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Construtibilidade em Projetos de Tecnologia da Informação

Publicado em 21/11/2014

Resumo

A Construtibilidade está associada ao uso ótimo do conhecimento e experiência no planejamento, projeto e trabalho para atingir os objetivos globais do empreendimento. Esse conceito amplamente difundido na área de Construção também pode ser associado a projetos de Tecnologia da Informação (TI).

Ainda que não referenciado diretamente, algumas metodologias de gerenciamento ágil de projetos de TI, por exemplo, o Scrum, utiliza dos princípios da Construtibilidade como forma de fazer uso ótimo da experiência, visão técnica e know-how dos membros da equipe para atingir os objetivos do empreendimento.

Este trabalho visa correlacionar essas duas formas de visão para o gerenciamento de projetos, identificando semelhanças que existem entre os princípios da Construtibilidade e os artifícios usados pelo Scrum a fim de aumentar a qualidade das entregas e satisfação dos envolvidos.

engenharia

Introdução

O gerenciamento clássico de projetos tem evidenciado um alto índice de insucesso quando se trata de megaprojetos. Segundo estudos feitos pelo IPA (Independ Project Analysis) com dados de 300 megaprojetos industriais com orçamento superior a um bilhão de dólares em 2010, estes apresentaram 65% de insucesso e em alguns setores da indústria, esta taxa chegou a 75% (MERROW, 2011).

O conceito básico da Construtibilidade é a interação entre os profissionais de Engenharia e Construção desde o início do empreendimento de forma a gerar melhores propostas de projetos tanto no aspecto conceitual como no processo construtivo (JERGEAS ET AL, 2001). Os aspectos de Construtibilidade ganham maior espaço nos empreendimentos atuais principalmente com a tendência dos projetos correrem simultaneamente com a construção para redução de prazos e antecipar o início das operações dos empreendimentos.

No aspecto da Tecnologia da Informação (TI) existe uma forte tendência a utilização de metodologias ágeis que buscam seguir conceitos de eficiência em prol da redução de prazos, custos e maior integração entre os membros da equipe com os demais stakeholders. A metodologia ágil mais difundida em TI é conhecida como Scrum.

O Scrum não só reforçou o interesse em gerenciamento de projetos de software, mas também desafiou as ideias convencionais sobre essa gestão. Scrum é voltado para instituições de gerenciamento de projetos, onde é difícil planejar o futuro com mecanismos de controle de processos empíricos, como loops de feedback, onde constituem o elemento central do desenvolvimento do produto em comparação com a gestão de comando e controle tradicionais orientado. Ela representa uma abordagem radicalmente nova para o planejamento e gerenciamento de projetos de software, trazendo poder de decisão ao nível das propriedades operação e certezas. Scrum reduz defeitos e torna o processo de desenvolvimento mais eficiente, bem como reduzindo os custos de manutenção a longo prazo (WIKIPEDIA).

Nesse trabalho será apresentado mais sobre o Scrum e como ele pode ser relacionado com a construtibilidade em projetos de TI.

Planejamento Inicial

Scrum é uma metodologia ágil para gestão e planejamento de projetos de software. No Scrum, os projetos são dividos em ciclos (tipicamente mensais) chamados de Sprints. O Sprint representa um Time Box dentro do qual um conjunto de atividades deve ser executado. Metodologias ágeis de desenvolvimento de software são iterativas, ou seja, o trabalho é dividido em iterações, que são chamadas de Sprints no caso do Scrum.

Os Sprints nada mais é do que a definição dos tempos de execução para um conjunto de atividades.

As funcionalidades a serem implementadas em um projeto são mantidas em uma lista que é conhecida como Product Backlog. No início de cada Sprint, faz-se um Sprint Planning Meeting, ou seja, uma reunião de planejamento na qual o Product Owner prioriza os itens do Product Backlog e a equipe seleciona as atividades que ela será capaz de implementar durante o Sprint que se inicia. As tarefas alocadas em um Sprint são transferidas do Product Backlog para o Sprint Backlog.

Esse é um momento de definição dos elementos da equipe de projeto para que, normalmente é o comprometimento de cada membro com o Sprint que será iniciado.

A cada dia de uma Sprint, a equipe faz uma breve reunião, chamada Daily Scrum. O objetivo é disseminar conhecimento sobre o que foi feito no dia anterior, identificar impedimentos e priorizar o trabalho do dia que se inicia. Essas reuniões podem ser comparadas as Revisões de Construtibilidade recomendadas pelo Value Improvement Practices – VIP, assim como é um envolvimento ativo membros da equipe para desenvolvimento do projeto, definição de estratégias e tempos de condução de processos. Entretanto, essas reuniões são rápidas e normalmente feitas em pé.

Essa reunião discuto muitos princípios da construtibilidade, tais como envolvimento ativo dos conhecimentos da construção no desenvolvimento do projeto, utilização de programas da construtibilidade como elementos de gestão de projetos, análise de melhores opções pelos melhores processos construtivos e assim por diante.

Como podemos ver o Scrum, que naturalmente surgiu para ser uma metodologia ágil, em muito se assemelha com os princípios da construtibilidade.

Engenharia de Software

Como parte dos princípios da Construtibilidade, Engenharia e Suprimentos possui alguns conceitos que em muito se assemelha com a metodologia ágil de gerenciar projetos de tecnologia da informação.

Como explicado anteriormente, o Sprint é a definição de um tempo de execução de um conjunto de atividades. Nesse tempo, que normalmente é um mês de trabalho, é esperado que todas as atividades selecionadas do Product Backlog sejam atendidas.

Para isso é necessária expertise, know-how para fazê-las dentro do prazo. O que se comparado ao explicado no livro texto do IETEC que diz o seguinte:

  • O planejamento dos tempos de concepção e escolha dos construtores deve atender à previsão da duração dos processos construtivos.
  • A concepção da obra deve resultar num projeto que valorize a eficiência construtiva.
  • Os elementos da concepção devem seguir indicações estandardizadas.
  • A eficiência construtiva deve ser um dos objetivos das especificações do projeto.

É importante destacar ainda que outro conceito muito utilizado em projetos de tecnologia da informação, assim como em projetos gerenciados com metodologias ágeis, é o de reusabilidade.

Reusabilidade é o reaproveitamento de componentes de softwares já testados e aprovados em diferentes projetos de softwares. Isso evita o “reinventar a roda”, bem como eficiência e eficácia ao decorrer do projeto de desenvolvimento.

A partir da reusabilidade, a integração de componentes é facilitada a partir da larga comunicação do time. As práticas desenvolvidas durante um Sprint podem ser utilizadas nas próximas iterações a partir de reuniões diárias, revisão e retrospectiva (lições aprendidas).

De forma ilustrativa, a figura abaixo apresenta de forma sucinta o ciclo de iteração realizado pelo Scrum:

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Figura 1: Ciclo iterativo utilizado pelo Scrum.

Como pode-se observar, a eficiência é bastante prezada pelos projetos de tecnologia da informação, em especial os gerenciados por metodologias ágeis, sendo um importante fator de construtibilidade dos projetos desenvolvidos por essa área de conhecimento.

Execução

Por fim, será tratado a respeito do último princípio da construtibilidade, chamado de Execução. O livro texto diz o seguinte a respeito desse princípio:

  • A concepção deve promover o recurso a métodos construtivos tecnologicamente inovadores e assumidamente mais eficientes e adequados.

Nesse sentido, vamos apresentar o que está descrito no décimo princípio do manifesto ágil: “Simplicidade: a arte de maximizar a quantidade de trabalho que não precisou ser feito.” Aplicando este princípio ao processo de desenvolvimento é possível reduzir o trabalho ao mínimo e permitir o foco da equipe na solução mais simples possível para criar valor ao negócio (10º PRINCÍPIO DO MANIFESTO ÁGIL – SIMPLICIDADE, 2011).

Em resumo, faça o essencial. A importância da abordagem simples vem do fato de serem mais facilmente mudadas, adaptadas. O objetivo é satisfazer os requisitos atuais, sem a preocupação com requisitos futuros.

A visão minimalista faz com que estejamos desenvolvendo o mínimo possível, basicamente o essencial para a existência do produto, reduzindo desta forma as chances de insucesso, pois estaremos implementando o que o cliente realmente quer e precisa. Desta forma mantemos o foco em realmente criar valor para o cliente, controlando os custos pois estamos o que é realmente essencial.

Como explicado durante todo esse documento, a metodologia ágil presa pela eficiência, por si só é uma metodologia inovadora e bastante adequada para projetos de tecnologia da informação.

Conclusão

Apesar de o conceito de Construtibilidade ainda não ser aplicado diretamente à área de Tecnologia da Informação, os seus princípios estão intricadamente associados a algumas metodologias aplicadas nesta área. E uma das que mais utilizam são as metodologias ágeis, para gerenciamento ágil de projetos de TI, sendo a mais difundida delas conhecida como Scrum.

O Scrum se adequa aos conceitos de Construtibiliade principalmente no que se refere à eficiência e compromisso em atingir os objetivos do projeto de maneira mais assertiva. Um dos artifícios dessa metodologia de gerenciamento é o Daily Scrum utilizado como meio de interação entre os membros da equipe para resolução de problemas aproveitando-se da experiência, visão técnica e know-how da equipe do projeto.

Além disso, a reusabilidade, outro artifício muito utilizado em projetos de tecnologia da informação, é essencial para que se atinja um nível de construtibilidade alta dos projetos de TI. A utilização de componentes já existentes preza pela eficiência e qualidade ao entregar partes de sistemas que já foram testadas e comprovadas anteriormente.

Em suma temos que quanto mais os princípios de Construtibilidade forem aplicados à área de Tecnologia da Informação, maior será a qualidade dos softwares entregados, satisfação dos envolvidos e menor número de defeitos apresentados.

NOTA DO PORTAL PMKB: faça download de modelo de Avaliação de complexidade em Projetos de TI.

Bibliografia

  • MERROW, Edward Industrial Megaprojects – Concepts, Strategies and Practices for Success. Willey;2011. ISBN 9781118067505
  • JERGEAS, George; VAN DER PUT, John Benefits of Constructability on Construction Projects. Journal of Construction and Management. 2001
  • WIKIPEDIA. Scrum. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Scrum. Acesso em 08/11/2014.
  • Desenvolvimento Ágil. Scrum. Disponível em: http://desenvolvimentoagil.com.br/scrum/. Acesso em 08/11/2014.
  • 10º PRINCÍPIO DO MANIFESTO ÁGIL – SIMPLICIDADE. 2011. Disponível em: http://blog.myscrumhalf.com/2011/09/10%C2%BA-principio-do-manifesto-agil-%E2%80%93-simplicidade/ Acessado em 09/11/2014.
  • COUTINHO, Ítalo. Complexidade x Construtibilidade de Projetos. 2014.

Artigos_pmkb

Autores: 

Anderson Magno,

Cristiano Torres,

Luiza Dutra,

Patrícia Lobato,

Rafael Vieira,

Thiago Barbacena,

Vanessa Poyanco.

Contexto: o presente trabalho é resultado de pesquisa realizada com alunos da 20a Turma de MBA em Gestão Avançada de Projetos com professor Ítalo Coutinho do IETEC. Para saber mais sobre o MBA. Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

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