Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

ENTREVISTA: As Vantagens do BIM – Thiago Lugão

Publicado em 10/03/2019

Na entrevista de hoje o Thiago Lugão (Engenheiro de Produção formado pelo CEFET-RJ e pós graduado pelo PROMINP),  palestrante do 2º Congresso Nacional de Gerenciamento de Projetos – Conagp. O tema é As vantagens do Bim para o Gerenciamento de Projetos.

———————————————————————————————————————————————–

1) Como o BIM muda a forma de fazer gerenciamento de Projetos?

Thiago: A tecnologia BIM afeta todas as etapas do ciclo de vida do projeto e pós projeto. Além de trazer uma gama de informações novas para o projeto, proporciona uma integração maior entre a equipe de diversas disciplinas.

2) Que empresa no Brasil está usando?

Thiago: Petrobras, BNDES, Forças Armadas e as grandes construtoras e projetistas.

3) Quais dicas você daria para quem pensa implantar?

Thiago: Ao tentar obter o apoio da alta gerência para este tipo de ferramenta, elencar os aspectos intangíveis da implementação e tentar trazer a quantidade de risco que será mitigada para valores monetários, demonstrando que se trata de um investimento, e não um custo. Vale lembrar que os benefícios ultrapassam a fase do projeto, incluindo a fase de operação. Outra dica, é que muita das vezes será necessário renovar o quadro de projetistas, pois a tecnologia BIM exige uma nova forma de trabalhar. Projetistas que não gostam de interagir com outras disciplinas serão um gargalo no processo de mudança.

4) Mensagem em aberto para falar sobre sua palestra.

Thiago: A palestra irá abordar os principais benefícios que esta tecnologia trás para o todas as etapas de um projeto, além de abordar a fase de operação. O intuito é despertar em quem está assistindo um sentimento de curiosidade e inquietude por não estar utilizando esta tecnologia, fazendo com que esta palestra seja apenas um gatilho para obter mais informações sobre os softwares disponíveis que utilizam esta tecnologia.

 

 

Sobre o entrevistado: 

Thiago Lugão – Engenheiro de Produção formado pelo CEFET-RJ e pós graduado pelo PROMINP, certificado PMP, possui 13 (treze) anos de experiência na área de gestão de projetos. Durante o tempo que trabalhou no COMPERJ, trabalhou como coordenador de gestão de riscos do projeto, além da função de engenheiro de planejamento. No ano de 2013 publiquei um artigo na revista PMMundo Project Management, na edição bimestral de AGO/SET, com título “Usando PERTMASTER para Gerenciamento de Riscos”. E-mail: lugao@engenheirolugao.com.br Linkedin: http://bit.ly/2W5TdXL

 

Participe do 2º Conagp, clique aqui.

Imprimir

Editor

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs