Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

Estudo de caso: perfil dos projetos desenvolvidos no Mater Natura (OSCIP Ambiental), Curitiba/Paraná

Publicado em 12/02/2018

Contextualização:

As OSCIP’s exercem um papel importante na elaboração, planejamento e execução dos projetos ambientais financiados por instituições, públicas ou privadas, além de atuar como entidades formadoras de opinião perante a sociedade civil. Parcerias realizadas entre empresas e OSCIP’s, através de editais, patrocínios e parcerias diretas e indiretas, resultam em dados e ações importantes na pesquisa e conservação dos ecossistemas naturais, beneficiando com êxito todos os stakeholders envolvidos.

Leia o artigo completo, clique aqui.

Sobre a Autora: 

Célia Ferreira dos Santos, Pontifícia Universidade Católica do Paraná. E-mail de contato: celia_bioeventos@hotmail.com

Contexto: Artigo apresentado no V SINGEP – Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade de 2016.

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

Imprimir

Editor

  1. Jeam Marcel Pinto de Alcântara disse:

    O artigo aborda de forma bastante objetiva sobre a atuação das OSCIP’s, no desenvolvimento de planos, programas e projetos voltados para preservação, conservação e sustentabilidade do meio ambiente, tendo como pano de fundo o relacionamento socioambiental das comunidades que vivem nos territórios onde ocorre exploração econômica dos recursos naturais.
    Essas instituições exercem um importante papel de intermediação no relacionamento institucional entre as empresas e as comunidades afetadas pelos empreendimentos, no sentido de realização de diagnósticos, estudos e execução de ações de sustentabilidade, mobilização social, educação ambiental, pesquisas, etc, bastante relevantes para minimização ou mitigação dos impactos ocasionados pelos seus respectivos empreendimentos e, ainda, dão uma visibilidade de responsabilidade socioambiental da empresa.
    No caso da prestação de serviços das OSCIP’s para instituições públicas, as mesmas conseguem realizar um papel de desenvolvimento e execução de politicas públicas, onde muitas vezes os órgãos competentes não conseguem fazê-lo, por diversas situações, como falta de estrutura, pessoal qualificado etc. Como exemplo, cito OSCIP’s que prestam serviços de apoio técnico ao ministério público, em questões de conflitos socioambientais.
    Contudo, há de se tomar certo cuidado em relação ao papel e limites de atuação dessas instituições, tendo em vista o cenário de corrupção e contexto político do país, as atribuições destas devem ser bem delineadas e fiscalizadas.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs