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Gestão de mudanças: minimizando a resistência dos funcionários de uma empresa multinacional

Publicado em 05/02/2018

O objetivo deste relato foi demonstrar o uso do change management (gerenciamento de mudanças) como uma ferramenta para diminuir a resistência dos funcionários e líderes de dezesseis unidades de negócio de diferentes países na América Latina em relação ao projeto de uma empresa multinacional para migrar a maioria de suas transações financeiras a um Centro de Serviços Compartilhados (CSC) terceirizado. Desta forma, pretendeu-se facilitar a implantação do projeto, identificando e minimizando os riscos de ele não ser finalizado com sucesso dentro do prazo e das condições planejadas. Com base em um plano de implantação definido pela área técnica, e após análise das condições e resistências a serem enfrentadas em cada país por parte do grupo de trabalho, foi identificada a necessidade de elaborar um plano de gerenciamento de mudanças. Desta forma, visava-se alcançar o apoio das respectivas lideranças e contar com a participação dos funcionários para reter o conhecimento existente, não impactando desta forma a implantação do projeto. A concretização do plano, comandada pelo grupo de trabalho, identificou e tratou resistências, deu poder aos líderes locais como agentes de mudança, esclareceu dúvidas dos funcionários e, como consequência, assegurou a implantação do projeto no prazo e dentro das condições planejadas.

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Sobre o Autores: 

Arnaldo Di Petta, Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) – Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Pós graduado em Docência para o Nível Superior pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE) em 2015, especialista em Gestão de Serviços Compartilhados pelo SENAI-SC em 2016, especialista em Gestão de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ) em 2004, graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Santanna em 1990, graduado em Tecnologia em Mecânica pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC-SP) em 1983 . Tem experiência no gerenciamento de equipes multidisciplinares e multiculturais aplicando os conceitos da gestão por competências, principalmente na América Latina onde atuou por mais de 10 anos. Ministra palestras no Brasil e no Exterior sobre o tema Centros de Serviços Compartilhados e está em preparação para aplicar na Docência, a experiência e o conhecimento acumulados em mais de 30 anos de atuação profissional. Tem alargado o interesse pelas atividades relacionadas a Patentes e Mineração de Patentes aplicadas a Pequenas Empresas. Em relação a Empreendedorismo e Pequenos Negócios, estuda o Setor de Produtos de Beleza. Início: 2017. Tese (Doutorado em Administração) – Universidade Nove de Julho. (Orientador: Prof. Dr. Edmilson Lima). Email de contato: adi.petta@hotmail.com<

Renato Ribeiro Nogueira Ferraz, Possui Pós-Doutorado (2013) e Doutorado em Ciências Básicas (2007), pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP (CONCEITO CAPES 7). É Mestre em Ciências Básicas (2003), também pela UNIFESP. Graduou-se em Pedagogia (2010) pela Universidade Nove de Julho – UNINOVE, em Ciências Biológicas – Bacharelado (2001) pela Universidade do Grande ABC – UNIABC, e em Ciências Biológicas – Licenciatura Plena (1999), também pela UNIABC. É Professor Permanente do Programa de Mestrado Profissional em Administração – Gestão em Sistemas de Saúde (PMPA-GSS) da UNINOVE, e Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), também da UNINOVE. Nestes Programas, apoiando-se no conceito de Big Data: 1 – desenvolve trabalhos relacionados à avaliação das competências em pesquisa e à produção científica brasileira, disponíveis na Plataforma Lattes, por meio da ferramenta computacional Scriptlattes; 2 – estuda a evolução dos Grupos de Pesquisa registrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, por meio da ferramenta computacional ScriptGP; 3 – realiza mineração de informações disponíveis em documentos de patentes, por meio da ferramenta Patent2net; 4 – atua na avaliação de cursos de Graduação e Pós-Graduação Stricto sensu, por meio das ferramentas computacionais ScriptEMEC e Scriptsucupira, respectivamente. É Membro número 24155 da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD). Email de contato: renatoferraz@uni9.pro.br

Contexto: Artigo apresentado no V SINGEP – Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade de 2016.

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