Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

ENTREVISTA: Navisworks, 4D e Indústria 4.0- Wladmir Araújo

Publicado em 16/03/2019

Na entrevista de hoje o Wladmir Araújo (Engenheiro Civil e Project Manager),  palestrante do 2º Congresso Nacional de Gerenciamento de Projetos – Conagp, fala sobre o tema Navisworks, 4D e como a indústria 4.0 mudará a sociedade e o consumo.

———————————————————————————————————————————————–

1) O que é o planejamento 4D?

Wladmir: Muitas empresas de engenharia já trabalham com seus desenhos em 3D, as primeiras três dimensões tratam da geometria. A quarta dimensão é o tempo. Inserindo isto junto com o 3D, temos a possibilidade de simular a construção e montagem. Para isto precisamos tanto do desenho, que vai fornecer a geometria 3D, quanto do cronograma, que vai fornecer o tempo e o sequenciamento.

2) Quais softwares são importantes para o Gestor de Projetos conhecer?

Wladmir: Hoje é pré-requisito qualquer profissional envolvido com projetos conhecer as principais ferramentas, metodologias padrões e melhores práticas. Posso destacar o Primavera P6 e o MS Project para gestão de projetos e cronogramas. Mas se o profissional quer mesmo se diferenciar, é preciso ir além, e conhecer também as ferramentas de simulações, como o Navisworks. Se entender de BIM, e softwares como Revit, SmartPlant3D ou PDMS, então, falamos de um profissional completo.

3) Quais os benefícios da Indústria 4.0 para os Gestores de Projetos ?

Wladmir: Com as novas tecnologias IoT, sensores principalmente, realidade aumentada, drones, é possível que o acompanhamento do projeto e possíveis intervenções sejam realizadas em tempo real, com muito mais refinamento e interação. A integração destas tecnologias permite que engenheiros, encarregados e profissionais de construção e montagem, possam visualizar (e simular) em tempo real a metodologia e o sequenciamento da construção e montagem, além de realizar e comparar medições de desempenho.

4) Mensagem em aberto para falar sobre sua palestra.

Wladmir: A utilização de ferramentas 4D no universo da gestão de projetos não é exatamente uma novidade, já existe há alguns anos. Entretanto, com a diminuição dos custos de aquisição das soluções, a popularização da IoT, sensores, realidade aumentada e qualificação profissional, o mercado está vendo as possibilidades e vantagens de inserir o 4D nos projetos de engenharia, principalmente com a possibilidade de compatibilização e interação em tempo real, no campo entre projetistas, executores e planejamento. Algumas empresas estão indo além, e já estão se preparando por exemplo par ao “Decreto BIM”, que o governo federal editou em 2018, obrigando todas as empresas de engenharia a fornecer seus projetos em BIM, o que inclui o 3D, e o 4D. O workshop de Naviwsorks acontecerá todos os dias do CONAGP e espero que possa transmitir aos participantes um pouco do que o software pode fazer, além de simplesmente “simular” uma construção. As possibilidade são muitas, desde a sequência de construção ou montagem, passando também pela possibilidade de auxiliar no planejamento de atividades de risco, como rigging, simulação de logística de materiais e equipamentos, inclusão dos custos e acompanhamento em tempo real inclusive com o apoio da realidade aumentada e equipamentos remotos como drones.

 

Sobre o entrevistado:

Wladmir Araújo – Profissional experiente em projetos, e gestão. Atuação em vários setores da economia, com destaque para engenharia e tecnologia. Grande vivência com projetos ligados à TI, telecom, engenharia (industrial, mecânica, construção), mineração e óleo & gás. Email: wladmir_araujo@hotmail.com  Linkedin: http://bit.ly/2CuWZkr

 

Participe do 2º Conagp, clique aqui.

Imprimir

Editor

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs