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Compreendendo conceitos fundamentais em Gerenciamento

Publicado em 27/11/2013

Muitas empresas estão adotando a estrutura de gerenciamento de projetos no seu dia-a-dia, abrangendo nos custos, prazos, aquisição, qualidade, dentre outros. O que é um projeto? O que é gerenciamento de projeto? Vamos compreender os conceitos fundamentais em gerenciamento.

Definições de Projeto

Um projeto é uma operação com restrições de custos e prazos, caracterizada por um conjunto definido de entregas (o escopo que cumpre os objetivos do projeto), com base em normas e requisitos de qualidade. (IPMA BRASIL 2012).

Um projeto é “um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo” (PMI, 2008).

Para entendermos melhor o conceito de projeto é importante detalharmos em suas principais características: ser temporário, criar produtos, serviços ou resultado exclusivo. Veja:

Temporário: indica que todo projeto tem um início, meio e fim definidos. Um projeto é considerado finalizado, somente, quando todos os seus objetivos forem obtidos ou então quando se concluiu que os mesmos não serão ou até mesmo não poderão ser atingidos. Considera-se também que um projeto se encerrou, quando a execução desse não é mais necessária.  A sua natureza temporária não significa que ele seja de curta duração, na verdade, os projetos são criados para dar origem a produtos duradouros, apesar do projeto propriamente dito ser temporário. Por exemplo, um projeto que tem como meta a criação de uma escola, um software ou uma biblioteca pode ser considerado de curto prazo quando comparado ao tempo esperado de durabilidade e de exploração do produto gerado por ele, isto quer dizer que um projeto pode ter impacto social, econômico e ambiental com duração mais longa que seu prazo de execução.

Produtos, serviços ou resultado exclusivos: em um projeto desenvolve-se um empreendimento não repetitivo, ou seja, sua proposta é criar um resultado único com entregas sempre exclusivas. Cada projeto é único e gera um produto, serviço ou resultado exclusivos, podendo ser:

  • A geração de um produto que pode ser um item final ou um item componente de outro item, como por exemplo, um software;
  • A capacidade de realizar um serviço, como funções de negócios que dão suporte à produção ou à distribuição, como por exemplo, um método que verifica a viabilidade de se empreender um negócio;
  • Um resultado, como um produto ou um documento. Por exemplo: quando um projeto de pesquisa desenvolve um conhecimento na área da saúde que pode ser usado para beneficiar a sociedade.

Sem título
Definição de projeto conforme PMBOK
Fonte: Universidade Federal Rural de Pernambuco

O projeto também se caracteriza por ser elaborado progressivamente, isto é, ele é desenvolvido por etapas e suas características distintas são mais bem detalhadas à medida que o projeto é entendido (MULCAHY, 2007).

O que é gerenciamento de projetos?

Embora aparentemente o tema gerenciamento de projetos seja relativamente recente, estudos mostram que essa prática já vem sendo utilizada há muitos século (VALLE, 2011). A humanidade vem planejando e gerenciando projetos tais como a construção de estradas e megaestruturas – como as pirâmides do Egito, a muralha da China ou o Coliseu em Roma – desde o início da civilização. Mesmo sem as ferramentas, técnicas e metodologias que temos atualmente, as pessoas utilizavam a gestão de projeto para determinar prazos, controlar custos, programar materiais e recursos e avaliar riscos (PMI-MG, 2011).

Com o passar do tempo, percebeu-se que técnicas como: controle de custos, criação de prazos, aquisição de recursos e gerenciamento de riscos, poderiam ser aplicadas a uma ampla série de projetos. Ainda que o gerenciamento de projetos seja uma prática já existente há séculos, o seu reconhecimento formal como profissão só aconteceu após a 2a Guerra Mundial (PMI-MG, 2011).

Considerações finais

Um projeto é um empreendimento temporário, único, não repetitivo e sempre exclusivas. O gerenciamento de projeto aplicada de conhecimentos, habilidades e técnicas na elaboração de atividades relacionadas para atingir um conjunto de objetivos pré-definidos, prazo, custo e qualidade.

O gerenciamento se refere à ação e ao efeito de administrar ou gerenciar um negócio. Através de um gerenciamento se levarão a cabo diversas diligências, trâmites, as quais conduzirão ao lucro de um objetivo determinado, de um negócio ou de um desejo que leva longo tempo em planos, como se diz popularmente.

Referências Bibliográficas:

  • AGUIAR, Sílvio. Integração das Ferramentas da Qualidade ao PDCA e ao Programa Seis Sigma – Volume 1. Belo Horizonte, Editora de Desenvolvimento Gerencial, 2002.
  • BULGACOV, Sergio [organizador]. Manual de gestão empresarial. São Paulo: Atlas, 1999.
  • COUTINHO, I A. Estudo da Aderência dos Processos de Gestão de Projetos em Empresas de Engenharia Consultiva de Belo Horizonte. 2009. 135 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade FUMEC.
  • CRUZ, Tadeu. Sistemas de Informações Gerenciais; Tecnologia da Informação e a Empresa do Século XXI. 2.ª Edição. São Paulo: Atlas, 2000.
  • DINSMORE, Paul Campbell “Como se tornar um profissional em gerenciamento de projetos: livro-base de Preparação para Certificação PMP© – Project Management Professional” / Supervisão: Paul Campbell Dinsmore; coordenação: Adriane Monteiro Cavaliere Barbosa. 2ed. – Rio de Janeiro: Qualitymark, 2007.
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  •  Manual Prince2 (PRojects IN Controlled Environments). Electronic On-Line Manual. Central Computer and Telecommunications Agency, 2013.
  • MOREIRA, M & BERNARDES, S. Microsoft Project 2010 – Gestão e Desenvolvimento de Projetos. São Paulo: Editora Érica, 2010.
  • MULCAHY, Rita. Preparatório para o Exame de PMP. USA: Editora RMC, 2007.
  • NCB Nacional Competence Baseline (versão 3.0,r.3.1) IPMA – Referencial Brasileiro de Competências – http://ipma.ch – http://ipmabrasil.org
  • PMBOK. Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK). 5ed., 2013 – Draft in Portuguese- PMI. Distribuído por PMI – Project Management Institute.
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  • Project Manager Competency Development (PMCD) Second Edition PMI. Project Management Institute, 2007.
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  • TRENTIM, M. H. Gerenciamento de Projetos: guia para as certificações. São Paulo: Atlas, 2011.
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  • IPMA Brasil. Nacional Competence Baseline. IPMA, versão 3.0,r.3.1, 2012
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  • Project Manager Competency Development (PMCD) Second Edition PMI. Project Management Institute, 2007.
  •  Goleman, Daniel. Inteligência Emocional
  •  http://super.abril.com.br/cultura/dilemas-morais-voce-faria-447542.shtml
  •  http://www.codigodeconduta.org/eticaemoral.php
  •  MACÊDO, I. I. M. Apostila de ética e responsabilidade profissional. FGV, 2011.
  •  http://www.excellencestudio.com.br/disciplina/o-que-e-disciplina.htm
  •  http://noticias.universia.pt/destaque/noticia/2013/03/04/1007188/os-6-segredos-ter-mais-disciplina.html

Sobre o Colunista: 

Luiz Cláudio de Faria Pimenta, especialista em Gestão de Projetos de Engenharia pelo IEC-PUC-MG, Engenheiro Eletricista com ênfase em Sistemas Eletrônicos pela PUC-MG, Proficiência em Língua Inglesa – Universidade de Michigan – USA, Técnico em Eletrônica pelo COLTEC-UFMG. Professor de Pós Graduação em Gestão de Projetos na Faculdade Pitágoras BH, Betim, e Contagem. Grande experiência na implantação, manutenção e melhoria contínua da norma ISO 9001, desde as definições preliminares, elaboração de todos os procedimentos da qualidade, manual da qualidade, comitê de gestão, comprometimento da alta direção e todos os processos e técnicas eficazes na implantação e melhoria contínua. Atuação  em consultoria, gestão, coordenação, implantação de projetos e obras de telecomunicações, bilhetagem eletrônica, e empreendimentos técnicos.

E-mail de contato: pimenta-luiz@ig.com.br.

Contexto: este artigo e outros fazem parte do material sobre Gerenciamento de Projetos: Desenvolvendo Competências Técnicas e Comportamentais da Saletto Engenharia de Serviços.

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