Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

Engenharia da Manutenção na Era da Indústria 4.0

Publicado em 28/02/2020

Resumo Indústria 4.0 ou Quarta Revolução Industrial é uma expressão que teve origem em um projeto estratégico de alta tecnologia do governo Alemão e foi usado pela primeira vez na feira de Hannover em 2013, em uma apresentação do resultado do Grupo de Trabalho na Indústria 4.0, presidido por Siegfried Dais (Robert Bosch GmbH) e Henning Kagermann (German Academy of Science and Engineering), que consistia em um conjunto de recomendações para implementação da Indústria 4.0 ao Governo Federal Alemão.

Este conceito de Indústria 4.0 engloba algumas tecnologias para automação e troca de dados e utiliza conceitos de Sistemas Ciber-Físicos, Internet das Coisas e Computação na Nuvem e a execução de projetos, operação e manutenção de fábricas inteligentes.

A primeira revolução industrial foi fomentada pela mecanização da produção, com o surgimento das máquinas a vapor, a segunda, pela invenção e utilização da eletricidade, a terceira, pela automação e esta quarta está sendo moldada pela inteligência artificial.

E neste contexto de fábricas inteligentes que a manutenção começa a ser envolvida e passará a ser parte integrante e muito importante deste sistema. A engenharia da manutenção terá um papel fundamental na concepção dos projetos e na manutenção dos sistemas. Os preceitos da quarta geração da manutenção se fazem cada vez mais necessários, pois o quebra-conserta, a preventiva por tempo ou parte da preditiva condicional não são mais suficientes para essa nova modelagem das plantas.

Assim, este artigo procura trazer para discussão alguns pontos fundamentais da Indústria 4.0 e como a manutenção precisa se adequar a essa nova realidade, quer seja pelo domínio de novas técnicas, programas, capacitação ou mesmo sistema de gestão.

 

Leia o artigo completo, clique aqui.

 

SOBRE O AUTOR:

João Carlos Mosquim – Eng. Civil (PUCC) e Terminais e Oleodutos (Universidade Petrobras), Formado pela Academia de Formação de Instrutores de erenciamento de Projetos (AFIGP-PMI-SP). Certificação Project Management Professional (PMP), Pós-Graduação MBA (FGV), especialização em Controle Total da Qualidade (Unicamp). Professor MBA (Abramam/Pragma Academy) da Universidade Brasil, nas disciplinas Gestão de Riscos e Gestão de Projetos. Ministra cursos abertos e in company nas áreas de Gestão de Riscos, Gestão de Projetos, Gestão de Paradas. Experiência profissional de 35 anos na indústria. Voluntário: Examinador no Prêmio Nacional da Qualidade, Mentor no PMI-SP, Avaliador do Sistema de Gestão Integrado na Petrobras/refino, na ABRAMAN no PNQC. Membro do Consellho Deliberativo da ABRAMAN e Secretário na ISA – International Society of Automation – Campinas Autor dos livros S. Exa., O Prazo, Gerenciamento de Paradas de Manutenção e Estórias e brincadeiras do Tio Carlinhos CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1333021034724252

Imprimir

Editor

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs