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Crescimento cervejeiro: o progresso que a gestão de projetos proporciona

Publicado em 31/10/2018

RESUMO:

Para ter a excelência em planejar, executar e gerir a fabricação da cerveja artesanal consiste no agrupamento de fases que o compõem, geralmente em ordem continuo de execução, firmados para a gestão da organização ou das organizações envoltos no processo geral. Esse desenvolvimento é uma tarefa primordial e que influi a gestão do projeto em inúmeras particularidades, tanto na sua execução da fabricação, quanto à de gerenciamento. Exporemos aqui os conceitos e sobre o trajeto do ciclo de um projeto, das diferenças para o ciclo de produtos e de como construir as fases de uma gestão. Tais processos que possibilitarão à organização alcançar seus propósitos.

PALAVRAS-CHAVE: Cerveja, Gestão, Projeto, Ciclo.

 

INTRODUÇÃO:

A história da cerveja tem seu começo num momento inexato, algum entre 4 mil ou 8 mil antes de Cristo. Naquela época, a fabricação cervejeira era mirada, pela maior parte dos povos, como algo misterioso pois a fermentação era natural, algo espontâneo.Posteriormente, a cerveja teve vários componentes e forma de preparo, não conseguindo chegar a um ideal. Após muitas melhorias, a fórmula européia foi a que predominou no mundo, tendo como base malte de cevada ou trigo, lúpulo e água, além da ação do fermento (levedura), descobertos no século 20.No Brasil a cerveja “foi descoberta” no século XVII, mas caiu em esquecimento. Depois de um longo tempo em esquecimento, a cerveja no Brasil voltou à tona em 1836, porém, nos anos de 1940 e 1980, foi seu melhor período de fabricação de cerveja, com um grande desenvolvimento na sua fabricação e um grande consumo. Com o passar dos anos,a fabricação da cerveja vem trazendo com sigo novas tecnologias e produtos e dessa forma uma nova modalidade, a cerveja artesanal.“Supostamente a mais antiga micro-cervejaria artesanal do Brasil, foi fundada em 1908 em Santa Catarina, conforme Bia Amorim, pós-graduada em Gastronomia, com especialização em Som melier de Cervejas”,mas só em 1993 que predominou a fabricação de cervejas artesanais (algumas micro-cervejarias atuam até hoje no mercado). A partir daí, a cerveja artesanal passou a impulsionar o crescimento no mercado de cerveja artesanal nos últimos anos e não parou de multiplicar no país.

Mas para um crescimento ainda maior, até podendo equiparar as grandes marcas já estabelecidas no mercado, à implantação da gestão de projeto (é a aplicação do conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto para atender aos seus requisitos.) e do ciclo de vida (é o conjunto de fases que este percorre desde seu início até o seu final.) é mais um passo importante, no qual ajudará na fabricação de cerveja diferenciada, quanto ao crescimento empresarial.Essa implantação pode ocorrer em várias atividades ou em uma única atividade. Estas atividades são chamadas de fases ou etapas do projeto. Conforme Marcelo Pinazza, Fábio Bussacarini (2017) e Roberto Gil Espinha (2015),as quatro fases / etapas do ciclo de vida de um projeto são:

  1. Iniciar o projeto;
  2. Organização e preparação;
  3. Execução do trabalho e;
  4. Encerramento do projeto.

DESENVOLVIMENTO

Muito são os apreciadores desta bebida propriamente batiza de cerveja, mas poucos detêm algum conhecimento de suas etapas e processo de fabricação. O processo de fabricação é algo relativamente simples, porém levando-se em consideração a diversidade de componentes que pode se aplicar em seu processo, o mestre cervejeiro pode obter cervejas com diversas particularidades. Tal situação demonstra a necessidade de um gerenciamento para definir os componentes que serão utilizados para que não se crie um problema na sua fabricação (grande diversidade, desperdício ou excesso das matérias prima).Aprovado a escolha desses componentes e a quantidade diversificada de cervejas que serão fabricadas,a próxima etapa é a organização e preparação para fabricação da cerveja.Nessa etapa, a equipe identifica todo o trabalho a ser feito. As tarefas, os requisitos de recursos, fundamentação do cronograma e as estimativas dos custos, juntamente com a estratégia para produzi-los.A outra situação é fazer o gerenciamento de riscos para garantir que não se tenha nenhuma “grande ameaça”, seja para reduzir a probabilidade de que o problema ocorra ou para reduzir o impacto no projeto proposto.Por ultimo, é feita a documentação do plano a prosseguir, fornecendo metas de qualidade, medidas de garantia e controle, juntamente com um plano de aceitação, listando os critérios a serem cumpridos.Neste ponto, o projeto já está planejado em detalhes e está apto para ser executado.Nesta etapa subseqüente,começa o cumprimento dos cronogramas firmados. O gerente do projeto usaráas informações documentadas para manter o controle sobre a direção do projeto, comparando os relatórios de progresso com o plano do projeto para medir o desempenho das atividades do projeto e tomar medidas corretivas conforme necessário.Logo, começa a execução e a mesma segue um processo padrão de fabricação.

Fonte: http://www.bierebeer.com.br/terceirizacao-producao-de-cerveja.html

Passado todas as etapas de execução do produto, os relatórios de status sempre devem enfatizar esse ponto final antecipado, em termos de custo, cronograma e qualidade dos resultados. Cada produto produzido pelo projeto deve ser revisado para qualidade e medido em relação aos critérios de aceitação. Uma vez que todas as entregas foram produzidas e o cliente aceitou a solução final, o projeto está pronto para encerramento. Para encerramento do projeto, a liberação dos resultados finais para o cliente, entregada documentação do projeto ao negócio, encerramento contratos de fornecedores, divulgação os recursos do projeto e comunicação do fechamento do projeto para todas as partes interessadas é o último passo a realizar. Estudos de lições aprendidas para examinar o que foi bem e o que não aconteceu é de suma importância para sucesso de novos projetos. Frente a esse cenário possível, a pergunta que se coloca é: como organizar o ciclo de vida da fabricação da cerveja a fim de facilitar seu gerenciamento? E do ciclo de vida desta cervejaria? As respostas a essas questões devem ser procuradas primeiramente no entendimento do que sejam fases e etapas ou conforme citado no PMBOK 6º Edição, “processo é um conjunto de ações (inter-relacionadas) que levam a um resultado (saídas esperadas de produtos, resultados ou serviços)”.

 

CONCLUSÃO:

Entender e cumprir as etapas da gestão de um projeto é um passo para a construção de projetos de maneira mais rápido e eficaz. O diagnóstico e o conhecimento da estrutura do ciclo de vida de um projeto concedem ao gestor determinar as etapas a serem contínuas para estabelecer comando mais eficaz sobre entregas, trabalhando verdadeiramente para atender a expectação das partes interessadas e, imediato, atingir o sucesso desse projeto. Cada etapa do ciclo de vida de um projeto se deve dominar, interpretar e aplicar, ajustado a densidade da concepção teórica à realidade do gestor, do time, da companhia, dos intervenientes, do ecossistema e do projeto.


Esse artigo faz parte de uma série que foi desenvolvida pela turma do curso de Pós-graduação de Gestão de Projetos de Engenharia do UNI-BH, com a orientação do Elienay Marçal Fialho Fuly. Veja a programação de publicação dessa série:

Artigo 00 – AUTO CAPACITAÇÃO DE TIME DE PROJETOS: BASE PARA MATURIDADE EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS (Disponível 03-10-2018) – Leia esse artigo, clique aqui.
 
Artigo 01 – O uso da tecnologia BIM como ferramenta na Gestão de Projetos; (Disponível no dia 17-10-2018) – Leia esse artigo, clique aqui
 
Artigo 02 – Crescimento cervejeiro: o progresso que a gestão de projetos proporciona; (Disponível no dia 31-10-2018)
 
Artigo 03 – A importância da otimização produtiva nas indústrias; (Estará disponível no dia 14-11-2018)
 
Artigo 04 – As consequências da má comunicação dentro do canteiro de obras na construção civil; (Estará disponível no dia 28-11-2018)
 
Artigo 05 – Metodologias Ágeis em projetos de engenharia; (Estará disponível no dia 12-12-2018)
 
Artigo 06 – Problemas e prejuízos pelas falhas de comunicação entre setores da engenharia; (Estará disponível no dia 26-12-2018)

 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

“Cervejas artesanais no Brasil: de onde veio e para onde vai”; Disponível em <https://papodehomem.com.br/cervejas-artesanais-no-brasil-de-onde-veio-e-para-onde-vai/>. Acesso em 12 de setembro de 2018.

“Definindo ciclo de vida dos projetos utilizando e diferenciando fases e etapas; Disponível em <http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/definindo-o-ciclo-de-vida-dos-projetos-utilizando-e-diferenciando-fases-e-etapas/50726/>. Acesso em 12 de setembro de 2018.

“Gestão de projetos: o que e para que serve”;Disponível em <https://artia.com/blog/gestao-de-projetos-o-que-e-para-que-serve/>. Acesso em 14 de setembro de 2018.

“Microcervejarias ganham espaços no mercado nacional”; Disponível em <http://www.sebraemercados.com.br/microcervejarias-ganham-espaco-no-mercado-nacional/>. Acesso em 17 de setembro de 2018.

 

Sobre os autores:

Elienay Figueiredo Castro – Pós-Graduando em Gestão de Projetos pelo Centro Universitário de Belo Horizonte, Engenheira Civil pelo Centro Universitário UNA. Possui experiência na área de gestão de engenharia de manutenção, conhecimento no Software SAP e Pacote Office.

Glenerson Francisco Flor –  Pós-Graduando em Gestão de Projetos pelo Centro Universitário de Belo Horizonte, Graduado em Engenharia Civil pelo Centro Universitário de Belo Horizonte. Possui 12 anos de experiência no suporte a área comercial com ampla experiência na análise e acompanhamento de indicadores de resultado, controle de orçamentos, acompanhamento e direcionamento de equipes e realização de treinamentos.

Conhecimento das boas práticas do PMBOOK, além de possuir habilidades com os Softwares SAP, AutoCad, Ms Project, SQL, VBA e Pacote Office Avançado.

Fabrício Ramos Vilela –  Pós-Graduando em Gestão de Projetos pelo Centro Universitário de Belo Horizonte, Graduado em Engenharia Mecânica pelo Centro Universitário Newton Paiva.

Conhecimento de Excel, AutoCad e Solidworks.

Sandro Lucio Santos Lessa – Pós graduando em Gestão de Projetos de Engenharia pelo Centro Universitário de Belo Horizonte – UNIBH, Graduado em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário UNA. Possuo mais de 08 anos de experiência na área de construção civil, tenho conhecimento em criação de projetos arquitetônicos, aprovação de projetos, licenças e serviços junto a PBH, supervisão de andamento de obras, de materiais, dos funcionários. Compras de materiais, apoio administrativo. Levantamentos em campo, auxílio e desenvolvimento de projetos de topografia, arquitetônico, interiores, básico, legal e executivo. Elaboração de detalhamentos, perspectivas, apoio na elaboração de relatórios e de planilhas diversas. Elaboração de memorial descritivo, auxílio na aprovação de projetos nas Prefeituras e no Patrimônio Histórico. Auxílio na elaboração de parecer técnico. Estudos e criação de desenhos no Autocad, Sketchup. Recebimento e conferencia de documentação para entrada de alvarás, consultas prévias, documentação para aprovação de projeto, atendimento ao público, fornecimento de informações gerais da Secretaria Municipal Regulação Urbana.

Vivência em Aprovação e Regularização de Projetos na Prefeitura de Belo Horizonte, além de possuir habilidades com Microsoft Excel, Microsoft Word, Microsoft PowerPoint, AutoCAD, SketchUp com Vray e inglês básico.

Elienay Marçal Fialho Fuly  (ORIENTADOR) –  Graduado em Engenharia de Produção, Pós-graduado em Engenharia de Produção Enxuta / Melhoria Contínua, MBA em Administração de Projetos e MBA Executivo em Gestão de Negócios. Atualmente atua como Engenheiro de Processos Sênior no ramo automotivo. É professor de cursos de pós-graduação nas áreas de Gestão de Projetos, Engenharia de Custos & Orçamentos e Matemática Financeira Aplicada. É consultor de soluções em Engenharia de Processos e Melhoria Contínua desde 2014. É palestrante em temas de Gestão de Projetos, Redução de Custo, Engenharia de Planejamento, Engenharia de Produção, Melhoria Contínua e Matemática Financeira. Possui experiências nas áreas de Gestão e Engenharia de Processos, Produção, Qualidade e Administração de Contratos. E-mail de contato: elienayfuly@gmail.com.

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