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Como ser Competitivo com Strategic Sourcing

Publicado em 08/08/2019

 

Strategic Sourcing é uma metodologia que é aplicada à área de suprimentos. O seu objetivo é analisar de forma concisa e aprofundada o Custo Total de Aquisição e Utilização (TCO – Total Cost of Ownership), sendo observado para cada categoria de produtos ou serviços, assim como o entendimento do mercado fornecedor, avaliação e entendimento das especificações técnicas e níveis de serviço. (SLA – Service Level Agreement).

Matriz para Identificar Compras Estratégicas na Organização – fonte: IBID

No mercado atual, apenas possuir diferenciação em produtos e serviços não é garantia de sucesso para as empresas. O preço de venda dos produtos e serviços é composto pelos seguintes itens genéricos:

Preço de Venda = Custos Totais + Lucro

Entretanto, com a concorrência acirrada entre empresas de setores diversos, esta equação muda o seu posicionamento de resultante, onde o preço de venda não é a resultante, porém parte da equação, conforme demonstrado abaixo:

Lucro =~ Preço de Venda – Custos Totais

Uma abordagem diferenciada, a fim de obter êxito neste mar sangrento da concorrência, é poder gerir de forma estratégica os Custos Totais dos produtos e serviços, pensando da seguinte forma:

Custos Totais =~Preço de Venda – Lucro

Desta forma, observamos que os Custos Totais passam a ser a grande incógnita a ser gerenciada.

A função de suprimentos das empresas exige que seja evoluída de um cenário anteriormente visto apenas como administrativo e operacional para uma função de estratégia de suprimentos. A metodologia Strategic Sourcing orienta algumas premissas para que se obtenha êxito no processo de desenvolvimento estratégico de suprimentos das empresas.

Para alcançar este processo de desenvolvimento estratégico, a metodologia Strategic Sourcing reforça 8 passos para este estágio, sendo eles:

  1. Definir requerimentos internos: Entender de forma objetiva o que será comprado, fornecido ou abastecido.
  2. Entender mercado fornecedor: Qual o mercado que irá fornecer?
  3. Elaborar modelo de custo total: Saber exatamente quanto e como comporta os custos do produto ou serviço.
  4. Desenvolver modelos de fornecimento: Como o item a ser fornecido será comprado?
  5. Construir análise de fornecedores: Gerenciar os fornecedores com uma cultura colaborativa.
  6. Conduzir processo de cotação: Analisar se o que se pede está sendo ofertado.
  7. Conduzir processo de negociação: Aplicação de competências para melhor eficiência no resultado.
  8. Implantar acordos de fornecimento: Definição de regras para claras para as partes de interesse.

 

 

Sobre o autor:

Elienay Marçal Fialho Fuly  –  Graduado em Engenharia de Produção, Pós-graduado em Engenharia de Produção Enxuta / Melhoria Contínua, MBA em Administração de Projetos e MBA Executivo em Gestão de Negócios. Atualmente atua como Engenheiro de Processos Sênior no ramo automotivo. É professor de cursos de pós-graduação nas áreas de Gestão de Projetos, Engenharia de Custos & Orçamentos e Matemática Financeira Aplicada. É consultor de soluções em Engenharia de Processos e Melhoria Contínua desde 2014. É palestrante em temas de Gestão de Projetos, Redução de Custo, Engenharia de Planejamento, Engenharia de Produção, Melhoria Contínua e Matemática Financeira. Possui experiências nas áreas de Gestão e Engenharia de Processos, Produção, Qualidade e Administração de Contratos. E-mail de contato: elienayfuly@gmail.com.

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