Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

Estudo de plano de manutenção para máquina puncionadeira CNC DANOBAT P1317

Publicado em 27/02/2018

O presente trabalho consiste na elaboração e implementação de um plano de manutenção para máquina puncionadeira cnc danobat destinada a fabricação de componentes em aço e alumínio no processo de produção de uma metalúrgica situada em Betim/Mg.

Baseado nisto apresentou-se um estudo, que visa propor estratégias para o aumento da vida útil e funcionabilidade da puncionadeira. Assim foram realizadas análises através de coleta de dados, que evidenciaram as paradas não planejadas para manutenção corretiva da puncionadeira. Através desta pesquisa foi possível constatar também a falta de métodos específicos para a atividade de manutenção, que resulta em procedimentos mal elaborados realizados por profissionais não qualificados para o mesmo. O objetivo do trabalho são propor sugestões que visam fomentar a eficácia nas atividades de manutenção, aumentar a vida útil e a disponibilidade de horas máquinas da puncionadeira. Com o resultado desse trabalho foi identificado as causas raízes das principais falhas e elaborado um plano de manutenção preventiva para a máquina.

O plano de manutenção apresentado, foi criado com base no objetivo geral deste trabalho e visa garantir a confiabilidade e disponibilidade de operação das máquinas quando solicitadas.

Leia o artigo completo, clique aqui.

Sobre o Autor: 

Alexandre Santana RodriguesGraduando em engenharia mecânica. Centro Universitário de Belo Horizonte – UNIBH. Mib Laser- Betim MG.  Email de contato: alexandre.eng25@yahoo.com.br.

Contexto: Artigo Técnico apresentado ao curso de Engenharia Mecânica do Centro Universitário de Belo Horizonte ao Prof.º Ms. Italo Coutinho.

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

Imprimir

Editor

  1. Filipe Gonçalves Quintino disse:

    Baseados na estudos realizados, e ficou bem claro que as analises feitas sobre esse equipamento são totalmente plausíveis e coerente, mas o que é de se perceber que a grande dificuldade de implementação desse plano de aumento de vida útil é a aceitação do funcionários operacionais do CNC, para garantir um serviço melhor e implementar o projeto deve-se treinar os funcionários a terem selo com a ferramenta no caso pulsante nos momentos de produção e efetuar sempre vistorias e diárias em todo o equipamento e ter a conscientização que a melhoria sempre começa de nos!

  2. dccastro disse:

    O artigo mostra de maneira muito bem explicada as vantagens de um plano de manutenção, bem como como um estudo para que um plano seja criado à partir do zero. É de extrema importância que um plano de manutenção seja traçado e seguido pelos colaboradores da empresa, assim aumentando a viabilidade e a vida útil do equipamento. O que, ao contrário do que muitos pensão, não gera custos à empresa, mas sim lucro.
    O artigo apresentou com a análise de dados e gráficos que a máquina poderia ser muito melhor aproveitada com uma simples aplicação de um plano de manutenção.
    Foi um trabalho simples e objetivo, os envolvidos estão de parabéns.

  3. Felipe Gustavo Satyro Guimarães disse:

    Com este artigo foi possível ver através de números o quão importante é a implantação de um plano de revisões e qual impacto isso causa dentro de uma empresa. Hoje e de suma importância ter um gerenciamento adequado dos equipamentos utilizados em uma empresa, afim de evitar uma parada inesperada da produção e consequentemente prejuízos para a empresa, não só por conta da parada do equipamento, como também pelo custo do reparo, que no caso de uma manutenção corretiva irá custar mais, em função da urgência para que o equipamento volte a funcionar. Por este motivo e imprescindível manter as manutenções em dia e em paralelo fazer um controle da vida útil dos componentes com o objetivo de prever a falha.

  4. Rodrigo disse:

    Concordo plenamente com o Guilherme pois as manutenções (preventiva ou preditiva) sao de extrema importância pois as mesma evitam a manutenção corretiva que e um mal ja que so acontece quando o maquinario quebra fazendo com que a empresa acabe sofrendo com uma perda na produtividade devido as varias horas do maquinario parado as vezes por um motivo que se tivesse sido analisado com um planejamento correto iria ter sido realizado a manutenção em questão de ate minutos

  5. Fernando Ramos de Oliveira disse:

    Concordo com o comentário do André, com a falta de planejamento nas manutenções ocorre as paradas não planejadas para manutenções corretivas, com isso a perda na produção pode ter um prejuízo enorme e também um desgaste prematuro no maquinário reduzindo sua vida útil. Já com um planejamento das manutenções as empresas terão uma redução nos custos, além disso as produtividades dos funcionários aumentam, já que iram perde menos tempo com a indisponibilidade das máquinas.

  6. Anônimo disse:

    Thanksa lot for the post.Really thank you! Much obliged.

  7. André disse:

    Com a leitura do artigo, percebe-se que ainda é uma pratica muito comum às empresas focar mais em produção como ponto positivo e esquecer que não só a produção, mas a manutenção de equipamentos é um ponto talvez até mais positivo a longo prazo mesmo que envolva gastos e números “negativos”. Portanto de forma clara e objetiva creio que o autor nos mostra que a detecção de falhas e criação de um plano de atuação para manutenção, não é uma tarefa difícil e contribui de forma decisiva e satisfatória para o crescimento e lucro da empresa.

  8. Guilherme Roberto disse:

    A manutenção deve ser uma prática constante nas industrias, pois caso o equipamento apresente defeitos em operações, “a maquina”, não terá o mesmo padrão de qualidade que poderia oferecer caso o equipamento não tivesse problemas, alem do mais, a interrupção do processo pode gerar uma serie de problemas que poderiam ser evitados, através das realizações de manutenções, tais como: manutenção corretiva (planeja e não planejada), preventiva e etc…
    Para isso é necessário atividades pertinentes á área de manutenção que devem ser submetidas a programas de melhorias, sendo necessário desenvolver ações voltadas paras boas praticas de manutenção, focando em maquinas e equipamentos.

  9. lucianojassis disse:

    Fazendo um leitura minuciosa do artigo podemos constatar como ainda no nosso não planejamos as nossa tarefas do dia a dia no setor industrial, com relação ao estudo do artigo o mesmo fora bem apresentado com todas as características para um bom compreendimento do mesmo, apresentado todos as informação para um bom plano de manutenção ser montado, mais fico com pesar que o mesmo não possa ser implantado por justificativa de questões financeira, sendo que um bom planos de manutenção traz um retorno positivo com grade produtividade e baixo custo de manutenção no final já que você antecipa todos os gasto previamente e o mesmo entra em seu orçamento de gasto para um próximo período de tempo.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs