Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

Gestão por Princípios, baseado no Modern Agile

Publicado em 23/11/2020

Neste momento de distanciamento social, sem limite entre casa e trabalho. Ficamos até sem aquele café para esfriar a cabeça. Os desafios não param, os projetos chegam e os prazos correm. Todos em busca de caminhos para preservar a saúde, manter a comunicação e a produtividade. De alguma forma, nos adaptamos e mantemos a roda girando, somos todos bons nisso, mas o que realmente pode fazer a diferença? O que mais importa, além dos processos e responsabilidades?

Sempre dizemos que a Daily é a reunião do time, mas agimos assim? Quando nos deparamos com problemas, buscamos a solução ou culpados? Seja honesto com você e pergunte-se:  Você confia no seu time em casa? Essa pode ser a pergunta do ano, ou ainda, até confio, mas todos agirão de acordo? A resposta é simples e sonora… Não, pois as pessoas são diferentes, não haverá uma igual a outra, e acredite, isso é bom! Pois, a diversidade enriquece o trabalho, o produto, as rela&c cedil;ões… E, no contexto atual, como podemos potencializar essa parceria para gerar resultados?
Compartilho minha experiência, com gestão por princípios baseada no Modern Agile (https://modernagile.org/):

  1. Torne as pessoas incríveis;
  2. Faça da segurança um pré-requisito;
  3. Experimente e aprenda rapidamente;
  4. Agregar valor continuamente.

Parece simples, vamos conversar? 1º Princípio: Torne as pessoas incríveis. Para isso, você precisa conhecê-las e esse é o melhor momento! Pois, entre uma reunião e outra, por vídeo conferência, podemos conhecer os filhos, barulhos e até os pets. Resumidamente, o Scrum Master deve: disseminar o SCRUM, facilitar, remover impedimentos, estar à disposição… E, isso não pode se limitar ao escritório, principalmente agora, que o office é o home, ou seja, facilitar e estar à disposição. Não apenas para os desafios do dia a dia, mas para ou vir também. Muitas pessoas trabalham na mesa onde almoçam, jantam e isso pode ser um pouco tenso. Nunca foi sobre ter ou não ter a resposta, não é a questão, mas sobre empatia. Em uma dessas conversas, identifiquei que meu filho e o filho de uma colega jogam Fortnite e juntamos os meninos! Tornar as pessoas incríveis, vai depender do quanto você vai contribuir para que atinjam o potencial e cada pessoa tem uma jornada. Por isso, seja humano, comece a ouvir, conhecer e respeitar mais.

2º Faça da segurança um pré-requisito, pois quando não nos sentimos seguros, pouco contribuímos, demoramos para tomar decisões e temos receio da exposição. Sem um propósito, perdemos a “pegada” do que fazemos, aquele famoso brilho nos olhos. Embora seja uma questão muito abrangente, nosso desafio é proporcionar condições para que as pessoas se sintam seguras, acreditem no trabalho, pois, pensando Lean: Não queremos desperdiçar tempo ou conhecimento. Assim como, devemos zelar pela reputação individual, do time e corporativa. Seja lá qual for a contribuiç&ati lde;o, escute e trate como gostaria de se tratado.

3º Experimentar e aprender rapidamente, será possível, se conseguirmos essa segurança no ambiente. Pois, isso potencializará as experiências, estimulará a criatividade, a comunicação e os resultados por consequência! Seja para inovações, melhorias ou até erros. Sim, podemos erras, afinal, errar é provável em alguns cenários. Se dúvida, basta abrir a Matriz de Stacey para estimar o quanto. Cientes disso, quando errar, a regra é ser rápido e barato. Quando erramos, aprendemos alguma coisa ou nunca sairíamos do lugar. Não de trata apenas de levantar e continuar erran do, mas de errar rápido e continuar aprendendo. PDCA, sabe? rs. Quem nunca, perdeu um trabalho e recomeçou, na segunda vez, tem que ser melhor e mais rápido.

O último princípio, 4º Agregar valor continuamente, semelhante com o primeiro princípio do Manifesto Ágil, ou seja, trabalhar com entregas incrementais, Sprints, reduzindo riscos, aprendendo e entregando valor. Isso se aplica no time também, pois, tornar as pessoas incríveis, contribuirá para um produto de maior valor. Afinal, somos a parte que pode superar as expectativas! Porque se fosse fácil, os projetos eram entregues em fábricas e todos iguais. Não existe mundo perfeito, por isso, nossa capacidade de adaptação nos faz tão relevantes no mundo. Às vezes, quase sempre, o projeto começa subjetivo e progressivamente evolui, ultrapassando até o briefing inicial. Como um conhecido xarope que virou a Coca-Cola, por isso, mudanças são bem-vindas, mesmo com prazos reduzidos e solicitações de última hora.  &nbs p;

Tornar as pessoas incríveis, requer uma relação segura, que possamos confiar sem restrições. Acredito que alcançaremos a excelência operacional, quando tivermos a liberdade de dizer a verdade sobre o trabalho, uns dos outros. Sobre o trabalho e não sobre as pessoas, pois não acredito que as pessoas errem de propósito, não é ingenuidade, é justiça com um pouco de risco rs. De qualquer forma, será mais eficaz entregar ou aprender juntos. Essa transparência, além de pilar do SCRUM, deve estabelecer as regras, combinar o jogo mesmo, sem favoritismos ou exceções. Porque fazer parte de um time, significa ser igual, não ter crachá e trabalhar junto.

Enfim, não se trata apenas de quem deve, mas de como posso colaborar. Assim, todos terão oportunidades de acordo com seu caráter, experiência e conhecimento. Em um time, não se preza pela concorrência, mas pela colaboração, porque o resultado deve ser único e fazer apenas o seu, pode não entregar algo completo. Particularmente, considero prudente assumir que podemos aprender sempre mais uns com os outros, por isso, a diversidade é tão importante. Na dúvida, faça pelas pessoas, aquilo que gostaria que fizessem por você. Aproveita, seja grato e envia um Kudo (https://kudobox.co/) como reconhecimento para quem merece.

 

Sobre o autor:

Ricardo Carvalho –  Gerente de Operações no UOL EdTech, certificado e com experiência em projetos (PMP® e Ágil). Responsável pelo time de projetos, audiovisual e operações. Experiência EdTech desde 2002 na criação de soluções de aprendizagem corporativa, B2C. Estudo, exploro e contribuo na área de projetos e experiências de aprendizagem digital.  http://www.linkedin.com/in/ricardocarvalho1

Imprimir

Editor

Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos
  1. Dyanna Segadilha disse:

    a) Com referência ao texto, como será possível tornar as empresas mais otimizadas e produtivas?
    Conhecer e capacitar as pessoas, dando-as segurança nas tomadas de decisões, ser criativo e rápido em suas respostas, e sempre agregar valor a cultura da empresa, e não tratar pessoas como números.

    b)Cite e comente um ponto de melhoria no seu setor/ trabalho que o texto te despertou como insight.
    Melhora na comunicação entre os setores, explicando de forma clara, os critérios que foram tomados nas decisões e qual o resultado almejado.

  2. Camilla L. disse:

    A) Com referência ao texto, como será possível tornar as empresas mais otimizadas e produtivas?
    Disponibilizando suporte, base e treinamentos para os mais simples processos ao mais complexos, além de identificar habilidades e competências de cada pessoa, através da identificação e compreensão de pontos em destaques do colaborador e as suas fragilidades (+ atenção). Além de alinhar expectativas esperadas com as tarefas cumpridas.

    B) Cite e comente um ponto de melhoria no seu setor/ trabalho que o texto te despertou como insight.
    Escuta e Ação sobre possíveis procedimentos que estão sendo identificados de maneira preventiva e que talvez não é dada tanta importância gerando problema futuro. Comunicação sobre mudanças simples para prestar um atendimento de qualidade. Maior agilidade quando há identificação de falha no sistema. Inovação na forma de comunicação com o associado.

  3. Mariana de sena Selveira disse:

    A) Com referência ao texto, como será possível tornar as empresas mais otimizadas e produtivas?
    Pensar na diversidade de ideias de cada um da equipe, confiar no talento do colaborador abre espaço para um ambiente mais criativo e dinâmico.
    B) Cite e comente um ponto de melhoria no seu setor/ trabalho que o texto te despertou como insight.
    Isso se aplica no time também, pois, tornar as pessoas incríveis, contribuirá para um produto de maior valor. Afinal, somos a parte que pode superar as expectativas!

  4. LETICIA DE LANDA disse:

    a)Com referência ao texto, como será possível tornar as empresas mais otimizadas e produtivas? Dando suporte aos funcionários, segurança e liberdade para as tomadas de decisões.

    b) Cite e comente um ponto de melhoria no seu setor/ trabalho que o texto te despertou como insight. – Comunicação interna .

  5. Pamella K. Oliveira Abud disse:

    A) Com referência ao texto, como será possível tornar as empresas mais otimizadas e produtivas?
    O Olhar deve estar voltado para as pessoas e suas entregas e não APENAS para os processos, afinal, processos são executados, geridos e planejados por pessoas, que podem falhar, mas também aprender e evoluir, sempre.

    B) Cite e comente um ponto de melhoria no seu setor/ trabalho que o texto te despertou como insight.
    Aprender com os erros e voltar o olhar para a solução, e não para os culpados. Em um time, quando um erra, todos erram.

  6. Suelen Layslla Dutra Pereira disse:

    A) Com referência ao texto, como será possível tornar as empresas mais otimizadas e produtivas?
    Entender a diversidade dos colaboradores, explorar os pontos fortes de cada um deles e deixá-los seguros para expor as suas ideias.

    B) Cite e comente um ponto de melhoria no seu setor/ trabalho que o texto te despertou como insight.
    Muitas vezes estamos apegados aos procedimentos e não damos oportunidade para as inovações. Precisamos nos desprender da rotina e permitir que as mudanças aconteçam.

  7. Morena Alves Vianna Gamboa disse:

    a-De acordo com o texto é importante conhecer as pessoas, fazer da segurança um elemento primordial, apender e inovar e agregar valor . Esses são os pontos importantes para tornar as empresas mais otimizadas e produtivas.

    b- Comunicação interna e adaptação perante as mudanças.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

×