Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

ENTREVISTA: Gerenciamento de Riscos – Jefferson Ferreira Barbosa

Publicado em 14/03/2019

Na entrevista de hoje o Jefferson Ferreira Barbosa (Doutor em Ciência da Computação na área de Gerenciamento de Projetos de Software),  palestrante do 2º Congresso Nacional de Gerenciamento de Projetos – Conagp. O tema é Gerenciamento de Riscos + Aprendizagem de Máquina: reduzindo as incertezas no gerenciamento de projetos.

———————————————————————————————————————————————–

 

1) Por que o brasileiro enxerga risco sempre como ameaça?

Isso é natural se você pensar na definição de risco. Risco é evento incerto. Sendo evento incerto é natural causar medo ou apreensão com relação aquilo que não conhecemos ou não sabemos como acontecerá ou mesmo se acontecerá. A gestão de projetos tem isso em consciência e a grande questão de aprender as técnicas de gerenciamento de riscos não é tentar adivinhar o que vai acontecer (futurologia) … a grande questão é estar preparado para se, e quando, acontecer. Isso sim é importante.

2) O que devemos fazer para prevenir desastres?

Ter um plano de contingências é algo importantíssimo, ou seja, saber o que fazer caso um desastre ocorra e uma vez que se tem esse plano e as pessoas envolvidas preparadas para a eventual ocorrência de um desastre, em seguida deve-se monitorar os indicadores relativos a ocorrência do desastre (quais as métricas indicam que a ocorrência do evento está na iminência de acontecer) e acima de tudo ter compromisso com esse monitoramento.

3) Quais as dicas para jovens gerentes de projetos?

Aprender as técnicas e colocar em prática assim que possível, ou seja, praticar as técnicas aprendidas. Vejo alunos nos MBAs de gestão de projeto que passam um MBA inteiro (geralmente 1,5 ano) sem colocar em prática as técnicas aprendidas (desenvolvimento de uma EAP por exemplo). Veem o desenvolvimento das técnicas somente nas disciplinas e não praticam (ou talvez pratiquem novamente 1,5 ano depois no projeto final. Talvez!!). Sobre a prática das técnicas, oportunidades não faltam para praticar o gerenciamento de projetos. Tanto instituições como o PMI (Project Management Institute) como os Engenheiros Sem Fronteiras (só pra citar duas) são exemplos de instituições que anseiam por pessoas (voluntários) que queriam contribuir e participar do planejamento de projetos nessas instituições. Então a minha única dica é praticar, praticar, praticar.

4) Mensagem em aberto para falar sobre sua palestra.

Nossa palestra tem como principal objetivo mostrar o crescente uso de Inteligência Artificial no gerenciamento de projetos. Gerenciamento de Projetos + Inteligência Artificial, de forma prática, na nossa palestra, através do uso de uma ferramenta chamada Rapidminer mostraremos que é possível qualquer pessoa, mesmo sem conhecimentos em programação, fazer uso da IA para auxiliar o gerenciamento de riscos em projetos.

 

 

Sobre o entrevistado:

Jefferson Ferreira Barbosa – Doutorando em Ciência da Computação na área de Gerenciamento de Projetos de Software na UFPE (proposta de tese na área de riscos e incertezas em gerenciamento de projetos utilizando algorítmos de machine learning). Mestre em Ciência da Computação pelo Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) na área de Gestão de Riscos em Projetos. MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas. (i) Professor do MBA de BI e Big Data do Centro Universitário de João Pessoa – UNIPE; (ii) Participou da elaboração dos projetos no Escritório de Projetos Estratégicos (PMO) do Ministério Público do Estado da Paraíba; (iii) Professor Executivo do Pós-adm da MRH/FGV em João Pessoa nas disciplinas de Gerenciamento de Projetos e Criação e Viabilidade de Projetos; (iv) Professor da Especialização em Gerenciamento de Projetos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (v) Professor de Empreendedorismo e Metodologias e Linguagens de Programação no Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ; (vi) Professor do MBA em Gestão de Projetos do UNIPÊ (vii) pesquisador do GP2 – Grupo de Pesquisa em Gerenciamento de Projetos (CIn-UFPE). Ocupou entre os anos de 2008 e 2012 os cargos de Chefe do Departamento de Desenvolvimento de Sistemas e Diretor de Tecnologia da Informação no Ministério Público do Estado da Paraíba. Também é membro da SBC, PMI Internacional e Capítulo PMI de Pernambuco. E-mail: jeffersonjpa@gmail.com Linkedin: http://bit.ly/2RpTzFa

 

Participe do 2º Conagp, clique aqui.

Imprimir

Editor

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs