Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

Implantando o conceito de Engenharia Simultânea na sua empresa – Parte 4

Publicado em 04/04/2018

Então para concluir esta sequência de artigos sobre a Gestão de Projetos, mas sem a pretensão de esgotá-lo, vamos propor como sempre, uma solução simples e de custo zero ou próximo de zero, para você implantar o conceito de Engenharia Simultânea na sua micro ou pequena empresa de projetos ou construtora.

No final do Artigo 21 lançamos a pergunta: Mas como aplicar o conceito de Engenharia Simultânea no meu escritório se não tenho toda esta parafernália (rede de computadores conectadas numa intranet)?

O conceito da Engenharia Simultânea estabelece uma forte integração entre os projetistas, fornecedores, executores, enfim, com todos os envolvidos no projeto. O outro elemento deste conceito é a execução simultânea das atividades.

Nosso escritório é pequeno, nossa construtora é pequena e não temos redes de computadores integrados, nem sistemas de segurança em informática sofisticados, temos só boa vontade. Então, mãos à obra.

Primeiro, vamos estabelecer uma agenda de reuniões periódicas com os projetistas. Esta agenda deve estar em todos os contratos firmados com os projetistas e demais atores.

Como vocês podem observar, substituímos a rede de computadores por uma mesa de reuniões!

Segundo, estabelecer uma coordenação firme, conhecedora dos processos de projeto, que estabeleça consenso e dê a decisão final do próximo passo no projeto.

Terceiro, definido o próximo passo, cada projetista ou ator, trabalhará desenvolvendo suas atividades simultaneamente com os demais colegas, até a próxima reunião periódica. Veja a Figura 1.

1º – Agenda de reuniões periódicas.

2º – Coordenador define as próximas atividades com o consenso dos projetistas

3º – Trabalho individual e simultâneo de todas as atividades

4º Reunião para avaliar o desenvolvimento do projeto.

5º Estabelecimento do consenso.

6º ordem para desenvolver as novas atividades.

 

Sobre o Colunista:

Roberto Guidugli, Engenheiro Civil, Especializado em Engenharia Econômica pela Fundação Dom Cabral e mestre pela UFMG. É consultor de várias empresas privadas e estatais. Consultor associado a Luis Borges Assessoria em Gestão. Como professor, ministra cursos in company e em vários cursos de pós-graduações (lato sensu): UFMG, Cefet-MG e Fumec, entre outros. Possui artigos publicados no Brasil e no exterior.

E-mail de contato: meta@consultoresmeta.com.br

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

Imprimir

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

×