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Gestão da manutenção: Manutenção em agências bancárias

Publicado em 31/01/2018

O presente artigo tem como objetivo apresentar um projeto de manutenção, após identificar a necessidade e importância de agilidade nos processos envolvidos no dia a dia em agências bancárias. Sendo assim será apresentado as dificuldades envolvidas no processos e procedimentos para a devida manutenção.

Leia o artigo completo, clique aqui.

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Sobre o Autores:

Adgmar Antonio, E-mail de contato: adguimar_batera@hotmail.com

Leonardo Bello, E-mail de contato: leob3llo@gmail.com

Lucas Barbosa, E-mail de contato: lucas.henrique17421@gmail.com

Matheus Filipe, E-mail de contato: matheustog@hotmail.com

Philype Gabryel, E-mail de contato: philypegabryel@yahoo.com.br

Sônia Queiroga, E-mail de contato: soniaqueiroga84@gmail.com

Contexto: Artigo Técnico apresentado ao curso de Engenharia Mecânica da Centro Universitário de Belo Horizonte – UniBh ao Prof.º Ms. Ítalo Coutinho.

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

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  1. Thiago Luís disse:

    Concordo com o comentário da Cleia Belino, pois com os dados do artigo os bancos falham muito no quesito conforto, fluidez e segurança dos clientes, nos serviços prestados pelas agências bancárias, sendo por falha nos equipamentos ou sistemas. Na atualidade os bancos tentam implementar os serviços online principalmente por aplicativos de celular com objetivo de aumentar o conforto dos seus usuários e com isso diminuir a necessidade de comparecer a uma agencia bancaria, facilitando a relação cliente/Banco. Mais estes serviços precisam ser frequentemente atualizados nos níveis de segurança, para passar mais confiabilidade aos seus usuários.

  2. Alexsander Gonçalves de Freitas disse:

    Após analisar o artigo, concordo com os autores, pois com base nos dados do artigo o que mais ocorre no banco é a manutenção corretiva, o que não é ideal, porque quando ocorre um problema, tanto nas portas giratórias quanto nas rolantes e nos caixas eletrônicos, há um desconforto para o cliente e para a agencia bancária. Já me deparei com uma situação um pouco complicada, ao tentar entrar em uma agencia e a porta giratória estar com defeito, acarretando em uma fila enorme apenas para conseguir entrar no local. Este problema ocorre em várias agências bancárias no Brasil, não só na Mercantil, o que acaba sendo ruim para os demais clientes e para os próprios bancos que fazem esse tipo de manutenção, pois dependendo do defeito, pode ser necessário a troca de todo o equipamento, causando um prejuízo ainda maior do que uma manutenção preventiva, além disso, quando problemas assim ocorrem, a agência começa a ter pontos negativos para os clientes, o que pode acontecer de até perder clientes se problemas assim forem constantes.

  3. Thaylan Vieira Donato disse:

    Analisando todos os dados presentes neste artigo, concordo com os autores, pois é importante uma manutenção adequada nas agências bancárias. Todos os dias vou ao banco para prestar serviços para a Caixa e já me deparei com inúmeras situações, como por exemplo, um dia um cliente estava nervoso para entrar no banco, pois estava acusado que havia metal no corpo e ao forçar a porta giratória quebrou o vidro da mesma; gerando desconforto para a agência tendo que gastar mais dinheiro para a troca da porta. Então é importante estar sempre realizando manutenções periodicamente em todos os equipamentos, como caixas eletrônicos (que muitas das vezes o sistema trava quando o cliente está operando a máquina) e porta rolante automática (assim reduzindo a possibilidade de assaltos). Concordo no método adotado para a conclusão dos problemas, pois o método PDCA é um método gerencial para a promoção da melhoria contínua. Como deve ser praticado de forma contínua e ininterrupta, promove a melhoria contínua e sistemática da organização; assim sempre realizando manutenção sem precisar quebrar alguma peça ou sistema.

  4. Igor Caetano disse:

    Como disse a nossa amiga Cleia Belino, hoje em dia as agências estão caindo em desuso pelo fato de a relação Cliente-Banco não ser muito amigável, digo isso pelos métodos usados tais como a catraca, deveriam ser substituídos por scaners de raio-x, equipamentos mais modernos, assim evitaria os constrangimentos que os usuários passam no dia-a-dia. Na minha opinião as agencias deveriam investir mais pesado na conforto do cliente, pois a pessoa só investe seu dinheiro quando percebe que é uma coisa segura a se fazer.

  5. Edmar de Oliveira disse:

    Concordo com o comentário feito pela Cleia Belino. Ao ir em uma agência bancária é praticamente certo encontrar ao menos um caixa eletrônico sem funcionar, o que mostra que é um ponto crítico a ser melhorado. A tecnologia da informação realmente é uma área que merece atenção, pois muitas vezes há algum problema entre o cliente e o banco por erro no sistema o que causa o incomodo ao cliente de ter que ir à agência resolver seu problema. Com os atuais bancos digitais que tem surgidos, como por exemplo o Nubank, em que resolve-se tudo pelo aplicativo de celular, os bancos convencionais terão que propiciar uma experiência melhor ao seu usuário, pois ninguém gosta de ficar horas em filas nas agências bancárias para resolver algum problema ou até mesmo pelo telefone.

  6. Cleia Belino disse:

    Abordado concisamente a manutenção em agências bancárias, este artigo expõe situações essenciais que necessitam melhorias. Concordo em grande parte com os pontos citados que carecem manutenção preventiva para se estabelecer conforto, fluidez e segurança ao banco e seus clientes, como foi o caso das portas giratórias que são um dos itens que mais apresentam falhas e ao invés de correção e manutenção adequada o problema é ignorado e as portas são liberadas manualmente, devido a pressa. Na tecnologia da informação acredito que a maior falha é a falta de comunicação entre banco/cliente o que causa transtornos. O método de detecção das falhas, acho coerente porém, o de correção PDCA considero muito simples e repetitivo e deveria ser substituído pelo SDCA que implica a PADRONIZAÇÃO no lugar de PLANEJAMENTO o que faria com que o sistema se mantivesse atuante e frequente de forma mais eficaz. Notei ausência em se falar sobre o sistema de vigilância e penso que além das portas giratórias, um ponto crucial seria a melhoria da gestão da manutenção nos caixas eletrônicos que não somente no estabelecimento citado mas, em sua grande maioria é muito raro de se ver todos em pleno funcionamento.

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