Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

ENTREVISTA: Benefícios da Gestão Ágil e Tradicional Integradas – Marco Coghi

Publicado em 14/05/2020

Já estamos no 3º ConaGP , um Congresso que a cada ano se destaca em divulgar boas práticas de Gerenciamento para a comunidade de Projetos no Brasil todo. Esta entrevista traz o tema Benefícios da Gestão Ágil e Tradicional Integradas do palestrante Marco Coghi, explorando conceitos e dicas importantes. Acompanhe:

1) Como as metodologias ágeis podem aprimorar a gestão de projetos?     

Pacotes de trabalho onde não sabemos a lista de atividades, sequenciamento entre elas, estimativas de prazo, custo, recursos dessas atividades, temos que resolver por abordagens adaptativas. E isso sempre esteve presente em projetos desde o tempo das pirâmides do egito. Não é exclusividade do mundo V.U.C.A. atual.

O que está ocorrendo é que esses pacotes de trabalho estão e estarão cada vez mais presentes em nossos projetos, justamente pela volatilidade, incertezas, complexidades, ambiguidades do novo mundo.

Elas aprimoram sim o gerenciamento de projetos e os aprimorarão cada vez mais.

2) Qual a diferença entre a gestão ágil e a gestão tradicional?

A primeira gerencia requisitos do produto e seus critérios de validação para cada entreguinha.  A segunda gerencia o projeto. Uma complementa a outra. No mundo atual, impossível que uma sobreviva sem a outra.

3) Quais as dicas para escolher um método ideal e ágil para um projeto?

Uma única dica: crie a sua própria metodologia para abordagens adaptativas e preditivas de forma integrada. Só assim conseguirá 100% de aderência aos processos do negócio.

4) Com o que seu tema no CONAGP deste ano, pode contribuir para a comunidade de Gerenciamento de Projetos, a respeito da pandemia do Covid-19?

Meu tema, gerenciamento de projetos por abordagens adaptativas e preditivas integradas, independentemente da pandemia, mostra que gerenciar projetos sempre teve essas duas abordagens e que isso não é novidade.

Sobre o entrevistado:

Engenheiro Eletrônico, Especialista em Automação Industrial e Gerenciamento de Projetos. Mestre e Doutor em Engenharia. Professor da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo e Pesquisador Indústria 4.0 na Engenharia de Produção da Unicamp – FCA. Consultor de Planos Diretores de Automação com ênfase em indústria química, indústria de alimentos e bebidas, farmacêutica, metalurgia, usinas de açúcar, etanol e bioenergia. E-mail: prof@marcocoghi.com  Linkedin: https://www.linkedin.com/in/marcocoghi/


GARANTA JÁ A SUA PARTICIPAÇÃO NO 3º CONAPG, CLIQUE AQUI!

Imprimir

Editor

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs