Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

Funcionalidades da Curva “S” para a Engenharia de Custos

Publicado em 23/10/2018

O objetivo desse artigo é mostrar as funcionalidades da Curva “S” no gerenciamento e acompanhamentos de projetos auxiliando na tomada de decisões.

Leia o artigo completo, clique aqui.

 

Sobre os autores:

Alan Uelto de Souza – Engenheiro Orçamentista. E-mail: auelto@live.com

Michele Cristina Ferreira Pinto – Engenheiro Orçamentista – E-mail: engcivilmichele@yahoo.com.br

Ítalo Coutinho (Orientador) Engenheiro , PMP. Graduado em Engenharia Industrial Mecânica, Especialista em Gestão de Projetos e Mestre em Administração de Empresas. Atua como Gerente de Projetos e Engenharia da Saletto Engenharia. Pós-Graduado em Logística Empresarial. Coordenador e Professor de Cursos de Pós nas áreas de Engenharia de Planejamento, Gestão de Projetos de Construção e Montagem e Engenharia de Custos e Orçamentos. Autor de capítulos de livros, artigos e colunista sobre Gerenciamento de Projetos, com foco em Engenharia e Construção. Fundador do portal PMKB – Project Management Base of Knowledge. Afiliado a Sociedade Mineira de Engenheiros (SME); PMI; AACE e IBAPE-MG. Revisor do  “PMBOK Construction Extension 2015” a convite do PMI Global.

Imprimir

Editor

  1. Felipe Dias Pilato disse:

    A metodologia da curva “S” é extremamente prática e quase obrigatória no gerenciamento de projetos, pois é fácil de ser interpretada devida sua forma gráfica permitindo disparidade daquilo que foi planejado em comparação com o realizado, relacionando custos e trabalho, por exemplo, ajudando no monitoramento de projetos simples a projetos de grande engajamento. Para tal, é necessário analisar três elementos fundamentais para elaborar uma curva “S” coesa que são identificar as tarefas, os custos das tarefas e por fim elaborar um cronograma físico, que define as atividades por sua relevância em decorrência do tempo, atendendo as metas previstas no planejamento.

  2. Fabiano Luiz Malta de Almeida disse:

    Como identificar as tendências de um projeto? Como representar o desvio do projeto de forma bem visual? Esses são os desafios enfrentados pelos gerentes de projetos. Uma eficiente ferramenta os auxiliam a gerenciar o projeto e ajudam todos os envolvidos no projeto a acompanhar visualmente o andamento do projeto, trata-se da curva S, com ela é possível identificar os desvios entre o previsto e o planejado mantendo o projeto dentro do menor custo e garantindo o cumprimento do prazo. No entanto, para termos a visão de tendência do projeto, é necessário a utilização do valor agregado. Essa análise permite que o gestor intervenha em casos de comprometimento dos custos ou nos atrasos que poderão comprometer o projeto. Entretanto é importante ter atenção para que não haja interpretações erradas.

  3. Everton Heleno disse:

    A forma de gerenciar o projeto pode leva-lo ao sucesso ou ao fracasso, felizmente existem diversos métodos e ferramentas que auxiliam o gestor no decorrer do projeto. A cusva S é uma importante aliada no gerenciamento de projetos, seja em projetos simples ou nos mais complexos, a utilização da ferramenta curva S acompanhando o projeto desde seu início permite vizualizar de forma simplificada e objetiva o status atual do projeto, esta visualização gráfica junto ao método do Valor Agregado permite comparar com o Programado e o Custo Real, este gráfico quando bem interpretado pelo Gerente do Projeto o auxilia a avaliar a tendência e tomar decisões mais acertivas para o sucesso do projeto.

  4. Luiza Kamil disse:

    Na gestão de projetos, a busca por melhores resultados faz parte da rotina, afinal em tempos de crise econômica e financeira é necessário reduzir custos e aumentar a produtividade. A Curva “S” é uma ferramenta que oferece suporte aos gestores para tomadas de decisões, pois através desta pode-se mensurar os custos e atrasos do projeto, visando a melhoria contínua e tornando um projeto mais seguro. Essa ferramenta é um gráfico em formato de “S”, onde permite que os gestores controlem o andamento do projeto verificando se cada etapa esta de acordo com a linha de base que foi definida na etapa de planejamento. Caso o projeto esteja com algo fora do planejado, essa ferramenta é um facilitador para tomada de decisões do gestor, como adequações ou mudanças necessárias, dentro do prazo, resultando em um projeto com sucesso.

  5. Juan Pablo Cypriano Cardoso disse:

    A Curva “S” tem se mostrado uma ferramenta muito útil em Gerenciamento de projetos, pois através dela pode-se identificar desvios entre o planejado e o realizado visando manter sempre o menor custo e ainda garantindo os prazos da obra. Isto aliado à Análise de Valor Agregado, que visa medir o progresso atual do projeto em relação ao planejado, se mostram valorosas ferramentas para o monitoramento e gerenciamento dos projetos executados. Uma vez que, a análise de seus dados poderá nortear o gerente a tomar as decisões necessárias para o sucesso do projeto. Porém, mais importante do que as informações obtidas, é a capacidade do gestor em interpretá-las e como utilizá-las para o bom desenvolvimento do projeto.

  6. Camila Dias de Assis disse:

    Visando a melhoria do controle do projeto, a curva S é uma eficiente ferramenta gerencial de acompanhamento de projetos. No entanto, para termos a visão de tendência do projeto, é necessário a utilização do valor agregado. Mensurando os custos e os prazos do projeto, a análise dessa representação gráfica permite facilmente que o gestor avalie o status do projeto e também oferece subsídios para uma tomada de decisão mais assertiva, tendo em vista a tendência que pode ser observada junto da análise do valor agregado, criando uma melhora contínua no desempenho do projeto. É uma ferramenta de fácil utilização, elaboração e visualização, sendo possível realizar ajustes e adequações tanto na fase de planejamento, quanto na fase de controle de custos.

  7. Joyce Heliana Ribeiro disse:

    Devido a uma premência de aperfeiçoamento na maneira de apresentar os cursos previstos e não previstos do Projeto, a curva “S” foi criada e se tornou uma importante ferramenta para monitoramento e controle em todo Gerenciamento de Projeto. Dada sua funcionalidade, em termos simplificados, a curva “S” aliada ao Método de Valor Agregado tem a proficiência de auxiliar em tomadas de decisões, identificar alguma falha tanto em custo quanto em prazo, apontar tendências e adiantamentos e por consequência acompanhar toda a execução do projeto apontando possíveis falhas a serem corrigidas em tempo hábil.

  8. Camila Andrade Silva Souza disse:

    A curva “S” é uma maneira muito eficiente de apresentar informações gerenciais para o acompanhamento de projetos. Por meio de sua representação gráfica, é mostrado o desvio daquilo que foi planejado em comparação com o realizado e também o total de seus recursos financeiros consumidos pelo projeto, ao longo do período de existência e desenvolvimento. Já que a curva “s” apresenta o histórico, todo o ciclo de vida do projeto, isso facilita o seu monitoramento. Além do mais, a análise da representação gráfica permite que o gestor avalie o status do projeto e intervenha em casos que venha compromete-lo.

  9. Wellington De Albuquerque Pinheiro disse:

    A curva “S” somada à metodologia de valor agregado e cronograma inicial, elaborado na área de conhecimento de gerenciamento do cronograma, formam uma importantíssima ferramenta de tomada de decisão, como descrito no artigo.
    Devido ao fato de nos dar uma visão geral do andamento, no tempo presente e no futuro do projeto, tanto no que diz respeito ao prazo, quanto ao custo.
    Os dados obtidos representam respostas aos principais questionamentos, principalmente, dos patrocinadores dos projetos, fazendo com que o gerente de projeto com toda sua equipe passe uma confiabilidade no que tange o gerenciamento do projeto confiado a eles.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs