Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

ENTREVISTA: Qualidade 4.0 – Antonio Grazzia

Publicado em 13/03/2019

Na entrevista de hoje o Antonio Grazzia  (Engenheiro de Software e Especialista em Gestão de Projetos), palestrante do 2º Congresso Nacional de Gerenciamento de Projetos – Conagp. O tema é Qualidade 4.0: A Integração dos Conceitos de Qualidade nos Projetos.

———————————————————————————————————————————————–

01) O que mudou nos últimos anos na Gestão da Qualidade?

Antonio: As empresas competitivas globalmente aumentaram muito as demandas por qualidade dos seus produtos e serviços, incorporando a gestão da qualidade em seus negócios. É uma questão de competitividade, com foco em resultados mais sólidos e permanentes. Novos padrões de qualidade são frequentemente criados e outros tantos são refinados, permitindo que cada empresa tenha a sua disposição normas e procedimentos focados em padrões de qualidade bem definidos. Aqui no Brasil, andamos na contra mão. As empresas abriram mão da qualidade nos últimos anos, e perdemos muita competitividade internacional com isso. Os poucos produtos brasileiros exportados não são bons exemplo de qualidade aferida seguramente que geram competitividade. Precisamos revolucionar esta situação se quisermos nos integrar ao comércio mundial com mais solidez.

 

02) Quais são as certificações mais requeridas?

Antonio: Certificação é um processo no qual uma entidade independente credenciada avalia se determinado produto ou processo atende às normas técnicas. Podemos citar alguns padrões passíveis de certificação:

  • ISO 9001:2015: orienta a empresa quanto à qualidade em todos os processos internos
  • ISO 19011: contém instruções para auditorias de gestão empresarial
  • ISO 14000: estabelece diretrizes para a boa implementação do sistema de gestão ambiental
  • ISO 17025: certificação de laboratórios de calibração e de ensaio
  • ISO 50001: certificações de qualidade para a gestão e a conservação de energia

Adicionalmente:

  • ISO 25000: 2014: Systems and Software Quality Requirements and Evaluation – SQuaRE é uma norma técnica que orienta o uso da série de normas internacionais denominadas Sistemas e Avaliação e Requisitos de Qualidade de software (SQuaRE)
  • CMMi: Capability Maturity Model Integration é um modelo de referência associado a Engenharia de Sistemas:
    • Engenharia de software
    • Desenvolvimento Integrado de processos e produtos
    • Seleção de fornecedores

 

03) Como integrar a Qualidade em Projetos?

Antonio: Os projetos se fragmentaram no escopo, no tempo e no custo. Equipes distribuídas, multidisciplinares, fases imprecisas, custos compartilhados são uma nova realidade no mundo dos projetos. Entretanto, a qualidade continua tendo que ser definida de forma abrangente, pois segue a lógica da corrente. O elo mais fraco é o que irá quebrar não importa se os outros elos são de maior capacidade. Então é preciso definir boas equipes, critérios de qualidade de produtos e ciclos de melhorias para os processos de maneira homogênea. Qualquer um desses pilares pode ser considerado um elo da corrente da qualidade final.

 

04)Mensagem em aberto para falar sobre sua palestra.

Antonio: Esta palestra é uma abordagem bem simples e objetiva sobre a qualidade em projetos 4.0, ou seja, projetos atuais, fragmentados e multidisciplinares. Resume a experiência e observação em mais de 30 anos de atividades do autor em projetos de todo tipo.  Pode relevar uma abordagem viável e simples para aumentar muito o resultados final de projetos, que precisam levar em conta, a gestão da qualidade em seus resultados.

 

 

Sobre o Entrevistado:

Antonio Grazzia – Engenheiro Eletrônico pela FACENS, MBA pela Fundação Getúlio Vargas – Tecnologia da Informação Aplicada ao Gerenciamento de Negócios, Certificação Project Management Professional – PMP do Project Management Institute – PMI. Articulista da revista TI Especialistas Brasil e palestrante em eventos. Contribuiu como voluntário do PMI, Capítulo SP na instrução de curso de preparação para o exame PMP e na seleção de professores. Também foi voluntário da ABNT para a tradução formal da família de normas ISO/IEC 25000 associadas à produtos de software. Atuação sênior através de soft skill para organizar e atingir resultados desafiadores para a equipe de projetos, tendo como base fundamental, as melhores práticas de gerenciamento de projetos do PMI.  E-mail: antonio@graprojetos.com.br Linkedin: http://bit.ly/2D94Vtm

 

Participe do 2º Conagp, clique aqui.

Imprimir

Editor

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs