Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

Como avaliar Construtibilidade de um Projeto?

Publicado em 21/09/2015

Resumo:

Para avaliar a Construtibilidade de um Projeto deve-se dar a atenção especial à integração do Projeto Executivo com a cadeia de suprimento de bens & materiais e serviços, através do planejamento integrado do projeto aperfeiçoando a identificação de operações, necessidades, influência e outros pontos relacionados à execução da construção civil, montagem eletromecânica e comissionamento que possam impactar no resultado final do projeto. Além disso, deve ser realizada a verificação de suas factibilidades dentro do prazo, escopo, segurança e qualidade, assegurando a execução e cumprimento do escopo do projeto.

Introdução

A crescente busca por novas tecnologias e o aumento da competitividade do setor da construção civil vem impulsionando a busca por modelos de gestão que visam propiciar um diferencial dentro do mercado. Nesse contexto, a procura pela melhor solução é sem sombra de dúvidas um dos maiores desafios das empresas de engenharia e de seus profissionais. Essa afirmativa traz uma série de questões intrínsecas ao contexto, tais como experiência dos profissionais envolvidos na busca da solução, formação, tempo disponível para projeto e construção,capacidade de inovação, meio ambiente, segurança, necessidades do cliente final, logística de construção, logística de fabricação, custos de uma maneira geral e outros fatores importantes. Esses e outros fatores tem como objetivo fundamental conceber algo que seja de baixo custo, em um pequeno espaço de tempo e com excelente qualidade. Aqui que entra a avaliação de construtibilidade.

Este conceito agrupa estes três fatores, custo, prazo e qualidade, pois à medida que se busca a melhor forma de se construir deve-se pensar, como equacioná-los.

Esse assunto parece simples, mas de fato não é. O que deparamos na maioria das vezes nos projetos é um desencontro de informações, onde o objetivo do projeto não é comum aos envolvidos ou se perde devido à falta de coordenação, ou mesmo a falta de uma equipe de engenharia focada na Construtibilidade. O conceito de construtibilidade nasceu nos Estados Unidos nos primeiros anos da década de 80 e o seu conceito pode ser entendido como a habilidade ou facilidade de se construir algo. Tal conceito vem sendo ampliado, significando a integração do conhecimento e experiência construtiva durante as fases de concepção, planejamento, projeto e execução de obra, visando à simplificação das operações construtivas através do pleno conhecimento da tecnologia construtiva a ser adotado no empreendimento.

O que resulta deste processo vicioso é a queima de importantes etapas, muitas vezes imperativas para o sucesso do empreendimento. Essas etapas deveriam ser bem definidas desde a fase conceitual do projeto, de forma a garantir o alicerce na busca da melhor solução.

Enfim, como avaliar a Construtibilidade de um Projeto?

Deve-se avaliar a construtibilidade como o uso ótimo do conhecimento e da experiência em construção no planejamento, projeto, contratação e trabalho no canteiro, para atingir os objetivos globais do empreendimento, além do requerimento técnico e financeiro do empreendimento.

A partir dessas definições, pode-se dizer que a construtibilidade refere-se ao emprego apropriado do conhecimento e da experiência técnica em vários níveis para racionalizar a execução dos empreendimentos, observando a inter-relação entre as etapas de projeto e execução. A construtibilidade no projeto pode ser considerada como a aplicação desse conhecimento e experiência durante o desenvolvimento dos projetos, junto às diretrizes gerais que permitam racionalizar a execução dos empreendimentos.

Necessita-se avaliar a aplicação de melhores práticas de construtibilidade em todos os momentos do projeto, seja na elaboração do mesmo até a construção.

A Construtibilidade necessita da participação daqueles que detém o conhecimento dos materiais e das dificuldades construtivas, bem como aqueles que possuem a visão sobre o objetivo do projeto, para compartilharem a elaboração destes e, a concepção do detalhamento.

Através da construtibilidade cria-se um ambiente onde os envolvidos com o projeto devem ter uma visão crítica de todas as etapas do projeto e de sua construção, no qual podem ser notadas as oportunidades de realocações de tarefas com ganho na redução do tempo de execução.

A partir da visão crítica do projeto é possível também, a identificação de alternativas construtivas que requeiram o menor custo e o menor tempo de execução de projeto e de construção.

Desta maneira, a avaliação da construtibilidade tem um alto potencial para trazer ganhos ao projeto, seja em redução de custo ou redução do tempo de implementação, até mesmo na qualidade do produto final.

Avaliar a construtibilidade é aplicar adequadamente o conhecimento e a utilização da melhor tecnologia, levando-se em conta a experiência nos vários níveis de racionalização para executar o empreendimento, ressaltando a inter-relação entre as etapas do projeto e da construção.

Todos os envolvidos na engenharia deveriam mostrar preocupação com o processo construtivo, aplicando o sistema de avaliação de construtibilidade na hora certa, garantindo que todas as fases do processo construtivo (concepção, construção e uso) sejam discutidas com elevado grau de maturidade.

A avaliação da Construtibilidade abrange diversas metodologias conhecidas por aqueles que gerenciam projetos, mas que incorporados de forma sistemática e organizada geram valor ao empreendimento.

A equipe de gestão do projeto deverá ser responsável pela adoção e realização das metodologias de forma absoluta. Estas metodologias devem ser bem entendidas por todos os envolvidos para garantir a sua efetividade para todo o projeto.

O quadro abaixo descreve os princípios de contrutibilidade que deverão ser avaliados:

O desafio atual dos gestores de projeto é garantir que esses princípios sejam praticados na sua integridade.

A aplicação do conceito da construtibilidade e seus princípios devem ser implantados nas diversas fases de projeto assumindo diferentes níveis de formalidade. Por isso, a aplicação da construtibilidade desde das fases iniciais dos empreendimentos pode resultarem uma redução de custos na ordem de 6 a 23%, em uma taxa de custo x benefício na ordem de 10:1, além disso ocorrerá também uma redução significativa no cronograma.

Benefícios que devem ser avaliados na construtibilidade do projeto:

  • Diminuição das tarefas na construção;
  • Diminuição das dificuldades durante a construção;
  • Reconhecimento das limitações e práticas locais;
  • Melhoria dos métodos construtivos e da tecnologia;
  • Importância à melhoria de coordenação entre os projetistas e construtores;
  • Adoção do mesmo ponto de vista por todos os membros da equipe;
  • Comunicação efetiva das informações técnicas;
  • Otimização da construção, com a geração de técnicas construtivas;
  • Capacitação da equipe de gestão de projeto;
  • Melhoria das relações entre os participantes no projeto;
  • Redução do tempo de concepção e revisão do projeto;
  • Redução do custo do projeto;

Conclusão

A busca pelo avanço da qualidade do produto no setor da construção civil é reflexo do pouco domínio técnico e tecnológico que as empresas do setor detêm sobre as suas atividades produtivas, bem como os projetos com pouca orientação a construtibilidade.

Entre as ações nessa direção, conclui-se que as empresas tendem a desenvolver mecanismos para elaborar os projetos e metodologia de projeto como um todo de forma integrada. A implementação dos princípios de construtibilidade auxiliam na compatibilização entre projetos, proporcionando uma melhoria na qualidade e na produtividade do produto e conseqüentemente maior lucro do investimento.

As empresas têm dificuldade para analisar e implementar a construtibilidade no ciclo de vida do projeto, sendo necessário que este conceito seja mais fundado em estudos através de melhores práticas, no aspecto de aumentar a produtividade e eficiência.

Referências:

Artigos_pmkb

Autores:

Alex Neiva Vartuli, Aluno da MBA em Gestão de Projetos e pós-graduado em Engenharia de Planejamento pelo IETEC/MG, graduado em Engenharia da Computação com ênfase em telecomunicações pela Universidade Presidente Antônio Carlos – UNIPAC e Técnico de Eletrônica pelo CEFET-MG. Atuo na área de planejamento e controle de obras/custos de diversos segmentos de engenharia e como freelancer em Engenharia de Software.
E-mail de contato: vartulialex@yahoo.com.br

Jordânia Gonçalves Dantas Cabral, Engenheira de Produção com ênfase em Meio Ambiente, graduada pela FEAMIG Faculdade de Engenharia de Minas Gerais em Belo horizonte no ano de 2009 e Pós graduada em Gestão de Projetos pelo Ietec em 2014. Experiência profissional em planejamento e controle de custos no ramo da construção civil predial e pesada. Atuação em elaboração de medições e acompanhamento de projetos no ramo da mineração e coordenadora de recursos humanos.
E-mail de contato: jordaniacabral@yahoo.com.br

Marco Otávio Silva Carneiro, Engenheiro Eletricista graduado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte – UNI-BH. Pós-graduado em Gestão de Projetos pelo IETEC. Experiência em manutenção industrial e gestão de projetos mecânico/elétrico/civil, função atual, de uma indústria química situada no município de Sete Lagoas/MG.
E-mail de contato: marcocarneiro@multitecnica.com.br

Vanessa Rios de Andrade, Formada em Administração pela UNIFENAS BH, aluna do curso de Pós Graduação em Gestão de Projetos no IETEC. Sólida experiência na área de suprimentos, gerenciamento de contratos, controle de custos, orçamento e financeiro.
E-mail de contato: vanessa.andrade@angloamerican.com

Contexto: o presente trabalho é resultado de pesquisa realizada sobre Complexidade x Construtibilidade de Projetos nos alunos da 21a Turma de MBA Gestão de Projetos com coordenador Ítalo Coutinho do IETEC.

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir

Imprimir

  1. RAFAELA disse:

    O coordenador de projetos e o profissional mais indicado para gerenciar a aplicação do conhecimentos técnicos e experiência da execução durante o projeto, tanto em nível geral como de detalhamento, sendo essencial a participação dos projetistas e dos responsáveis pela execução, para assim obter uma efetiva racionalização das soluções técnicas e um melhor desempenho.

    Construtibilidade: otimizar a utilização de conhecimento de construção e experiência em planejamento, planejamento conceitual, design, engenharia, contratos e operações em canteiros, fases operacionais os objetivos gerais do projeto.

    Construtibilidade foi definida como uma medida de facilidade com a qual pode ser considerada uma instalação.

    A aplicação de uma otimização disciplinada e sistemática de conhecimentos relacionados a construção durante o planejamento fazia parte de uma equipe de projetos.

  2. Matheus disse:

    Citando a própria construção civil abordada no artigo, mostra uma realidade não muito distante da convivente com a atualidade, pois é possível ver grandes evoluções em construções civis feitas em diversos locais, até mesmo em locais que antes não era possível se colocar uma obra civil. Ou seja a construtibilidade, vem beneficiando vários setores, impulsionando os mesmo para o crescimento, mostrando que a melhor maneira de se ter resultado positivo tanto financeiro como outros, é seguindo uma metodologia onde todo o escopo do projeto se inter-relacione um com o outro.
    No meu ponto de vista, o artigo demonstra corretamente o que vem acontecendo hoje em dia, onde empresas grandes e até mesmo pequenas, estão procurando profissionais capacitados para seguir com o projeto e capazes de avaliar e identificar soluções mais rápidas para eventuais problemas durante o processo alem de conhecimento avançado possibilitando compartilhar informações que podem reduzir custos, alem disso as construtoras e profissionais, estão trazendo para si modernizações, alem de se prepararem melhor para o inicio de um projeto, ou seja estão fazendo um planejamento de maior alto nível, onde nele consegue ver as necessidades e demais variares que devem ser vistas antes de saírem do papel.

  3. Rafael Resende disse:

    A construção civil no Brasil carece ainda de muita evolução em termos construtivos. Projetos são pouco valorizados e mal remunerados, e na hora da execução acabando tornando-se parciais ou falhos, o que diminui o interesse do construtor por seguir o projeto. São projetos sem detalhamento, falta de compabilização de projetos, métodos construtivos inadequados para determinadas situações, entre outros. A boa notícia, é que o panorama está mudando na busca por uma maior eficiência construtiva e maiores investimentos em gestão, planejamento, e técnicas, que começam a ser empregadas principalmente por grandes empresas. A Consuntibilidade é uma dessas estratégias que auxiliam muito no gerenciamento e, consequentemente, na competitividade de uma empresa que terá uma construção mais barata, mais rápida e com maior qualidade.

    Os princípios da construtibilidade deverão ser executados pela equipe de gestão projetos que deverão criar métodos construtivos mais simples, ou seja, inovar. Deverão montar equipes com competência, garantir os interesses dos stakeholders, utilizar tecnologias compatíveis com a disponibilidade e eficiência no local de trabalho e principalmente ter uma expertise no conhecimento de construção, de como fazer, entre outros princípios que deverão ser adotados. Claro que na prática são muitas variáveis a serem seguidas, muitas condições adversas e muitas dificuldades. Mas um gerente que conseguir aplicar o maior número de princípios possível, poderá ter ganhos expressivos para a competividade daquela empresa. Todo gestor deve ter mente aberta para aprender as técnicas e conseguir otimizar e construir da melhor maneira possível. Imagine, por exemplo, que todo o recebimento de mercadoria em sua obra tenha uma logística já pré-estabelecida da seguinte maneira: o caminhão chega com os pisos e azulejos e não são despejados no canteiro de obras. As cerâmicas já chegariam divididas em pacotes exatos e são descarregadas já no elevador de carga com a quantidade exata liberada por andar. Dessa forma evita-se o posterior transporte, com riscos de quebra e perdas, tempo perdido, e desorganização do canteiro de obras. Essa atitude é um exemplo de construtibilidade que um gerente deve ser capaz de enxergar.

  4. Wilson Espinha disse:

    A construtibilidade na teoria é muito bem feita, mas na prática nem tanto, principalmente no Brasil. Porque aqui as pessoas acham mais fácil gastar recursos no retrabalho do que no planejamento do projeto. Eu concordo com os autores desse texto, porque é mostrado que a construtibilidade só tras lucro para empresa tanto na parte financeira como no temporal. Porém, para termos o uso de construtibilidade com uma boa qualidade precisamos ter uma mão-de-obra de qualidade e que entenda a importância dela para o projeto.
    Resumidamente, se a empresa tiver um número alto de construtibilidade, ela é confiável para ser escolhida para desenvolvimento de projetos grandiosos e nas casas de milhões. E as empresas que tiverem um gerenciamento de construtibilidade sairá na frente das outras.

  5. Lorrania Pimenta disse:

    Construtibilidade resume-se na habilidade ou facilidade de se construir algo.
    No projeto conceitual a construtibilidade tem a função de avaliar o uso do conhecimento e da experiência do planejamento, projeto, contratação e execução da obra, afim de racionalizar tempo, custo e apanhar qualidade, produtividade e consequentemente lucro ao empreendimento. A Construtibilidade necessita da participação de mão de obra qualificada que tenha conhecimento dos materiais e das dificuldades construtivas, bem como profissionais que possuam a visão sobre o escopo do projeto afim de participar da divisão e elaboração do futuro detalhamento e planejamento do projeto. A prática dos princípios de construtibilidade auxiliam na compatibilização de projetos, proporciona uma melhoria na qualidade e na produtividade do produto final.

  6. Heloisa Viveiros disse:

    A construtibilidade quando aplicada a partir do projeto conceitual agrega análises que influenciarão todas as tomadas de decisão. Há necessidade do compartilhamento entre os stakeholders, desde os projetos mais complexos e com maior risco até os projetos com menor risco de execução. Os empreendimentos tem prazos e metas determinados e necessitam de um gerenciamento que atenda as expectativas de escopo e custo. A queima de etapas dentro de um projeto não é presente apenas na construção civil, vem ocorrendo no setor elétrico também. É frequente a emissão de lista de cabos para compra ainda na fase do projeto básico pondo em risco a eficiência do projeto. Através da construtibilidade a equipe do projeto deve estar preparada para avaliar e identificar soluções com menor custo e tempo. Uma boa contribuição é a adoção de lições aprendidas sobre construtibilidade nos empreendimentos.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

×