Publicado em 29/10/2014
A criatividade é a habilidade de se pensar e agir de forma original e imaginativa. O gerente do projeto utiliza a criatividade dos indivíduos, a criatividade coletiva da equipe do projeto, e da organização dentro da qual eles trabalham, para o benefício do projeto.
Figura 1: Forma original e imaginativa
Fonte: under30ceo.com, 2012
O gerente do projeto precisa promover processos na equipe para estimular, registrar, avaliar, e agir com base em qualquer ideia criativa da equipe e que possa ser de benefício para o projeto. As ideias criativas geralmente requerem que os seus autores convençam a equipe do projeto de que são boas, antes de serem aceitas. Os outros membros da equipe geralmente apoiam a ideia e a refinam, a fim de que ela tenha uma aceitação maior. A criatividade é uma das competências mais importantes para o sucesso do projeto. Ela ajuda o gerente do projeto a solucionar problemas e motiva a equipe a trabalhar em conjunto no desenvolvimento de uma solução viável.
Quando surgem problemas no projeto, o gerente do projeto precisa julgar se uma abordagem criativa é apropriada na busca de uma solução. Nos casos em que uma abordagem criativa é apropriada, ele precisa decidir quais métodos devem ser usados. Uma sessão de “brainstorming” talvez seja apropriada, onde os membros da equipe do projeto e outros da organização que talvez possam contribuir se reúnem para que as suas ideias sejam capturadas e avaliadas. As ideias mais promissoras são então refinadas e as melhores escolhidas. Qualquer que seja o método usado para se encontrar uma solução criativa, ele envolve considerar o problema de diferentes perspectivas, combinando-se ferramentas, conhecimento, bom senso, intuição, e experiência.
A criatividade pode ser resumida da seguinte maneira “Busque o impossível e alcance o improvável!” A criatividade precisa ser utilizada com cuidado na equipe do projeto, a fim de que o foco do projeto não seja desviado.
Ações sugeridas
Algumas ações podem ser realizadas objetivando uma criatividade maior e mais efetiva. Por exemplo, reconhecer as situações em que há um problema a ser resolvido, um desafio a ser abordado ou em que um novo conceito precisa ser desenvolvido onde uma abordagem criativa é apropriada. Outra opção seria determinar quem pode contribuir para se encontrar uma solução criativa, quer seja da equipe do projeto ou de qualquer outra parte, dentro ou fora da organização.
Também é possível reunir o grupo de pessoas escolhido, explicar o problema que requer uma solução, aplicando abordagem de criatividade para gerar ideias, bem como estimular e fazer um brainstorm de tantas ideias quanto possíveis; capturar todas elas sem debates.
Outras opções são avaliar os méritos de cada ideia e priorizá-las; discutir a viabilidade e as implicações da implementação das melhores ideias e selecionar uma delas para se seguir adiante; planejar e executar a solução escolhida.
Por fim, documentar as lições aprendidas e aplicá-las em situações semelhantes no futuro.
Tópicos relacionados
Importante salientar que a criatividade possui forte relação com outros tópicos como Técnicas de criatividade, Inteligência emocional, Pensamento holístico, Imaginação, Intuição, Novas combinações. Otimismo e Verbalização dos objetivos.
Padrões Comportamentais
A seguir são apresentados exemplos e contraexemplos de comportamentos adequados em relação à criatividade.
Comportamentos adequados |
Comportamentos que requerem aperfeiçoamento |
É criativo, recebe de bom grado os desafios, e tem uma mente aberta a novas ideias. |
Atém-se somente a soluções conhecidas e provadas e fica ansioso com relação ao desconhecido |
É otimista no sentido de que as novas ideias levarão a soluções viáveis |
Rejeita as ideias como não sendo viáveis, sem avaliá-las. |
Minimiza as diferenças, definindo um novo conceito que pode ser alcançado e respeitando ao mesmo tempo os diferentes pontos de vista. |
Não é capaz de integrar diferentes conceitos. Escolhe entre diferentes pontos de vista e cria dissidências na equipe |
Encontra soluções, aplicando novos conceitos, ferramentas, e bom senso em novas áreas. |
Não consegue aceitar o uso de novos conceitos ou Ferramentas como uma forma de se vencer problemas difíceis; não usa o bom senso. |
Estimula as pessoas a apresentarem ideias, reconhece as possibilidades, e organiza um processo saudável de se encontrar uma solução criativa. |
Sempre procura soluções provadas; fica ressentido com incertezas e não gerencia apropriadamente um processo de busca de soluções criativas. |
Desempenha um escopo ativo e um gerenciamento de alterações |
Rejeita qualquer coisa que esteja fora do escopo original |
Ouve estímulos e sentimentos, usa a intuição para a resolução de problemas e a manutenção dos relacionamentos. |
Aceita somente o que pode ser modelado; negligencia a intuição e os sentimentos. Atém-se ao raciocínio e às relações funcionais |
Ouve e usa a sua própria intuição e analisa as próprias ideias como uma fonte de criatividade |
Rejeita a intuição |
Usa abordagens não convencionais para o benefício do projeto. Toma decisões criativas para minimizar os riscos |
Sempre aceita o status quo, até mesmo se o projeto estiver em risco. Tem aversão a riscos |
Tabela 1: Exemplos e contraexemplos de comportamentos adequados em relação à criatividade
Referências Bibliográficas:
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Sobre o Colunista:
Eng. Alysson Ribeiro das Neves, Gestor, consultor, professor, palestrante. MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, Eng. Eletrônico e Telecom. pela PUC/MG. Certificados PMP, PMI-ACP, CAPM, CSPO e CSM. Experiência de 16 anos, obtida em atividades como desenvolvimento para TI e TA, gerenciamento de projetos, programas e portfólio.
E-mail de contato: alysson.r.n@hotmail.com
Contexto: este artigo e outros fazem parte do material sobre Gerenciamento de Projetos: Desenvolvendo Competências Técnicas e Comportamentais da Saletto Engenharia de Serviços.
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