Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

ENTREVISTA: Estudos de Caso da Indústria – Marcelo Cardoso e André Lins

Publicado em 20/03/2019

Hoje, na entrevista, o Marcelo Cardoso (MBA, PMP) e o André Lins de Albuquerque (CEO at Pentagro) palestrante do 2º Congresso Nacional de Gerenciamento de Projetos – Conagp, falam sobre o tema Projetos 4.0 – Estudos de Caso de Projetos que estão Revolucionando a Indústria.

———————————————————————————————————————————————–

1) A gestão de projetos já é 4.0? Por quê?

Marcelo e André: Se levarmos em consideração a profissionalização e difusão das práticas de Gestão de Projetos pelo Mundo nos últimos anos bem como as novas práticas desenvolvidas no sentido de torná-la mais ágil e eficiente, podemos dizer sem grande receio que se observou nesse período na área de GP uma evolução comparável à que a Quarta Revolução Industrial tem-se observado cada vez mais a aplicação de alguns dos pilares, princípios e ferramentas da industrial 4.0 na atividade de gerenciamento de projetos como softwares que buscam auxiliar as tomadas de decisão em um ambiente cada vez mais complexo. Nos Projetos gerenciados pela Pentagro que serão objeto de nossa apresentação, a gestão aplica-se as melhores praticas recomendadas pelo PMBok ao mesmo tempo em que nas atividades gerenciadas para customização e desenvolvimento da solução, são utilizados princípios de gestão ágil (scrum).

2) Quais dicas para os gestores de projeto ficarem atentos?

Marcelo e André: Os projetos principalmente na área industrial, cada vez mais conterão em seu escopo entregáveis voltados para implementação dos pilares da 4ª Revolução Indistrial e, ao mesmo tempo, passarão a contar com recursos e ferramentas originários desses pilares ou princípios. Quando se fala em indústria 4.0, se fala necessariamente em alta tecnologia. Projetos para a Indústria 4.0 demandam diversos desafios, desde de infraestrutura até de preparação para adoção destes novos sistemas. Além disso, é necessário se adaptar a métodos de gestão ágeis, principalmente em atividades internas do provedor de tecnologia.

3) Qual país mais se destaca e se beneficia em projetos 4.0?

Marcelo e André: A referência é a Alemanha, país em que a 4ª Revolução Industrial se originou em 2011 através de um programa desenvolvido entre o Governo e as Indústrias Alemãs com uma visão de como deveriam ser as fábricas na Alemanha em 2020. No Brasil estamos no início da implementação da Indústria 4.0 com destaques para os setores Químico, Petroquímico, Automobilístico e Scrucroenergético, este último, objeto de nossa apresentação no 2º ConaGP.

4) Mensagem em aberto para falar sobre sua palestra.

Marcelo e André: O grande diferencial da nossa palestra é apresentar um caso real de uma empresa que provê tecnologia 4.0 em escala para um nicho de mercado de alta relevância para o país, como são as Usinas de Açúcar e Álcool. Explicaremos os conceitos fundamentais e tecnologias que caracterizam a Indústria 4.0, mostraremos como a 4ª Revolução Industrial está ocorrendo em nosso país na prática e quais são os desafios, práticas, lições aprendidas e perspectivas.

 

Sobre os entrevistados:

André Lins de Albuquerque – Empreendedor na área de Tecnologia da Informação Técnico e Engenheiro Mecânico, Mestre e Doutorem Engenharia Especialista nas áreas de Simulação e Controle de Processos. Email: andre@pentagro.com.br Linkedin: http://bit.ly/2FFlK1l

Marcelo Cardoso – Engenheiro Mecânico formado pela Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais em 1999, MBA Gestão Estratégica de Negócios pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais em 2001, Pós Graduação em Gerenciamento de Projetos pelo IETEC em 2006, Certificação PMP desde 2011, Gerente de Projetos com vinte anos de experiência em Projetos internacionais para fornecimento de plantas industriais em regime turn-key para portos, indústrias de mineração, siderurgia e de fundição lidando com stake holders em inúmeros países como Índia, China, África do Sul, Alemanha, Áustria, Suíça, Holanda, França, Polônia, Espanha, Estados Unidos, Argentina, Chile, etc. Fluente em inglês e alemão, bons conhecimentos em espanhol e iniciante em mandarim. Email:  mrc@task.com.br Linkedin: http://bit.ly/marcelocardoso

 

Participe do 2º Conagp, clique aqui.

 

Imprimir

Editor

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs