Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

ENTREVISTA: Sociedade 5.0 e Indústria 4.0 – Gisele Botelho

Publicado em 22/03/2019

Na entrevista de hoje, a Gisele Botelho (Agile Coach – CAC®, CSM, PSM I, PMP, ITIL, MBA, Enterprise Agile Coach, Lean Digital Transformation),  palestrante do 2º Congresso Nacional de Gerenciamento de Projetos – Conagp, fala sobre Tendências da Sociedade 5.0 e Indústria 4.0 e os impactos na gestão e relacionamento com clientes.

———————————————————————————————————————————————–

1) O que o Gestor de Projetos deve se atentar para a Sociedade 5.0?

Gisele: A Sociedade 5.0 vem reforçando a necessidade de relacionamento mais humanos, aberto, inclusivo, sustentável e consciente.

O perfil do Gestor está mudando para Líder Servidor. As decisões estão cada vez mais descentralizadas e as equipes tendem a ter mais autonomia.

O Líder de Projetos deve conhecer diversas abordagens (Ex: Ágil, preditiva ou híbrida) de entrega de projetos para identificar em qual cenário aplicar a melhor abordagem.

Além de dominar a capacidade se adaptar e aprender.

2) Quais as tendências de comportamento de pessoas e empresas?

Gisele: As mudanças em relação aos Processos e Pessoas ganham foco com os desafios da Indústria 4.0.

Com isso ganha força a cultura de evitar o desperdícios de qualquer natureza, principalmente a de tempo das pessoas.

Reconhecimentos e feedback contínuo entre clientes, times e a organização são cada vez mais valorizados . Aumentando a confiança do indivíduo, time, liderança e ajudando os times a entregar mais valor aos seus clientes/consumidores.

Neste cenário, a filosofia Lean, abordagem Ágil, o Management 3.0 vem aumentando sua presença nas organizações.

 

3) O que as empresas devem se atentar?

Gisele: O cliente/consumidor está no centro do negócio e o trabalho é voltado para atender às necessidades que o consumidor possui em sua experiência, de ponta a ponta.

Algumas frentes de negócios passaram a utilizar métodos e técnicas de design para encontrar soluções em seus produtos e serviços. Para entender cada vez mais os seus clientes, as empresas estão utilizando técnicas/ferramentas como Design Thinking e User Experience, que combinam procedimentos de design ao cotidiano dos negócios e times.

 

4) Mensagem em aberto para falar sobre sua palestra.

Gisele: Pensar em ambiente de transformação requer muito mais que avaliar e investir em tecnologias avançadas. O conceito de Indústria 4.0 (Indústria Inteligente) coloca a tecnologia como protagonista da transformação das empresas. Quando avaliamos o tema Sociedade 5.0 (Sociedade Super Inteligente) a ordem se inverte, reforçando a necessidade de relacionamento mais humanos, aberto, inclusivo, sustentável e consciente.

Mesmo tendo tecnologia como pilar essencial de mudança, o ser humano torna-se centro. Nesta palestra, vamos conversar sobre as mudanças do perfil do Gerente de Projetos e algumas técnicas e ferramentas que são tendência para que os profissionais possam surfar nesta onda!

Sobre a entrevistada:

Gisele Botelho: More than 15 years experienced on multinational companies IT services. Specialties: CAC – Certified Agile Coach® – Massimus & AIC(Academia Internacional de Coaching); CSM – Certified ScrumMaster® – Scrum Alliance – Certificant; PSMI – Professional Scrum Master I; PMP (PMI) – Project Management Professional; ITIL Foundation Certified. Email: gibotelho@gmail.com  Linkedin: http://bit.ly/julianazavata

 

Participe do 2º Conagp, clique aqui.

Imprimir

Editor

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs