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Garantindo a qualidade do projeto com a melhoria contínua de processos

Publicado em 12/09/2018

RESUMO

Definição de Qualidade

Qualidade significa o quanto o projeto satisfaz as expectativas e atende aos requisitos do cliente. Muitas vezes o Projeto está de acordo com os requisitos levantados, mas não atende as expectativas de quem usará o Produto gerado pelo Projeto.

Desenvolvendo a garantia da qualidade

Executar a Garantia da Qualidade ou “Quality Assurance” significa garantir que o planejamento da qualidade está sendo cumprido. No processo de monitoramento e controle “Planejar Qualidade” é definido como processo que garantirá a entrega de produtos e serviços em conformidade com os requisitos solicitados.

Ademais, quando pensa dessa forma, fica muito mais fácil imaginar o que é Qualidade. Qualidade para quem? Essa é uma pergunta estratégica que dá sustentabilidade para todo processo de qualidade. Todo Sistema de Gestão da Qualidade busca intensificar o foco no cliente com o objetivo de aumentar sua satisfação. Isso tem que ficar muito claro para toda organização em tudo o que ela fizer, nas mínimas atividades. Os colaboradores devem saber da importância que possuem ao realizarem suas atividades, e como isso impacta na satisfação dos clientes.

Leia o artigo completo, clique aqui.

Sobre a autora:

Lilian TreffMestre em Gestão Empresarial – Programa de Mestrado Profissionalizante pela Universidade Cidade de São Paulo. Especialista em Didática do Ensino Superior, pela Universidade Mackenzie, em Gestão de Projetos pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini – USP e em “Gestão do Conhecimento, Educação Corporativa e Aprendizagem Organizacional” (FIA/USP). Graduada em Pedagogia – Licenciatura Plena, com foco em Administração Escolar, pela Universidade São Judas Tadeu. Autora do livro Inovação em Gestão de Projetos na Administração Pública. Certificada em Coach – Personal & Professional Coaching (PPC) e Executive Coaching. Practitioner em Programação Neurolinguística. Sólida experiência na criação de metodologia de gerenciamento de projetos, implementação de Project Management Office (PMO), e Change Management. Co-Autora (patente) do Registro de Programa de Computador – “Sistema de Gestão dos Resultados na Atenção em Saúde Bucal às Pessoas com Deficiência para Sistema Único de Saúde” – Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e UNESP. Atualmente Consultora de Projetos Change Management – Strategy Business. E-mail de contato: ltreff@uol.com.br

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  1. Rafisa Antunes disse:

    Para garantir a qualidade de um produto ou serviço solicitado por um cliente, é preciso primeiramente saber ouvi-lo e compreender bem o que ele necessita. Dessa forma, será possível atender aos seus requisitos e suas expectativas. O artigo acima cita a importância também de traçarmos metas para conseguir gerar um resultado positivo, além de buscar sempre melhorias nos processos. Portanto, para um bom gerenciamento da qualidade do projeto é imprescindível a utilização de métricas para reduzir ou até zerar falhas em determinado processo. Além disso, através das métricas é possível gerar dados para projetos futuros, gerando impacto positivo nas entregas.

  2. Rangel Pedro disse:

    De todas as etapas do ciclo do PDCA, se voce elaborar, obedecer e cumprir a etapa do Planejamento todo o restante de um projeto ou uma aplicação que envolve este método , não será surpreendida com grandes mudanças.Estas por sua vez, acontecerão dentro de um projeto, porém atendendo a demanda e qualidade e prazo conforme.E além disso, é preciso gerenciar de forma organizada cada ,etapa obedecendo suas regras e métodos a serem seguidos ,analisando passo a passo a evolução e garantia da qualidade a ser entregue.

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