Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

ENTREVISTA: Gestão de Mudança – Sonia Lopes

Publicado em 19/03/2019

Na entrevista de hoje a Sonia Lopes, (PMP, PhD, MSc, CSM),  palestrante do 2º Congresso Nacional de Gerenciamento de Projetos – Conagp, fala sobre o tema Gestão de Mudança em Projetos.

———————————————————————————————————————————————–

1) O gerente de projetos conhece processos de gestão de mudança? Por quê?

Sonia: A formação do gerente de projetos, normalmente tem foco prioritariamente técnico e nas áreas de conhecimento como escopo, tempo, custo, qualidade, riscos… As habilidades interpessoais (liderança, motivação, negociação, solução de conflitos …) são trabalhadas em segundo plano. E alguns cursos nem falam em gestão de mudança.
A gestão de mudança, conforme vemos hoje, é uma área nova e muitos gerentes de projetos ainda confundem com gerenciar as mudanças de escopo que ocorrem dentro do projeto, mas são coisas completamente diferentes. Esses gerentes não conhecem os processos de gestão de mudança e nem como devem ser usados.

2) O que a mudança tem de comum seja em qualquer área?

Sonia: Pessoas.
Uma nova tecnologia que é lançada, um novo processo, uma nova cultura organizacional, seja qual for a mudança as pessoas são impactadas e precisam se adaptar, porém todo ser humano tem resistência ao novo e no processo de resistir e temer a transformação pode chegar a sofrer fisicamente. Além disso, as resistências podem levar a implantação de um projeto ao fracasso.

3) Quais dicas poderiam ser ditas a jovens gerentes sobre mudança?

Sonia: Importe-se com as pessoas.
Não faça 2 projetos separados, um de GM e outro técnico, eles precisam estar integrados.
Se o projeto técnico está pronto e só falta implantar, você já está atrasado com os processos de GM.
Priorize o cuidado com os resistentes à mudança.

4) Mensagem em aberto para falar sobre sua palestra.

Sonia: Em um mundo que falamos de tecnologia 4.0 e de mudanças constantes, saber que os processos de GM existem e em que ponto o profissional específico deve entrar é fundamental, quase uma questão de sobrevivência.

Sobre a entrevistada:

Sonia Lopes – Fundadora da TIP Projetos que atua nos aspectos técnicos e humanos do gerenciamento de projetos e gestão de mudança.  Autora dos Métodos – “Modelo TIP de Gerenciamento de Projetos” e “Modelo TIP de Negociação”, com técnicas agile e design thinking, ambos registrados na Fundação Biblioteca Nacional. Publicou os livros: “Negociação” (2009 – Série Cademp – editora FGV) e “Métodos Ágeis para arquitetos e profissionais criativos” (2015 – Brasport). Especialista em Gerenciamento de Projetos pela FGV, Arquiteta pela UFRJ, Mestre em Preservação do Patrimônio Histórico pela UFRJ e Doutora em Administração pela UNR. Possui as seguintes certificações: PMP _ Project Management Institute (PMI); CSM _ SCRUM ALLIANCE e LKU _ LEAN KANBAN. Email:  sonia.lopes@byconn.com.br Linkedin: http://bit.ly/2HrudHa

 

Participe do 2º Conagp, clique aqui.

Imprimir

Editor

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs