Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

O Grande Desafio: “Transição das organizações para “Agile”

Publicado em 21/10/2015

Nestes anos atuando com metodologias Ágeis na Gestão de Projetos, é impressionante como as empresas possuem uma grande resistência na transição de métodos tradicionais de gestão de projetos para métodos ÁGEIS.

Tenho recebido muitas perguntas de amigos, alunos e profissionais de diversas áreas, se tais desafios estão voltados a mudança de mindset das “pessoas”.

Para responder, apresento abaixo, alguns desafios interessantes que tenho mapeado e enfrentado pelas minhas atividades e experiência em campo;

“Desafio de transição da Cultura Organizacional”

Gerir a cultura organizacional é complicado, e alterá-la ainda é mais complicada ainda, mas não impossível. A cultura tem raízes profundas, que por sua vez se trata de humanos no qual as tentativas para mudar a cultura produzem reações emocionais fortes, visto que ataca diretamente a zona de conforto do indivíduo. A maneira como as pessoas agem, em geral, reflete a postura do líder. Se a mudança não vier de cima, o resto irá continuar do mesmo jeito. Por isso o líder de cada precisa querer esta mudança, ou seja “ser ágil”.

“Desafio de implantar o método até virar um hábito”.

Mesmo que o time tenha claro quais são os valores que quer implantar, não basta dizê-los ou escrevê-los para que tudo mude. É necessário exercitar os novos princípios todos os dias, mas para isso requer paciência e orientação, no qual o líder deve estar consciente do seu papel no processo, e acompanhar as expectativas do time em relação ao prazo de transição.

“Desafio de gerar desejo de mudança”

Existe a necessidade de mudança. Uma mudança tática pode ser feita por meio da implantação de um novo sistema ou método (Lean ou Scrum), sendo necessário haver uma “disposição sincera e transparente” para transformar as coisas.

“Desafio da motivação”

A chave para o sucesso à longo prazo é motivar as pessoas a abraçarem as novas causas. Um passo importante é fazer com que elas entendam quais são os benefícios dessa transformação (valor agregado) que tal mudança poderá trazer de forma positiva, tanto para o lado pessoal ou profissional.

“Agile Coach”

Ter um apoio de um Agile Coach, faz toda diferença no sucesso da implantação do ÁGIL nas organizações. Estando no front de gerra, tendo os desafios diários do projeto independente de sua grandeza, será preciso contar com ajuda de alguém experiente que já tenha passado por esta transição, um trabalho focado em equipe e com transparência e conhecimento compartilhado com todos, levando o time a performar e iniciar entregas de valor agregado junto ao seu cliente.

O mundo sempre esta em transformação e consequentemente inúmeras empresas que já adotaram métodos de Gestão de Projetos Ágeis, após terem os DESAFIOS de mudança de mindset das pessoas finalizados, começam a colher os frutos positivos e rápidos, afinal tais pessoas nestas organizações, estão entregando produtos inovadores, com qualidade e que geram “VALOR AGREGADO” aos seu clientes.

alexandre_abdalla

Sobre o Colunista: Alexandre Corsi Abdalla, possui 14 anos de experiência de atuação na Área de Tecnologia da Informação desenvolvendo soluções e aplicando gestão de tecnologia e gestão de projetos/portfólio para empresas dos segmentos de VAREJO, TELECOM, PUBLICO FINANCEIRO, EDUCAÇÃO e VAREJO. É formado em Administração com Sistemas de Informação Gerencial e MBA em Gestão de Projetos (FIAP), Personal & Professional Coach (SBC) e possui Especialização em Design Thinking. Rede Social LinkedIn e Empreendedorismo na (FIAP). Experiência como Gestor de Projetos, PMO e Agile Coach nos últimos 6 (seis) anos. Professor, Consultor, Palestrante, Instrutor e Pesquisador de modelos visuais, inovadores e de metodologias Ágeis como AGILE THINKING CANVAS, BUSINESS MODEL GENERATION, SCRUM, KANBAN, LEARNING CANVAS. Professor titular em cursos de Graduação e MBA, compartilhando conhecimento nas seguintes instituições: FIAP, IMPACTA, SEBRAE. CoFundador da empresa PPM EDUCATION voltada para educação corporativa, aplicando eventos e treinamentos diferenciado. Atualmente, é consultor independente da rede social do LinkedIn no Brasil e Agile Coach frente a empresa Abu Consultoria e Treinamento, desenvolvendo equipes e transformando diversas áreas das organizações em equipes ágeis, com entregas rápidas e e de valor agregado ao cliente.

E-mail de Contato: cabdalla@terra.com.br  – Site: www.ppmeducation.com.br

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

Imprimir

Editor

  1. sandra santos disse:

    Excelente argumentação sobre o tema.
    Infelizmente vejo como um problema cultural em nosso país.
    Acho que em tempos de crise é até compreensível que os gestores mantenham seus projetos na “marcha lenta”, mas se formos ver com olhos do futuro e pensar em certificar, este método é o que mais aproxima as empresas da verdadeira excelência. Não tem é que ter medo de implantar e criar cultura de aceleração.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs