Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

ENTREVISTA: Aprendizagem Baseada em Projetos – Paulo Taveira

Publicado em 12/05/2020

Já estamos no 3º ConaGP , um Congresso que a cada ano se destaca em divulgar boas práticas de Gerenciamento para a comunidade de Projetos no Brasil todo. Esta entrevista traz o tema Aprendizagem baseada em projetos do palestrante Paulo Taveira, explorando conceitos e dicas importantes. Acompanhe:

 

0) Contextualização

Sou um professor (para os níveis técnico, graduação e pós graduação) especializado em Metodologias Ativas de Ensino, e uso, há quase quatro anos, a metodologia ABP – Aprendizagem Baseada em Projetos, combinada com o framework Scrum, para lecionar na maioria das minhas salas de aula.

Não sou um gerente de projetos, um PO ou um SM, embora, em sala de aula, às vezes atuo como tais. Não ensino Gestão de Projetos, mas uso seus princípios, metodologias e ferramentas para lecionar as minhas matérias.

1) Quais as vantagens e benefícios dessa metodologia?

Quando a metodologia ativa é usada em sala de aula, e em especial a ABP, o professor deixa de ser o centro das atenções, como expositor e reprodutor de informações e conteúdo, e passa a ser um tutor para o desenvolvimento dos alunos, que assumem o protagonismo nesse papel de querer aprender, ao invés de apenas ser ensinado (ensino passivo).

  • Vantagens de se utilizar a ABP + Scrum:
  • Aumenta a motivação e o engajamento dos alunos
  • Aumenta o nível de compreensão conceitual dos alunos
  • Desenvolve a visão sistêmica nos alunos
  • Aumenta a retenção de informações
  • Estimula o desenvolvimento de várias soft skills
  • Aumenta a perícia no uso de tecnologias
  • Oferece a oportunidade de acompanhamento mais individualizado de alunos em dificuldades
  • Melhora a gestão do tempo e do desperdício
  • Melhora a clareza dos processos
  • Melhora a quantidade e a qualidade dos feedbacks

2) É possível valorizar a capacidade da equipe para que ela possa tomar decisões mais rápidas e efetivas ao usar essa metodologia?

As equipes, neste caso, são os diversos grupos de trabalhos formados pelos alunos. Uma consequência natural da aplicação da ABP + Scrum é a valorização do desenvolvimento pessoal de cada um dos alunos, contribuindo para o resultado do grupo, especialmente nas habilidades relacionais, na visão sistêmica e na criação de repertório para tomarem decisões, sejam de planejamento do que vai ser feito (desde que atenda ao programa curricular da disciplina) ou do que precisa ser corrigido (baseado nos feedbacks e “Reviews”) para as entregas dos produtos e soluções desenvolvidas.

3) Qual a importância das lições aprendidas?

As lições aprendidas em sala de aula, segundo a ABP + Scrum, são identificadas e refletidas durante qualquer episódio isolado de feedback ou nas “Sprint Reviews” semanais. Esses aprendizados são consolidados quando os grupos utilizam os feedbacks do professor (PO) e os transformam em “Tasks” em novas sprints.

4) Com o que seu tema no CONAGP deste ano, pode contribuir para a comunidade de Gerenciamento de Projetos, a respeito da pandemia do Covid-19?

Imagino que o meu tema tenha um interesse mais direcionado para o setor da educação, e como apresenta uma possibilidade feliz e bem sucedida entre educação ativa e agilidade, o que neste caso significa trabalho presencial em grupos, enxergo que o seu maior benefício está na preparação e despertamento da comunidade escolar para a fase pós afastamento social.

Sobre o entrevistado:

Especialista em agilidade, produtividade e aprendizagem ativa, é professor há mais de 10 anos (Pitágoras, Ecotec, FISBE e PUC Minas), e também Cofundador da Escola InspiraSer, especializada em desenvolvimento humano através das Soft Skills. Email: paulo.taveira@escolainspiraser.com.br, site:  www.escolainspiraser.com.br  e Linkedin: www.linkedin.com/in/pttaveira/


GARANTA JÁ A SUA PARTICIPAÇÃO NO 3º CONAPG, CLIQUE AQUI!

Imprimir

Editor

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs