Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

Mercado x Mão-de-obra na construção civil: reflexos e suas consequências

Publicado em 20/11/2018

Temos como objetivo realizar um estudo de como a economia do nosso país pode influenciar no custo e no orçamento de um projeto da construção civil em Minas Gerais (MG). Poderão ser verificadas oscilações de oferta de mercado x mão de obra, verificando seus reflexos em cenários de ascensão do mercado imobiliário, como também em casos de desaceleração. O setor da construção civil, como qualquer outro setor produtivo, necessita de mão-de-obra qualificada, mas, conforme a realidade se mostra, o resultado é bem diferente para o setor de edificações, sendo que grande parte da execução é artesanalmente realizada por esses profissionais, que em sua maioria são oriundos das classes sociais menos favorecidas, além de baixo nível de escolaridade, às vezes mesmo analfabeta, e sem qualificação técnica adequada. O atual cenário observa que há um grande número de profissionais desqualificados ou inadequados a essas atividades, podendo, portanto, gerar serviço mal executado, baixa qualidade, baixa produtividade, retrabalhos e atrasos, dentre outros problemas. Isso reflete diretamente na gestão do projeto como um todo, principalmente por ter uma mão-de-obra incompatível. Dessa forma, se irá gastar mais do que inicialmente previsto.

Leia o artigo completo, clique aqui.

 

Sobre os autores:

Andreza Neves: Graduada em engenheira Civil, colação em dezembro de 2014 pelo Centro Universitário Newton Paiva-MG, atuando na empresa Direcional Engenharia S/A no setor de Qualidade e responsável pelo acompanhamento e avaliação dos procedimentos internos baseada na norma PBQP-H “Nível A”. E-mail: andrezaneves7@yahoo.com.br.

Gustavo Augusto: Engenheiro Civil, formado em julho de 2012 pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, atuando como Engenheiro de orçamento responsável por Elaboração de orçamentos para Licitações Públicas, Licitações Privadas, Orçamentos de obras de Construção Pesada (Rodovias, Terraplenagem, Pavimentação, Drenagem, Aeroportos, etc.), Saneamento (ETE, Redes de Esgoto, Redes Pluviais, Canalizações, Redes de água, ETA, etc.), Edificações, etc. E-mail: gustavotofaniluz@yahoo.com.br

Ítalo Coutinho (Orientador) Engenheiro , PMP. Graduado em Engenharia Industrial Mecânica, Especialista em Gestão de Projetos e Mestre em Administração de Empresas. Atua como Gerente de Projetos e Engenharia da Saletto Engenharia. Pós-Graduado em Logística Empresarial. Coordenador e Professor de Cursos de Pós nas áreas de Engenharia de Planejamento, Gestão de Projetos de Construção e Montagem e Engenharia de Custos e Orçamentos. Autor de capítulos de livros, artigos e colunista sobre Gerenciamento de Projetos, com foco em Engenharia e Construção. Fundador do portal PMKB – Project Management Base of Knowledge. Afiliado a Sociedade Mineira de Engenheiros (SME); PMI; AACE e IBAPE-MG. Revisor do  “PMBOK Construction Extension 2015” a convite do PMI Global.

Imprimir

Editor

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs