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Habilidades e Competências Gerenciais

Publicado em 08/05/2019

Quais as Principais Habilidades Gerenciais? Por Que o Gerente Necessita Ser Organizado? O Que é Uma Competência Gerencial?

As modernas corporações vivenciam tempos em que não podem mais se dar ao luxo de estacionarem economicamente e, nesse cenário, o Gerente se tornou a mola-mestre na busca pelos resultados desejados.

Porém, muitos desses profissionais talvez nem imaginem que sejam praticamente obrigados a possuírem determinadas habilidades e competências, as quais os ajudarão a se tornarem eficazes.

A) As Principais Habilidades Gerenciais são:

  • Planejamento e Organização: O Gerente deverá possuir a capacidade de planejar e organizar suas próprias atividades e as do seu grupo, estabelecendo metas mensuráveis e cumprindo-as com eficácia.
  • Julgamento: O Gerente deverá ter a capacidade de chegar a conclusões lógicas com base nas evidências disponíveis.
  • Comunicação Oral: Um Gerente deve saber se expressar verbalmente com bons resultados em situações individuais e grupais, apresentando suas idéias e fatos de forma clara e convincente.
  • Comunicação Escrita: É a capacidade gerencial de saber expressar suas idéias clara e objetivamente por escrito.
  • Persuasão: O Gerente deve possuir a capacidade de organizar e apresentar suas idéias de modo a induzir seus ouvintes a aceitá-las.
  • Percepção Auditiva: O Gerente deve ser capaz de captar informações relevantes, a partir das comunicações orais de seus colaboradores e superiores.
  • Motivação: Importância do trabalho na satisfação pessoal e desejo de realização no trabalho.
  • Impacto: É a capacidade de o Gerente criar boa impressão, captar atenção e respeito, adquirir confiança e conseguir reconhecimento pessoal.
  • Energia: É a capacidade gerencial de atingir um alto nível de atividade (Garra).
  • Liderança: É a capacidade do Gerente em levar o grupo a aceitar idéias e a trabalhar atingindo um objetivo específico.

B) As Principais Competências Gerenciais Estão Sub-Dividas em Quatro Áreas:

– Planejamento: Nessa Área o Gerente Deverá Ser Capaz de Responder Positivamente às Seguintes Formulações:

  • Você considera a experiência da sua equipe na formulação dos seus planos?
  • Você conhece os objetivos da sua empresa e, conseqüentemente, as metas da sua equipe?
  • Você programa suas atividades diárias?
  • Você obtém sucesso no atingimento dos seus objetivos?
  • Você interpreta e explica as políticas e os procedimentos da empresa aos seus colaboradores?

– Organização: Nessa Área o Gerente Deverá Ser Capaz de Responder Positivamente às Seguintes Formulações:

  • Seus subordinados têm conhecimento de suas atribuições?
  • Seus subordinados se mostram colaborativos no desenvolvimento de suas atividades?
  • Você segue a organização formal da empresa?
  • Você organiza os trabalhos da sua área conforme os objetivos da empresa?
  • Você se concentra em trabalhos gerenciais como planejar, organizar, liderar e controlar?

Liderança: Nessa Área o Gerente Deverá Ser Capaz de Responder Positivamente às Seguintes Formulações:

  • Você procura ouvir a opinião das outras pessoas (colegas e/ou subordinados) antes de decidir?
  • Você conhece os interesses, as necessidades e as aspirações de seus colaboradores?
  • Você se preocupa sistematicamente com o treinamento do seu pessoal?
  • Você põe suas decisões em prática?
  • Você tem a certeza de entender os pontos de vista dos seus colaboradores?

Controle: Nessa Área o Gerente Deverá Ser Capaz de Responder Positivamente às Seguintes Formulações:

  • Você fixa padrões de desempenho para seus subordinados?
  • Você comunica esses padrões a eles?
  • Seus colaboradores compreendem e aceitam esses padrões?
  • Você informa aos seus colaboradores sobre os resultados obtidos por eles, a tempo de poderem corrigir seu próprio trabalho?
  • Você se reúne com sua equipe para rever os planos e os resultados conseguidos?

Além disso, o Gerente também deverá ser capaz de transmitir e receber mensagens adequadamente, ensinar e instruir seus colaboradores, administrar a disciplina, julgando e conciliando os interesses das pessoas envolvidas.

 

Sobre o Autor:

Julio Cesar S. Santos Professor, Consultor e Palestrante. Articulista de Vários Jornais no RJ, autor dos seguintes livros: “Promoção e Merchandising Eficientes Para Pequenas Empresas” e “Vendedor Profissional” (Ed. Aprenda Fácil); “Qualidade no Atendimento ao Cliente” e “Liderança, Atitude e Comportamento Gerencial (Ed. Clube de Autores); “Estratégia: o Jogo Nas Empresas” e “Planejamento de Vendas” (AGBook Editora) e Co-Autor de “Trabalho e Vida Pessoal – 50 Contos Selecionados” (Ed. Qualytimark, Rio de Janeiro, 2001).Por mais de 25 anos treinou equipes de Atendentes, Supervisores e Gerentes de Vendas, Marketing e Administração em empresas multinacionais de bens de consumo e de serviços.Elaborou o curso de “Gestão Empresarial” e atualmente ministra palestras e treinamentos presenciais e à distância nas áreas de Marketing, Administração, Técnicas de Atendimento ao Cliente, Secretariado e Recursos Humanos.Graduado em Administração de Empresas, Especialista (MBA) em Marketing e Mestre em Gestão Empresarial. E-mail de contato: jcss_sc@yahoo.com.br .

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