Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

ENTREVISTA: Como Desenvolver o FOCO – Cleyson Dellcorso

Publicado em 11/03/2019

Na entrevista de hoje o Cleyson Dellcorso (Engenheiro, Filósofo, Sênior Coach, Professor, Escritor e Consultor),  palestrante do 2º Congresso Nacional de Gerenciamento de Projetos – Conagp. O tema é Como desenvolver o FOCO neste mundo atual.

———————————————————————————————————————————————–

01) Os gerentes de projeto precisam aprender a ter foco? Por quê?

Cleyson: FOCO é a capacidade de mirar apenas um alvo em um universo atordoante por estímulos.

Os Gerentes de Projetos são bombardeados diariamente por estímulos e desafios na execução de suas tarefas. São cobranças, prazos, retrabalhos provocados por ajustes, envolvimento com stakeholders, além de seus problemas particulares.

Nestas circunstâncias é muito fácil perder o FOCO na atividade que estão exercendo naquele momento. Normalmente, devido a todos estes estímulos, o cérebro busca repouso e, a saída mais comum é a divagação.

A responsabilidade profissional e o sentido de urgência da maioria das demandas fazem com que o GP force a concentração na sua atividade o que, no fim do dia, resulte em estresse, cansaço e irritabilidade, além de minar a resistência física e emocional do profissional, causando danos nada salutares.

Devido ao exposto, o GP necessita treinar o FOCO na sua vida, a fim de melhorar o seu desempenho profissional e reduzir os possíveis danos à sua saúde.

Todo profissional que aprende a desenvolver o FOCO, produz mais e melhor e com menos tempo perdido, sobrando algum tempo livre que poderá ser preenchido com lazer, aprimoramento técnico, etc.

 

02) Quais dicas daria para manter o foco?

Cleyson: Manter o FOCO é uma questão de treinar o cérebro e o objetivo deste workshop é dar alguns exemplos como isto pode ser feito.

Grandes empresas, principalmente as do Vale do Silício treinam seus colaboradores para que desenvolvam a Atenção Plena através de técnicas de meditação. Estas técnicas têm tradições milenares, mas desenvolveram-se práticas completamente despidas do viés religioso.

Como todas as atividades que necessitam de muito treino para serem bem desempenhadas, aprender a manter o FOCO não é uma tarefa fácil, é simples, mas exige exercícios diários de no máximo 30 minutos. Quando os resultados começam a surgir, o que acontece em mais ou menos 60 dias, o profissional consegue incorporar estes exercícios em seu dia a dia e perceberá que terá mais tempo livre para outras atividades, mesmo reservando estes 30 minutos diários em sua agenda.

No workshop, serão mostrados alguns exercícios que podem ser realizados enquanto o GP caminha pela rua ou mesmo dentro da empresa; enquanto está fazendo refeições ou mesmo em caráter emergencial durante uma reunião ou outra atividade qualquer.

 

03) Quais os desafios em manter o foco em projetos?

Cleyson: Em minha opinião não existe apenas o desafio de manter o FOCO em projetos, mas sim de se manter o FOCO de uma maneira geral e a solução é reaprender a viver no momento presente a fim de desenvolver a Atenção Plena.

Inúmeras pesquisas têm mostrado que apenas 10% de nosso tempo estamos vigilantes com o momento presente e que os outros 90%, ou estão sendo utilizados para viver no piloto automático, ou no presente e no passado. É comum, enquanto executamos uma tarefa, o nosso cérebro estar navegando entre passado e futuro, isto é, pode estar pensando em algo que já aconteceu, portanto sem nenhuma possibilidade de ação no momento presente, ou está no futuro, preocupado com algo que também está fora do domínio de nossa ação imediata.

Viver com pensamento no futuro não soluciona situações complicadas, mas sim, viver no momento presente desenvolvendo ações para que a situação difícil tenha fácil solução quando chegar o momento adequado.

O grande desafio para se manter o FOCO é ter perseverança em treinar o cérebro para viver no aqui e agora, e não divagando em épocas ou situações que não são importantes naquele momento.

 

04) Mensagem em aberto para falar sobre seu workshop

Cleyson: Neste workshop quero colocar em prática com os participantes alguns exercícios para concentração e desenvolvimento do foco.

Vou apresentar alguns exercícios utilizados por Jon Kabat-Zinn que é professor Emérito de Medicina e diretor fundador da Clínica de Redução do Stress e do Centro de Atenção Plena em Medicina, na Escola Médica da Universidade de Massachusetts. Apresentarei outros exercícios que são utilizados no Projeto SIY da Google, além de exercícios de meditação andando que podem ser utilizados enquanto o profissional se desloca de seu posto de trabalho para a área do café da empresa, técnica que não necessita mais de 20 metros de caminhada para ser executada. Todas estas técnicas são utilizadas para desenvolvimento do FOCO.

Após o workshop os participantes terão uma coleção de práticas que se executadas conforme será demonstrado, será possível desenvolver a Atenção Plena em algumas semanas de exercício.

Cleyson Dellcorso, condutor deste workshop, já utiliza estas práticas há mais de duas décadas em sua vida particular e em treinamentos corporativos ou em grupo.

Sobre o Entrevistado:

Cleyson Dellcorso – Engenheiro, Filósofo, Sênior Coach, Professor, Escritor e Consultor. Master in Leadership – Haggai Institute – Singapura, Engenharia pelo INATEL, licenciado em Filosofia pela UNICAMP, Especialista em Gestão de Pessoas pela UCLA – Los Angeles- EUA, Franquias pela Franchising University, Coaching pelo Instituto Hollos, Consultor credenciado pela MEET – Modular Enterprise Evaluation Tool, Analista DISC – Coachecom, Professor de Pós-Graduação do Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada do Grupo IBMEC. Sócio Proprietário do Instituto de Coaching Maiêutica e Maiêutica Treinamentos, parceiro como Consultor e Coach da IZF Coaching, autor de 4 livros sobre Comportamento Profissional, Coautor do livro Fator E – Duna Writers e colunista e mentor da Revista Coaching Me. Articulista em vários Portais e Intranets. Atualmente atua como Especialista em Desenvolvimento Pessoal e Profissional, não só na área de Coaching como também na de Treinamentos e Desenvolvimento. E-mail: cleyson@dellcorso.com.br Linkedin: http://bit.ly/cdellcorso

 

Participe do 2º Conagp, clique aqui.

Imprimir

Editor

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs