Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

Construtibilidade na Construção e Montagem de Projetos

Publicado em 20/07/2015

Resumo

O presente trabalho apresenta os conceitos gerais sobre construtibilidade em projetos de construção e montagem, abordando as diretrizes apresentadas por instituições renomadas e suas aplicações práticas.  

Introdução

O mercado de engenharia e projetos tem se voltado a cada dia para os conceitos de construtibilidade desde o início da concepção do projeto visando com isto a minimização dos impactos financeiros e contratuais, de modo a contribuir para o desenvolvimento de metodologias aplicáveis e mais confiáveis para construção.

De acordo com Rodríguez e Heineck (2015), os conceitos de construtibilidade são inerentes da gestão e aplicação dos conhecimentos técnicos e experiência da execução a nível geral e detalhado, e impactam na melhoria do desempenho global dos processos dos empreendimentos.

Fernandes (2005), ressalta a importância do planejamento e da abordagem dos conceitos de construtibilidade em projetos, principalmente os relacionados a montagens industriais, pois estes são caracterizados pela alta complexidade devido as diversas interfaces e disciplinas envolvidas. Complementado por Fernandes (2009) a construtibilidade deve ter seus conceitos aplicados desde a estimativa dos recursos e custos para montagem, assim como canteiro de obras, movimentações de cargas (horizontal e vertical, transporte, equipamentos, planos de rigging e etc), processos construtivos como soldagem, pintura, normas envolvidas, montagem (equipamentos, estruturas metálicas, tubulações, caldeirarias, elétrica, instrumentação e automação) e comissionamento.

Construtibilidade conceito e aplicações

  • Conceito de Construtibilidade

Conforme definido pelo Construction Industry Institute CII (1987) apud Griffith e Sidwell (1995) citado por Ferreira (2015), “construtibilidade é o uso ótimo do conhecimento e da experiência em construção no planejamento, projeto, contratação e trabalho no canteiro, para atingir os objetivos globais do empreendimento.” Construtibilidade é o uso ideal de conhecimento de construção e experiência em planejamento, projeto, suprimento e operações de campo para atingir os objetivos gerais do projeto. Construtibilidade é conseguido através da integração eficaz e frequente das entradas de construção para o planejamento e projeto bem como para as operações de campo.

Ainda conforme Ferreira (2015), seguem abaixo os 17 princípios de construtibilidade:

– Planejamento do empreendimento e inspeção

  1. Programa de construtibilidade deve fazer parte do plano de execução do empreendimento;
  2. Planejamento do empreendimento deve envolver conhecimentos e experiências construtivas;
  3. Estratégia Contratual deve considerar a participação dos agentes da construção;
  4. Cronograma do Empreendimento deve considerar as necessidades da construção;
  5. Principais Técnicas Construtivas devem ser consideradas na elaboração do projeto;
  6. Layout do Canteiro contribui para eficiência na construção;
  7. Participantes da Equipe da Construtibilidade devem ser identificados nas fases iniciais;
  8. Uso de Tecnologia da Informação (TI) durante o empreendimento;

– Projeto e Aquisição

  1. Cronograma do Projeto e da Aquisição devem contemplar as necessidades da construção;
  2. O projeto deve possibilitar eficiência na construção;
  3. Elementos do projeto devem ser padronizados;
  4. Elaboração das Especificações deve considerar a eficiência na construção;
  5. Projetos que considerem a modulação e pré-fabricação devem ser preparados para facilitar a fabricação, transporte e instalação;
  6. O projeto deve possibilitar acessibilidade da mão de obra, dos materiais e dos equipamentos à construção;
  7. O projeto deve considerar condições climáticas adversas para facilitar a construção;
  8. Sequência de projeto e construção deve facilitar a sua interdependência;

– Construção/Execução

  1. O Aumento da construtibilidade se dá quando novos métodos construtivos são utilizados.”
  • Construtibilidade e o ciclo do projeto

Construtibilidade

Figura 01: Construtibilidade e o ciclo do projeto

Fonte: http://www.academia.edu/5401062/CONSTRUTIBILIDADE_EM_PROJETOS_DE_ENGENHARIA

 

Conclusão

Conclui-se por meio deste trabalho que é de fundamental importância para o sucesso de qualquer projeto a aplicação dos conceitos de construtibilidade desde a fase de análise de oportunidades até a execução do empreendimento e “start up”, tendo em vista a minimização dos impactos financeiros assim como em termos de qualidade e prazos.

A construtibilidade deve ser considerada como um grau de facilidade de construção que o projeto apresentar´, mantendo a aderência ao seu escopo e objetivos e cobrindo todos os processos empregados.

 

FAÇA DOWNLOAD DA APRESENTAÇÃO DO ARTIGO:  Construtibilidade na Construção e Montagem de Projetos

Referências

  • ALMEIDA, Jorge. Tecnologia da Montgem Eletromecânica / FURG – CTI. Rio Grande, 2009.
  • FERNANDES, Paulo S. Thiago. Montagens Industriais: Planejamento, Execução e Controle. São Paulo: Artliber Editora, 2005.
  • FERREIRA, Welington J. Construtibilidade em Projetos de Engenharia. Disponível em: <http://www.academia.edu/5401062/CONSTRUTIBILIDADE_EM_PROJETOS_DE_ENGENHARIA> Acesso em 30 de março de 2015.
  • RODRÍGUEZ, Marco Antonio Arancibia; HEINECK, Luiz Fernando Mahlmann. Construtibilidade no processo de projeto de edificações. Disponível em: < http://www.eesc.usp.br/sap/projetar/files/A020.pdf >. Acesso em 30 de março de 2015.

Artigos_pmkb 

Autores:

Carlos Vinício Araújo Saraiva, Engenheiro Eletricista. E-mail: carlos.saraiva.araujo@gmail.com

Cinthia Figueira da Silva, Engenheira Civil. E-mail: cinthiafigueira@yahoo.com.br

Cristiano Jorge Dias, Coordenador de Obras. E-mail: cristiano.dias@reframax.com.br

Tairine Silva Gonçalves, Engenheira de produção. E-mail:tairinesg@gmail.com

Contexto: o presente trabalho é resultado de pesquisa realizada com alunos da 5a Turma de Gestão de Projetos em Construção e Montagem com coordenador Ítalo Coutinho do IETEC.

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir

Imprimir

Editor

  1. Fillipe disse:

    O presente artigo aborda a importância dos conceitos de construtibilidade serem aplicados desde o inicio de um projeto, ou seja, de sua elaboração até a conclusão. Aborda ainda que deve ser aplicado em projetos gerenciados por FEL, que geralmente são projetos de maior robustes e investimento financeiro, até projetos menores, com baixos investimentos.
    O maior beneficio dos conceitos de construtibilidade é a redução de custos na execução de empreendimentos. Redução esta que ainda não pode ser mensurada corretamente, mas já se estima estar na casa dos 12%.
    Falamos que a redução está na execução, mas temos que compreender que com um projeto errado, não há execução certa, então deve-se usar destes conceitos desde a fase de elaboração.
    É unanime entre os profissionais da construção civil que este é um segmento que se desperdiça muito material, tempo, mão de obra, ou seja, dinheiro! Desperdiça-se dinheiro! O melhor aproveitamento dos materiais, dos executores, dos projetos, traz uma redução no custo final da obra, o que torna o produto final mais atrativo para o público e mais rentável para o construtor.

  2. Pedro Henrique disse:

    O presente artigo aborda de forma bem especifica os conceitos sobre a construtibilidade aplicada na construção e montagem de projetos, mostrando que ela aplicada de forma bem adequada pode minimizar os impactos financeiros e contratuais, tornando o projeto mais confiável.
    Os autores do artigo estão de parabéns pois mostram de forma bem objetiva as definições de conceito e aplicação da construtibilidade, mostrando que este processo pode atingir varias áreas como planejamento, projeto, contratação e trabalho no canteiro, para chegar nos objetivos do empreendimento. E ainda abrange de forma bem clara utilizando a teoria do FEL em três estagio “FEL 1” , “FEL 2” , “FEL 3”.

    PEDRO HENRIQUE DE ANDRADE COSTA

  3. Paula Giovana disse:

    O conceito de construtibilidade vem alavancando cada vez mais dentro dos projetos, onde a sua utilizando desde o inicio do projeto visa minimizar os impactos tanto contratuais quanto financeiro, além do aumento do desempenhos das atividades dentro dos projetos. O conceito que foi introduzido pelo CII – Construction Industry Institute – em 1986 e a define como sendo o ótimo uso dos conhecimentos de construção e a experiência em planejamento, engenharia, suprimentos e operações de campo para atingir todos os objetivos de projeto. Ou seja, aplicando este conceito trás para o projeto alguns benefícios sendo eles, a melhoria nas condições de segurança do trabalho no canteiro de obras, além de reduzir o retrabalho, aumenta a produtividades, melhora a qualidade, melhoria do cronograma para a abertura de frentes de trabalho.
    Alinhado a um bom gerenciamento de projeto, integrando todas as partes envolvidas, seguindo com os métodos da construtibilidade, utilizando o planejamento de negocio, das instalações e do projeto, isso facilita o desenvolvimento de toda construção e também dos ganhos significativos tanto nas questões financeiras quanto na entrega dos objetivos. Portanto a construtibilidade pode ser empregada como a adequação do conhecimento e da experiência técnica em vários níveis, trazendo a racionalização para a execução dos empreendimentos, enfatizando a inter-relação entres as etapas de projeto e execução.

  4. Fernanda disse:

    Atualmente, com a necessidade da adequação das empresas às exigências do mercado, se tornou fundamental a utilização de critérios que melhorem o planejamento e execução da obra. Um importante critério utilizado é o da construtibilidade, que como citado por Ferreira (2015), “é o uso ótimo do conhecimento e da experiência em construção no planejamento, projeto, contratação e trabalho no canteiro, para atingir os objetivos globais do empreendimento. ” Com a aplicação deste conceito nas obras podemos perceber então que as empresas têm um grande ganho devido a minimização dos problemas financeiros, minimização dos problemas contratuais, diminuição do retrabalho e correções pós-entrega.

    Mas para se conseguir colocar em prática este critério é preciso que haja uma integração entre todas as entradas do projeto, bem como entre as saídas. É preciso que todas as áreas de projeto conversem entre si, para um melhor acompanhamento e monitoramento de todo o processo. Assim, para se conseguir maior eficiência nesta etapa, muitas empresas contratam um coordenador de projetos, que irá coordenar de perto todo o andamento.

    A construtibilidade também traz o uso de novos métodos de construção e planejamento, fazendo com que antes da execução sejam executados o FEL 1 (planejamento do negócio), FEL 2 (planejamento das instalações) e FEL 3 (planejamento do projeto).

    Assim vemos a grande importância deste método para a construção civil, que facilita a execução de todo o projeto, passando maior confiança para seus clientes e maior excelência no cumprimento de todas as etapas e entrega do mesmo.

  5. Elvis Guilherme da Silva disse:

    O conceito de construtibilidade tem como objetivo o aumento no desempenho das atividades empregadas em um projeto. Através da utilização de novas metodologias e aplicações de engenharia (projetos, construção e operação), resultando em benefícios para o projeto.
    Como por exemplo o aumento na eficiência e na produtividade das atividades, redução de perdas no processo de construção, mantenimento dos custos e escopo. Ressalta-se também a importância desse conceito na aplicação variados projetos,mas especialmente nos de montagem industrial devida a complexidade de tal empreendimento.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs