Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

Avaliação e pesquisa da manutenção na siderurgia

Publicado em 06/02/2018

O presente artigo busca analisar os processos de manutenção nas siderúrgicas, sendo estas, indústrias que atuam na produção de aço e ferro fundido. Elas são de suma importância para todos os setores não apenas industriais, pois esses metais estão presentes em quase todos os objetos da sociedade moderna. A manutenção nesse tipo de indústria não é algo simples, pois diversos fatores devem ser analisados para evitar falhas, que consequentemente iram afetar o funcionamento do maquinário, gerando assim problemas na produção. A empresa que deu a oportunidade para os autores desenvolverem o estudo, contribuindo com dados e informações, foi a Vallourec, uma das líderes na produção mundial de tubos sem costura.

Leia o artigo completo, clique aqui.

Artigos_pmkb

Sobre o Autores:

Evandro Alves Lima, Estudante de engenharia mecânica do Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH), mecânico de máquinas para o uso agrícola e construção civil, jovem aprendiz da Vale SA nos anos de 2015 e 2016 em curso ministrado pelo Senai de Belo Horizonte. evandrolima-eal@hotmail.com /  (33) 9 9125-1696

Jonatas Lessa de Moura Jorge, Atualmente graduando em Engenharia Mecânica pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH) com a formatura prevista para dezembro de 2018. jonatas_bh@hotmail.com / (31) 9 8465-4021

Máspoli Pereira de Meirelles Filho, Estudante de engenharia mecânica do Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH) com previsão de formatura para final de 2018, estudante de aprendizagem industrial em manutenção mecânica pelo SENAI Belo Horizonte CFP Américo Renê Giannetti com previsão de conclusão do curso no primeiro semestre de 2019, técnico em informática através da Escola Politécnica de Minas Gerais (Polimig II) e estagiário do Centro de Integração Empresa Escola de MG no ano de 2013.  maspoli_truck@hotmail.com / (31) 9 9990-9392

Contexto: Artigo Técnico apresentado ao curso de Engenharia Mecânica da Centro Universitário de Belo Horizonte – UniBh ao Prof.º Ms. Ítalo Coutinho.

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

Imprimir

Editor

  1. Lucas Cappucio Castanheira disse:

    Primeiramente concordo com a parte falada pelo Bruno sobre a falta de abordagem ou detalhamento das ações dos engenheiros nas diferentes plantas, como por exemplo suas rotinas, planejamentos, e medidas tomadas em diversas situações, pois sao esses tipos de experiências que jovens profissionais buscam absorver e muitas das vezes nao tem oportunidade de aprender na faculdade ou por falta de um estagio. E sobre as prioridades das grandes empresas como exemplo da citada no artigo, muitas das vezes, elas tomam como prioridade o quesito produção ao inves de seguranca ou investimento no funcionario que em longo prazo podem trazer varios beneficios.

  2. Bruno Frotscher Brandão disse:

    Concordo com o comentário do Paulo Cesar quando ele relata que o artigo resumiu com bastante eficiência os planos de manutenção, os processos utilizados, a estrutura e os campos de atuação da empresa em questão. Também considero que ficou bem explicito algumas possíveis falhas e solução que podem ocorrer na área estudada. Porem a meu ver o artigo poderia ter explorado mais a área de atuação dos engenheiros, levado em conta como é a sua rotina de atuação na usina, se ele desempenha o mesmo papel na outra planta da usina, localizada em Jeceaba, quais projetos ele participa e que estão em andamento relacionados à sua área de atuação e qual a ligação e/ou participação do engenheiro no processo de desligamento do alto-forno.

  3. andrey disse:

    O artigo tem como base uma das maiores siderurgias de minas gerais que é a Vallourec Soluções Tubulares do Brasil (VSB), e uma empresa desse porte não pode deixar uma produção inteirar parada por falta de manutenção. Tendo assim um plano eficaz de manutenção e crucial para o bom funcionamento da siderúrgica. Embora o fato dos equipamentos serem montados especificamente de acordo com o tipo de planta, faz dela uma peca única, dificultado a reposição imediata de peças. Mesmo com o custo reduzido para a fabricação de novas peças o custo do equipamento parado ainda é alto, pois a manutenção leva tempo e faz com que as maquinas parem por um determinado período de tempo. Por isso a importância das manutenções preditiva e preventiva, pois assim poderá ser feito a agendamento mais planejado das manutenções evitando assim maiores prejuízos.

  4. Diego Augusto disse:

    Concordo com os comentários do Paulo Cesar em relação ao artigo acima onde é detalho os processos administrativos de uma manutenção de alto forno e os programas de computador utilizados como meios nesta manutenção. O artigo aborda a importância do engenheiro no processo de manutenção e os efeitos que uma falha no equipamento pode causar. No que diz respeito ao alto forno fica claro a falta de meios para o reparo rápido já que ele e feito sobe medida dificultando a obtenção de peça de forma rápida e atrasando a manutenção do equipamento. Já a empresa que e base de pesquisa para o artigo teve os valores e seu comprometimento com o cliente foi retratado de uma forma positiva.

  5. Paulo Cesar disse:

    O artigo prescrito resumiu com bastante eficiência os planos de manutenção de uma empresa no ramo da siderurgia, bem como os processos e softwares utilizados, capacitando assim com eficiência o processo total produtivo. Também ficou bem explicito o papel do engenheiro na manutenção em cada setor, bem como os possíveis efeitos caso haja uma quebra de equipamento, sendo o alto-forno prescrito no artigo, o mais complexo devido o seu projeto depender do local, sendo cada um feito sob medida, tornando assim reparos de última hora e de emergência praticamente impossíveis. Apesar de não ser detalhado os planos de manutenção, mas sim de processos administrativos, o artigo se mostrou bem rico, detalhando valores da empresa e sua preocupação com a satisfação do cliente.

  6. NAIARA GONCALVES CLAUDINO disse:

    Concordo com os comentários da Luana Alves em relação ao trabalho acima, pois, o artigo foca muito nos processos e não detalha bem os planos de manutenção de cada setor da empresa. Já que sabemos que é de suma importância uma empresa ter uma boa gestão da manutenção para evitar perdas na produção, clientes insatisfeitos e fatalidades com funcionários. Tendo em vista esses fatores dentre outros, as empresas precisam ter seu plano de manutenção sempre bem detalhados, profissionais específicos e qualificados para realização das manutenções, investir em software para acompanhamento e registro de todo histórico de cada equipamento. Assim um bom investimento nesta área de manutenção a empresa evitará perdas em relação a quebra de equipamentos e perda de produção.

  7. Luana Alves Barbosa disse:

    O presente artigo fez uma revisão bibliográfica muito boa explicando os planos de manutenção existentes como: corretiva, preditiva e preventiva, pois o papel de gestão da manutenção dentro de uma empresa e de extrema importância para produção. Equipamentos bem monitorados e sem paradas inesperadas geram muito mais produtividade para empresa. Mas o artigo em si poderia ter feito uma breve introdução sobre a empresa e abordado mais os assuntos relacionados a manutenção que era o foco do artigo, pois o artigo ficou muito extenso, apresentando mais assuntos administrativos.
    No final do artigo, foram apresentados os planos de manutenção utilizados pela empresa, como também as prioridades desses planos, como segurança, meio ambiente e qualidade que sempre devem ser levados em consideração. Verifica-se também que a empresa utiliza de softwares são de grande valia para que haja organização e comunicação dentro da empresa. Também foram apresentados estudos de casos de cunho preventivo que podem ser utilizados por várias empresas siderúrgicas.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs