Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

HOME OFFICE (Direcionamentos Para Trabalhar em Casa)

Publicado em 31/03/2020

Também chamado de trabalho remoto ou teletrabalho, essa modalidade permite que consigamos trabalhar em casa, a fim de mantermos o isolamento social amplamente divulgado e solicitado pelas autoridades sanitárias, no Brasil e no mundo.

Ainda que a tecnologia já proporcione vários recursos para que as pessoas continuem seu trabalho, é necessário se adaptar rapidamente a essa nova realidade. Afinal, comprometer-se com os resultados é preservar empregos e nossa própria qualidade de vida. Sim, é preciso uma boa conexão à internet e ferramentas de comunicação a fim de cumprir o expediente, sem precisar locomover-nos até a empresa.

Mas, sobretudo, é necessário entender que, apesar de estar em casa, o trabalho precisa continuar. Não são fériasé apenas uma pequena mudança do local de trabalho. Então, atente-se às dicas e orientações abaixo para garantir que seu trabalho continuará sendo realizado e sua produtividade se mantenha adequada, pois, trabalhar de casa nem sempre é tão fácil quanto possa parecer:

1. Escolha um Local Com Cuidado

Nem todos terão o espaço adequado para trabalhar de casa, mas em uma emergência como essa é necessário improvisar. Uma mesa – com a altura adequada – e uma cadeira em que se sinta confortável.

Se for possível, seu local de trabalho deve ser montado no cômodo mais silencioso da casa, de preferência isolado dos demais. Faça desse local seu escritório e, se você mora com sua família, peça que respeitem esse local como seu escritório nos próximos dias:

  1. Faça um acordo com eles de que música alta, televisão no último volume e furadeira no horário comercial não são boas ideias
  2. Tenha Uma Agenda e Compartilhe-a Com Todo o Mundo

As constantes interrupções são as verdadeiras inimigas do home office, pois quando se trabalha em casa, família e amigos podem ser grandes fontes de distração. Não podemos supor que as pessoas irão automaticamente respeitar o fato de que você está trabalhando de casa. Provavelmente, essas pessoas não irão respeita isso, pois isso pode ser novidade para elas também. Dessa forma, ajude-as a entender, informando seus horários de trabalho e suas pausas, explicando-lhes a delicada situação que estamos vivendo e peça respeito ao seu ambiente de ESCRITÓRIO TEMPORÁRIO”.

3. Permita-se Pequenas Pausas e Descansos

Procure, em intervalos regulares, levantar–se e andar um pouco durante o dia. Em home office, a tendência é trabalhar mais intensamente e sem interrupções.

No escritório, estamos sempre em movimento, seja na saída para o almoço, nas pausas para o café ou conversas com colegas em outras áreas. Então, faça o mesmo em casa, mas volte logo à rotina de trabalho para não se distrair. Portanto, nada de ficar oito (8) horas sentado em uma cadeira.

4. Silencie as Notificações do Seu Celular

É uma ilusão achar que você poderá ficar longe do se smartphone enquanto trabalha. Inclusive, ele é uma ferramenta muito importante nesse período. Mas, para não se distrair e perder o ritmo, silencie notificações e redes sociais e do Whatzapp que não forem relacionados ao trabalho.

5. Crie uma Rotina

Trabalhar em casa pode ser libertador no início, já que não há chefe por perto ou muito falatório em volta. Mas também pode se tornar opressor se você não cria seus próprios hábitos e se perde com facilidade entre suas próprias tarefas.

Uma boa dica é usar a lógica: “resolva problemas de uma vez”, criado por David Allen, que propõe resolver o máximo possível de tarefas diárias, sem procrastiná-las. O importante é achar uma rotina que se encaixe ao seu modo de trabalhar e gere bons resultados.

6. Home office Não é Festa do Pijama

Se a ideia de trabalhar de pijama e pantufa parece encantadora, é porque você nunca colocou em prática. Pode parecer ser muito divertido em um primeiro momento, mas suas roupas têm grande influência sobre o nosso comportamento e disciplina. Uma atitude desleixada pode gerar negligência nas tarefas e comprometer a seriedade do trabalhomesmo que de forma inconsciente. Por isso, se quiser entregar um trabalho de qualidade e continuar no home office, é melhor se vestir como se estivesse no escritório.

7. Cumpra Seu Horário

Assim como no escritório, o expediente em casa deve ter um horário de início e fim. Se precisar resolver algo durante o expediente, programe os horários como se estivesse no escritório, fazendo hora extra se for necessário. Sem um horário fixo, você pode perder o controle dos limites entre a vida pessoal e profissional, além de comprometer seu rendimento.

8. Tenha (e Alcance) Metas

Não é porque você está em casa que seu trabalho pode ser relegado. Continue perseguindo suas metas e objetivos, como sempre fez no escritório. Por estar em casa, sem supervisão direta, seu nível de maturidade e prioridade deve ser aumentado.

Não fique esperando que te peçam para fazer algo: faça o que está acordado. Faça o que é a sua função. Tem dúvidas? Pergunte! Demonstre engajamento e vontade. Aproveite a oportunidade para mostrar o excelente profissional que você é.

 

Sobre o Autor:

Julio Cesar S. Santos Professor, Consultor e Palestrante. Articulista de Vários Jornais no RJ, autor dos seguintes livros: “Promoção e Merchandising Eficientes Para Pequenas Empresas” e “Vendedor Profissional” (Ed. Aprenda Fácil); “Qualidade no Atendimento ao Cliente” e “Liderança, Atitude e Comportamento Gerencial (Ed. Clube de Autores); “Estratégia: o Jogo Nas Empresas” e “Planejamento de Vendas” (AGBook Editora) e Co-Autor de “Trabalho e Vida Pessoal – 50 Contos Selecionados” (Ed. Qualytimark, Rio de Janeiro, 2001).Por mais de 25 anos treinou equipes de Atendentes, Supervisores e Gerentes de Vendas, Marketing e Administração em empresas multinacionais de bens de consumo e de serviços.Elaborou o curso de “Gestão Empresarial” e atualmente ministra palestras e treinamentos presenciais e à distância nas áreas de Marketing, Administração, Técnicas de Atendimento ao Cliente, Secretariado e Recursos Humanos.Graduado em Administração de Empresas, Especialista (MBA) em Marketing e Mestre em Gestão Empresarial. E-mail de contato: jcss_sc@yahoo.com.br .

Imprimir

Editor

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs