Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

Afinal, Você é um Engenheiro de Custos?

Publicado em 28/01/2019

Há alguns anos, existia uma separação entre o Engenheiro Orçamentista e o Engenheiro de Planejamento, como se as disciplinas fossem estanques.

Porém, um conceito de Engenheiro de Custos é cada vez mais atual. Este profissional concilia a visão de Orçamento e Planejamento que, indubitavelmente, não andam separadas em projetos.

Soma-se a esta visão global de Custo e Prazo, conhecimentos de Matemática Financeira, Estratégia Empresarial, Gestão de Projetos e Pessoas.

Para grandes projetos, estes conceitos são vitais e podem definir o lucro ou prejuízo de investimentos milionários.

Porém, a Engenharia de Custos também se aplica a empreendimentos imobiliários, obras industriais e comerciais. Afinal, por apresentarem ciclos de execução mais curtos e margens de despesas indiretas menores, o apoio de um profissional com visão estratégica e técnica agrega muito valor às análises gerenciais.

É importante dizer que muitas faculdades ainda não assimilaram estes conceitos à formação de profissionais de Engenharia. Assim, cabe ao profissional com afinidade pela área ser pró-ativo, e buscar conhecimento em outras plataformas.

 

Sobre a Autora: 

Giseli Barbosa Anversa, PMP, é Engenheira Civil formada pela Universidade Estadual de Maringá, e atua há mais de dez anos em projetos de Engenharia de Custos de obras de Infraestrutura e Construção Civil. O foco de sua atuação profissional está na análise tática, estratégica e operacional de projetos, estabelecendo ferramentas de gestão de Custo e Prazo, direcionando as ações aos resultados acordados entre Clientes e Partes Interessadas. E-mail de contato: giseli.anversa@gmail.com

Imprimir

Editor

  1. Editor disse:

    👍, excelente comentário!

  2. ANTONIO RICARDO LIMA ARAUJO disse:

    A aplicação dos conceitos da Engenharia de Custos são fundamentais para o bom desempenhos dos projetos de engenharia, como bem diz o texto. Entretanto, os estudantes não tem acesso a este conhecimento nas faculdades. Mais que isso, as pequenas e médias empresas ainda não dominam, e por consequência, naonaplicam esse fundamental conhecimento em seus empreendimentos. Precisamos avancar para termos uma engenharia mais eficiente.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs