Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

A importância de um objetivo bem definido para os projetos

Publicado em 14/09/2018

Sempre foi dito que os projetos deveriam ser norteados por seus objetivos. No princípio pelos objetivos do próprio projeto, como escopo, tempo, custo e qualidade, e mais recentemente muito se tem falado a respeito dos objetivos de negócio, aqueles que definem por que o projeto está sendo executado.

Um bom objetivo deve ser sucinto, porém abrangente, envolvendo tanto aspectos do negócio quanto o que se espera do produto ou serviço do projeto. A associação mais comumente encontrada é com o acrônimo SMART, sugerindo que a definição do objetivo deve prezar para que ele seja Simples, Mensurável, Acordado (entre as partes), Realista e delimitado no Tempo. Algumas vezes o objetivo é delimitado também pelo Custo, resultando no acrônimo SMARTC.

Até bem pouco tempo essa importante informação que faz toda a diferença para a orientação e motivação da equipe do projeto e dos principais envolvidos e interessados ficava, quando muito, perdida em meio à planos de projetos extensos, burocráticos e pouco integrados. Com a introdução de modelos visuais na gestão de projetos esse assunto ficou mais evidente. Modelos como o PM Mind Map® trazem na sua essência, e como etapa inicial obrigatória, a definição de um bom objetivo para o projeto.

O modelo PM Mind Map® é dividido em seis perspectivas e quinze elementos que sintetizam o que é mais importante para se iniciar, planejar, executar, monitorar, controlar e encerrar os projetos. A primeira perspectiva é a de negócio, que parte da proposta de valor traduzida em um objetivo, em função dos resultados de negócio esperados. A proposta de valor representa os verdadeiros motivos que levam uma organização a executar ou adquirir um projeto, resolvendo um problema ou satisfazendo uma necessidade. Uma vez que se encontre o produto certo que consiga entregar os benefícios propostos, haverá o retorno ou resultado de negócio em forma de pagamentos, redução de custos ou outras vantagens que justifiquem (na maioria das vezes financeiramente) a execução do projeto.

O fato é que nem o objetivo mais bem elaborado fará o menor efeito se não for amplamente divulgado entre todos os envolvidos no projeto. Mas também é verdade que um objetivo mal definido ou mal interpretado pode acabar com um projeto, ou resultar em algo completamente diferente daquilo que era realmente o desejo dos principais interessados. Um bom exemplo é a última Copa do Mundo. Costumo brincar que o Brasil foi exitoso e conquistou exatamente o objetivo que almejava que era acabar com o estigma da Copa de 1950. Não há dúvidas que depois daqueles 7 a 1 contra a Alemanha ninguém mais irá se lembrar daquele fiasco do passado.

Modelo visual de gestão de projetos como o PM Mind Map® além facilitar a elaboração de um objetivo bem definido, baseado tanto na perspectiva do cliente, observando a proposta de valor e os benefícios a serem entregues, quanto na perspectiva da organização realizadora, observando o retorno ou resultado de negócio, facilita ainda a comunicação do objetivo com os principais envolvidos no projeto.

 

Sobre o autor:

Paulo Mei, MBA, PMP. Consultor, instrutor e professor em gestão de projetos e portfólios, além de membro atuante do PMI de São Paulo. Graduado em Administração de Empresas com ênfase em finanças, MBA pela FAAP e mestrando em Empreendedorismo pela FEA/USP. Foi responsável nos últimos vinte anos por grandes projetos no Brasil e no exterior (projetos offshore) e pela implantação de Escritórios de Projetos para empresas de vários segmentos. É autor dos livros Gerenciamento da Integração em Projetos (Elsevier; 2013) e PM Mind Map® – A gestão descomplicada de projetos (Brasport; 2015). E-mail de contato: paulomei@paulomei.com.br.

Imprimir

Editor

  1. Rangel Pedro disse:

    Como uma boa definição de objetivos na área de projetos;deve ser sucinto, ou seja o mais claro possível envolvendo aspecto de negócios.É uma informação importantíssima para as equipes envolvidas num projeto que faz toda uma diferença e uma coisa é certa que se um objetivo não for bem elaborado todo o restante de um projeto pode não ser entendido levando enfim a um possível desastre.Um otimo artigo para quem esta iniciando ao Conhecimento de Gerenciamento de Projetos…

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs