um gerenciamento qualificado para gerenciar todas os parâmetros, variáveis e etapas do projeto.

Para Vargas (2000), projeto é um empreendimento não repetitivo, caracterizado por uma sequencia lógica, com inicio, meio e fim, que destina-se a atingir um objetivo predefinido. O autor ressalta também que o projeto é conduzido por pessoas e regulado por parâmetros predefinidos de tempo, custo, recursos e qualidade.

2.2 As Principais Áreas de Conhecimento do Gerenciamento de Projetos.

O gerenciamento de projetos é composto por 10 áreas de conhecimento formalizados pelo PMI através do guia PMBoK, que são elas:

  • Gerenciamento da Integração;
  • Gerenciamento de Escopo;
  • Gerenciamento de Custos;
  • Gerenciamentos de Qualidade;
  • Gerenciamento das Aquisições;
  • Gerenciamento de Recursos Humanos;
  • Gerenciamento das Comunicações;
  • Gerenciamento de Risco;
  • Gerenciamento de Tempo; e
  • Gerenciamento das Partes Interessadas.

Cada uma das áreas acima tem as suas próprias particularidades e níveis de complexidade e técnicas. Todas elas devem estar integradas formando um único e organizado processo. Cada projeto ou empresa em questão, tem algumas áreas que terão relevância mais importante e outras menos, mas o gerente do projeto deve sempre ter o controle de todas as áreas. Por isso é muito importante os gerentes do projeto ter atenção maior no gerenciamento da integração, uma das principais por ser a responsável por acompanhar e garantir que as demais áreas funcionem em conjunto, assegurando a administração completa do projeto.

2.3 Gerenciamento da Integração

Podemos dizer que o Gerenciamento da integração é a “gerência da Gerência de Projeto”. DE acordo com a definição do POMBOK: “Gerência de Integração é o conjunto de processos e atividades necessárias para identificar, definir, combinar, unificar e coordenar os vários processos e atividades dos grupos de processos de gerenciamento”.

Ela possui características de unificação, comunicação, articulação e integração, como o próprio nome diz, com as outras áreas de conhecimento do gerenciamento do projeto se mantenha conectadas entre si e dentro das expectativas das partes interessadas, do escopo e dos requisitos do projeto. São essenciais para a execução controlada do projeto até a sua conclusão.

Nesta área do gerenciamento do projeto deve feita as escolhas sobre alocação dos recursos, concessões entre objetivos, solucionar conflitos e gerenciar as interdependências entre as áreas de conhecimento.

áreas de conhecimentos

A necessidade do gerenciamento da integração do projeto fica evidente em situações onde o processo distintos interagem entre si. Como exemplo, podemos citar uma situação de uma estimativa de custos necessária para um plano de contingência, com isso envolve a integração dos processos nas áreas de gerenciamento dos custos, tempo, riscos e qualidade. Quando alguns riscos são identificados um ou mais destas áreas de conhecimento devem ser reconsiderados. O gerenciamento da integração do projeto também inclui as atividades necessárias para gerenciar documentos para garantir a consistência com o plano de gerenciamento do projeto e entregar o produto ou serviço.

2.4 Gerenciamento da Comunicação

A comunicação certamente é uma das áreas de conhecimento mais importante para o projeto, ela representa cerca de 90% do tempo do gerente do projeto. É o ela de ligação entre as pessoas, ideias e informação. Para assegurar que as informações do projeto sejam planejadas, coletadas, criadas, distribuídas, armazenadas, recuperadas, gerenciadas, controladas, monitoradas e dispostas de maneira oportuna e apropriada o gerenciamento da comunicação do projeto é fundamental para o sucesso, pois os gerentes de projetos passam a maior parte do tempo se comunicando, negociando prazos, requisitos, dentre outras variáveis do projeto, com sua equipe e outras partes interessadas do projeto, sejam internas ou externas à organização.

A maioria dos problemas dos projetos são causados pela falha de comunicação entre as partes interessadas. Por isso o gerente do projeto deve ter uma boa habilidade de comunicação eficaz com sua equipe e com as outras partes interessadas, pois pode impactar ou influenciar a execução ou resultado do projeto.

Os principais objetivos do gerenciamento da comunicação no projeto são:

  • Conectar as diversas partes interessadas apesar de seus diferentes interesses e culturais, para atingir os objetivos do projeto;
  • Fornecer as ligações entre pessoas e informações;
  • Garantir a geração, armazenamento, recuperação, analises, descartes de informações;
  • Manter as partes interessadas ”alinhadas”.

Segue abaixo um exemplo de como uma falta da habilidade do gerente do projeto de comunicar-se com as partes interessadas do projeto, pode impactar para o fracasso do projeto.

áreas de conhecimentos

Um outro exemplo que podemos mostra com a figura abaixo é que cada parte interessada do projeto tem o seu ponto de vista, seu entendimento sobre algum assunto abordado no projeto. Por isso é fundamental o gerente do projeto sempre buscar criar um ponte entre todos para facilitar a troca de informações, com uma comunicação eficiente para o entendimento de todos.

Nessa área de conhecimento do gerenciamento da comunicação, a eficiência do projeto é extremamente importante e depende da habilidade do gerente do projeto de comunicar e alinhar todas as informações com todas as partes interessadas.

áreas de conhecimentos

2.5 Gerenciamento das Mudanças

O gerenciamento das mudanças nos projetos é tão relevante que há no PMBOK um processo exclusivo para ela. É o processo “Realizar o controle integrado de mudanças”, da área de conhecimento Integração e ocorre no grupo de processos de Monitoramento e Controle.

Baseado no PMBOK, o resultado esperado com a gestão de mudanças nos projeto é garantir a integridade e a atualização dos projetos. Em outras palavras, o objetivo do processo de controle integrado de mudanças é centralizar as mudanças por meio do estabelecimento de um padrão. As mudanças surgem, basicamente, de desvios apurados pela simples comparação dos resultados planejados com os realizados.

Infelizmente um projeto nunca termina como começou. Ou seja, quando o projeto foi iniciado, ocorrem situações que eventualmente resultam em uma mudança em alguma parte do processo do projeto. Um projeto tem entradas e saídas de processos em cada área de conhecimento do projeto, é um sistema aberto, que evolui e se adapta ao ambiente e as situações, sejam elas internas ou externas à organização. Com isso é perfeitamente esperado

que o projeto sofra mudanças e o gerente do projeto é quem deve realizar o controle integrado de todas as mudanças que forem solicitadas para o projeto. Sendo um pouco mais específico, as mudanças podem se originar de um problema, ou de uma demanda para melhoria de alguma etapa ou processo do projeto solicitada por alguma parte interessada. O PMBOK descreve três tipos distintos de mudanças, mas não limita a elas, a saber:

  • Ação corretiva: tem o objetivo de “trazer o projeto de volta aos trilhos”, isto é, realinhar o desempenho futuro do projeto ao desempenho planejado.
  • Ação preventiva: mudança com o foco no tratamento de um risco, ou seja, na redução da probabilidade ou do impacto negativo de um risco.
  • Reparo de defeito: mudança com o foco de reparar um defeito em algum produto do projeto ou substitui-lo.

O importante é que a mudança sempre deve ser registrada formalmente, mesmo que demandada verbalmente e ser informado a todas as partes interessadas. Caberá ao gerente do projeto e a equipe, após análises dos impactos em todas as outras áreas de conhecimento, visando a aprovação ou não. Sempre que uma mudança for aprovada, será incorporada no planejamento do projeto e executada, resultará em uma nova linha de base no projeto.

2.6 Papel do Gerente do Projeto

O gerente do projeto é a pessoa que lidera a equipe do projeto, responsável por alcançar os recursos para alcançar os objetivos do projeto. Seu papel é diferente de um gerente funcional ou de operação. Estes são responsáveis pela supervisão de uma organização ou de um negócio, ou são responsáveis pela eficiência das operações.

A função de um gerente de projetos é planejar, controlar e executar projetos, com uma data para começar e acabar, podem ser a longo prazo, desde que tenha um prazo para terminar. Este profissional, durante a execução de um projeto, define papéis, atribui tarefas, acompanha e gerencia conflitos e o andamento da sua equipe através de ferramentas e técnicas apuradas, administra investimentos e integra as pessoas para trabalharem juntas por um só objetivo. Também é função dele monitorar possíveis riscos e estar sempre preparado para mudar de estratégia rapidamente, se necessário. Estes profissionais devem entender e obter o acordo sobre os objetivos, âmbito, riscos, abordagem, orçamento, tempo, qualidade, definir um plano de gestão do projeto específico que será utilizado para gerir o projeto em questão.

Para a área da integração o gerente do projeto e sua equipe precisam abordar todos os processos e o ambiente do projeto para determinar o nível de implementação de cada processo no projeto. Se o projeto tiver mais de uma fase, o nível de rigor em cada fase do projeto deve ser o mais apropriado para cada uma destas.

A integração e o gerenciamento do projeto podem considerar outras atividades realizadas durante a execução de um projeto. São exemplos de algumas atividades realizadas pela equipe de gerenciamento.

  • Desenvolver, revisar, analisar e entender o escopo, requisitos do projeto e produto, critérios, premissas, restrições e como cada um será gerenciado;
  • Realizar atividades para produzir as entregas do projeto;
  • Medir e monitorar o processo do projeto e tomar as medidas necessários para atender os objetivos descritos no escopo.

A integração do gerenciamento do projeto são muitas vezes de natureza interativa. Por exemplo, o grupo de processos de planejamento fornece ao grupo de processos de execução um plano de gerenciamento do projeto documentado no início do projeto, e então o atualiza caso ocorram mudanças à medida que o projeto progride.

Por isso que é muito importante um interação e bom comunicação com todos envolvidos no projeto, sobre as informações e atualizações que surgirem no decorrer do projeto, para diminuir o numero de mudanças sem atrasar o cronograma do projeto.

2.7 Características do Gerente do Projeto

O gestor do projeto é responsável pelo sucesso do projeto. Se o projeto tem problemas que impedem o seu progresso, ou ocorrem alterações não controladas, ou os requisitos não são estabelecidas corretamente, o gestor de projeto será considerado o responsável.

Segundo Baguley (1999), o gerente de projetos é a peça chave para o sucesso dos projetos. Ele precisa ter e saber usar várias competências incluindo: habilidades de liderar um time de profissionais de diversas áreas, de comunicar-se adequadamente com todos os envolvidos, de motivar o time de projetos e saber negociar soluções efetivas para os conflitos que surgem entre as necessidades dos projetos e as de seus envolvidos.

Keeling (2002) acrescenta que o Gerente de Projetos, por ser um “facilitador” dos processos, acaba tendo a maior parte do seu tempo dedicada ao bem-estar e apoio à equipe.

Para aplicar os processos de gestão de projetos, é necessário ser bem organizado, com excelente capacidade de acompanhamento das situações, conhecer os processos, ser capaz de realizar múltiplas tarefas, ser capaz de determinar as causas raiz dos problemas, ter boa capacidade analítica, ser capaz de estimar bem e gerir uns orçamentos, tempos de execução das atividades, ter autodisciplina.

Para além das competências sobre processos, um gestor de projeto deve ter competências de gestão de pessoas. O gestor de projeto não é completamente responsável pelos recursos humanos do projeto. Essa responsabilidade é partilhada com um responsável funcional da organização. Este é um dos motivos pela qual a gestão de projetos é difícil. É muito importante que os gerentes do projetos tenha uma ótima comunicação e habilidades para gerenciar os conflitos dentro da sua equipe.

Segundo o Guia do PMBOK os gerentes de projetos são responsáveis pelo atendimento: de tarefas, necessidade de equipe, e necessidade individuais. É o elo entre a estratégia e a equipe.

O Guia do PMBOK ainda cita que o gerente de projetos realiza o trabalho através da equipe e de outras partes interessadas. Os gerentes de projetos devem possuir habilidades interpessoais e conceituais para ajudá-los a analisar e interagir de maneira correta. As importantes habilidades interpessoais, são:

  • Liderança;
  • Construção de equipes;
  • Motivação;
  • Comunicação;
  • Influência;
  • Tomada de decisões;
  • Consciência política e cultural;
  • Negociação;
  • Ganho de confiança;
  • Gerenciamento de conflitos, e;
  • Coaching

Com relação às suas habilidades, o gerente do projeto é um profissional que deve interagir bem a área técnica (conhecer bem o produto/serviço, saber expô-lo ao cliente, conhecer os riscos e os processos envolvidos em seu desenvolvimento) e, ao mesmo tempo, um profissional técnico com conhecimentos gerenciais suficientes para o bom andamento do projeto, para atingir as metas e objetivos.

Por um lado, vale ressaltar que a função de gerente de projetos, seja vista por alguns como elitista, não é verdade. É muito pelo contrário, é uma função que demanda um comprometimento e um carga de trabalho intensa, pelas inumeras variáveis e situações que se encontram no caminho do desenvolvimento do projeto. Por serem os tomadores de decisões e por estarem atrelados à integração e ao processo das atividades, a grande responsabilidade pelo sucesso do projeto recai sempre sobre o gerente do projeto. Se o projeto fracassar o primeiro a ser culpado certamente será o gerente do projeto. O gerente do projeto deve incentivar as decisões entre sua equipe, buscar essa interação com sua equipe.

2.8 Equipe do projeto

A equipe do projeto inclui o gerente do projeto e o grupo de indivíduos que atua conjuntamente na execução do trabalho do projeto para alcançar os seus objetivos. Essa equipe é composta de pessoas de grupos diferentes, com conhecimentos de um assunto específico ou habilidade para a execução do trabalho. Segundo o PMBOK cita exemplos de alguns dos papéis de uma equipe do projeto.

  • Pessoal de gerenciamento do projeto: Executam as atividades de gerenciamento do projeto, como a elaboração do cronograma, orçamento, emissão de relatórios, controle, comunicações, gerenciamento dos riscos e suporte administrativos.
  • Recursos humanos do projeto: Executam o trabalho de cria;’ao das entregas do projeto.
  • Especialistas de suporte: Executam as atividades exigidas para o desenvolvimento ou execução do plano de gerenciamento do projeto. Atividades como contratação, gerenciamento financeiro, logístico, jurídicas, segurança, engenharia, controle de qualidade.
  • Vendedores: Vendedores, fornecedores, ou contratados, são empresas externas que fornecem componentes ou serviços necessários ao projeto. Se estes vendedores arcarem com a maior parte do risco para a entrega dos resultados do projeto, eles podem ter um papel significativo na equipe do projeto.
  • Parceiros de negócios: São também empresas externas, mas têm uma relação especial. Fornecem consultorias ou desempenham um papel específicos, treinamento ou suporte.

A composição das equipes de projeto varia de acordo com fatores como localização, escopo e cultura organizacional. O relacionamento do gerente com a equipe varia com o nível de autoridade deste no projeto.

2.9 Impacto das Competências do Gerente do Projeto no Sucesso do Projeto

A competência é um conjunto de características que podem influenciar a maneira como um indivíduo age, quais são as habilidades, atitudes e conhecimento que uma pessoa deve possui, que lhe permita executar ações, tomar decisões, saber mobilizar, integrar, transferir conhecimento, agir perante uma situação para gerar algum resultado, agregar valor ao produto ou serviço.

De acordo com Sauser, Reilly, Shenhar (2009), as organizações têm investido cada vez mais recursos em projetos, pois com a criação de valor de negócio pode ser diretamente influenciada pelo sucesso dos seus projetos. É importante ressaltar que, o sucesso e falha de um projeto ocorrem por vários fatores e aspectos, sejam eles internos ou externos à organização. Dentre os fatores críticos para o sucesso, são as equipes e as características do líder da equipe de projeto. Sauser et al., 2009, destaca que não é apenas a forma de gerenciamento que influencia o sucesso de projetos, mas se ele está adequado à situação, tarefa e ambiente. Conhecer os impactos que as competências do gerente de projeto podem causa ao projeto, torna-se fundamental para obter o sucesso do projeto.

As pessoas são o centro de projetos, pois são elas que determinam o sucesso ou fracasso de um projeto, ao determinarem os objetivos, organizarem, planejarem, direcionarem, coordenarem e monitorarem as atividades dos projetos. (VERMA, 1996).

De acordo com Barboza, Carvalho & Ramos 2009, existem quatro competências e habilidades do gerente de projeto que são fatores críticos para o sucesso: gerenciamento da atenção, gerenciamento do significado, gerenciamento da confiança e gerenciamento de si mesmo. O gerente de projeto que influenciara a forma de trabalho com sua equipe e as outras partes interessadas do projeto. A compreensão das necessidades a serem atendidas pelo projeto para um escopo consistente possa ser definido. A desenvoltura e a capacidade de liderança do gerente de projetos, associadas a uma equipe comprometida e tecnicamente qualificada serão fundamentais para o bom resultados do projeto O projeto exige consenso, formação e coordenação de equipes, divisão de responsabilidades, apoio da alta direção e coordenação com todas as partes interessadas. Desta forma para um projeto ser bem sucedido são necessários dois pontos:

  • Fazer com que o resultado do projeto, tenha uma aceitação para o dono do projeto. O resultado do projeto deverá trazer valor agregado para as empresa, o seu resultado esteja alinhado com as estratégias organização.
  • O projeto deverá ser finalizado conforme o planejado, ou seja, no custo e no prazo que foi definido no escopo do projeto. O projeto tem que ser executado com regularidade e não mais rápido ou mais lento do que o planejado.

Para que o gerente de projetos gerencie de forma eficaz um projeto, é exigido que ele possua as seguintes competências: conhecimento referente ao gerenciamento de projetos, ótimo conhecimento técnico sobre o produto ou serviço do projeto que esta desenvolvendo, é fundamental que tenha habilidades interpessoais como liderança, motivação, comunicação, gerenciamento de conflitos, para ajudar e analisar situações e interagir de maneira integrada com as áreas de conhecimento e com todas as partes interessadas do projeto, sem exceção para alcança os objetivos e equilibra as restrições do projeto.

3 Conclusão

Nos últimos anos, tem sido relevante a discussão acerca das competências dos gerentes de projetos como fator de impacto no sucesso dos projetos, é muito importante conhecer como as competências técnicas e comportamentais dos gerentes de projetos podem influenciar o desempenho dos projetos.

No atual cenário econômico, um projeto não bem-sucedido é sinônimo de prejuízo para a empresa e de oportunidade de mercado para o concorrente. Para garantir a eficiência e a eficácia de seus projetos, seguir a risca os preceitos do PMBOK só não basta. Outros fatores ainda mais determinantes para o sucesso de um projeto precisam ser considerados pela gerência.

Como foi estudado neste artigo, as competências do gerente de projeto é fundamental para o direcionamento das atividades da equipe do projeto, integrar informações e as entradas e saídas de cada área de conhecimento, para obter sucesso nos projetos. Com o mercado caba vez mais competitivo os gerentes do projeto devem sempre buscar atualizar e aprimorar suas habilidades gerenciais, interpessoais e os conhecimentos técnicas do projeto que atuará.

“Aquele que não é capaz de governar a si mesmo, não será capaz de governar os outros.” MAHATMA GANDHI

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICAS

  • BAGULEY, P. Project management. Lonfres: Hodder & Stoughton, 1999.
  • Barboza, F. U. N., Carvalho, M.M., Ramos, A.W. (2009). Gerenciamento de Projetos: o impacto do uso dos indicadores de desempenho no resultado do projeto. Produto & Produção, vol. 10, n. 1, p. 38-59.
  • Fleury, M. T. & Fleury A. (2001). Construindo o conceito de competência. Rev. adm. contemp. [online], vol.5, n.spe, pp. 183-196.
  • KEELING. R. Gestão de Projetos uma abordagem global. São Paulo: Saraiva, 2002.
  • KRETLY, Paulo. Gestão de projeto: estratégia de liderança para o mercado competitivo.
  • Project Management Institute – PMI (2013). A Guide to the Project Management Body of Knowledge – PMBOK® Guide (5a Ed.). Pennsylvania: PMI.
  • Sauser, B. J., Reilly, R, R., & Shenhar, A. J. (2009). Why projects fail? How contingency theory can provide new insights – A comparative analysis of NASA`s Mrs Climate Orbiter loss. International Journal of Project Management.
  • VARGAS, R. V. Gerenciamento de projetos. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora Brasport, 2000.
  • VERGARA, Sylvia Constant, Projetos e relatórios de pesquisa em administração 5a. Edição, Atlas, São Paulo (SP), 2004.
  • Vijay K. Verma. Human Resource Skills for the Project Manager. 1996, vol. 2. Project Management Institute USA.

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Sobre o Autor:

Leandro Tavares Moura, Formado em Engenharia de Produção. Experiência no chão de fábrica; elaboração de documentos técnicos, Análise de processo produtivo de forma enxuta na metodologia Lean Manufaturing; Redução de custo de processo; Redução de Downtime de produção; Definição de Layout dos postos de trabalho; Organizaçãode processo, estudos do tempo de ciclo através de cronoanálise e análiseergonômica das atividades; Levantamento de Takt Time; Definição de quantidade de mão de obra necessária para atender a ordem de fabricação e identificar os gargalos de processo; Balanceamento de linha de produção; Implementação demelhorias e acompanhamentos dos indicadores da engenharia; Elaboração de relatórios de índice de qualidade e refugos para a gerência. Auxilio nas atividades dos técnicos da qualidade e engenharia. E-mail: leo_moura7@hotmail.com

Contexto: Trabalho de Conclusão de Curso 2016 apresentado na pós graduação Curso Gerenciamento de Projetos – Unidade Betim em ministrada pelo Prof. Gustavo Teixeira da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

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