Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

Combinação Inseparável: Inovação e Risco

Publicado em 19/03/2020

Existe uma combinação inseparável e essencial entre inovação e risco. A maioria das ações tomadas no dia a dia das empresas envolve certo grau de incerteza. Assim, podemos dizer que é praticamente impossível inovar sem correr algum tipo risco.

Desde sempre somos ensinados de que o risco é algo a ser evitado. Mas o risco não é algo negativo por essência. Muito pelo contrário, o risco pode ser extremamente proveitoso, se assumido da maneira correta, levando em consideração a projeção dos possíveis ganhos e perdas, dentre outros fatores.

Normalmente, associamos a palavra “risco” com a perda. Idealizamos que, ao assumir um grande risco tem-se quase que sinônimo de incorrer em uma perda proporcional. Mas, a definição correta de risco é algo bem distinto, que não pende somente para o lado do prejuízo, mas também para o ganho.

Em linhas gerais, o risco pode ser compreendido como a possibilidade/ probabilidade  da obtenção de um resultado diverso ao pretendido.

Ao tratarmos de inovação em uma empresa, seja com novos projetos, uma nova metodologia de trabalho, ou em busca de agregar maior valor ao cliente, sempre teremos de considerar o risco de falha.

Mas é justamente a coragem e a consciência em avaliar o ganho de oportunidade, mitigado pela possível perda, que diferencia as empresas que perduram no mercado para aquelas que encerram suas atividades.

A empresa que se dedica primariamente à geração de valor dificilmente não colherá bons frutos, com o fortalecimento de suas atividades, valorização de seus clientes e aumento na sua participação de mercado.

O administrador deve ter amplo conhecimento das metodologias de mensuração da relação risco/retorno, sendo alguns deles já devidamente tratados em textos publicados no portal. Este conhecimento é, indubitavelmente, o ponto fundamental possa qualquer implantação de projetos dentro da empresa.

 

Leia o artigo completo, clique aqui.

 

SOBRE O AUTOR:

curva "s"

Rafael Urbano – Bacharel em Direito, pós-graduando em Finanças pelo IBMEC, CPA 20, Consultor Financeiro Associado da SalettoTec, BackOffice da Dinant investimentos, 5 anos de experiência jurídica, com atuação em escritórios particulares e na Defensoria Pública de MG.

Imprimir

Editor

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs