Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

Principais mudanças na 6ª edição do Guia PMBOK®

Publicado em 23/03/2018

O Guia PMBOK® foi atualizado, e já estamos na 6ª edição. As principais mudanças elencadas por nós são:

  • Foram incluídas estruturas organizacionais: Orgânica, multidivisional, virtual e híbrida.
  • O capítulo 3 foi reescrito incluindo as informações sobre o “Papel do Gerente de Projetos”. Foi melhor descrito as competências do GP e inclusão do Triângulo de Talentos do PMI (PMI Talent TriangleTM), que engloba as habilidades técnicas, as habilidades estratégicas e de negócio e as habilidades de liderança.
  • Continuam as 10 áreas de conhecimento e os 5 grupos de processos, porém agora existem 49 processos.

Os processos são:

Gerenciamento da Integração do Projeto

Inserido novo processo 4.4 Gerenciar o Conhecimento do Projeto, o registro de lições aprendidas será realizado ao longo do projeto.

Gerenciamento do Cronograma

Gerenciamento de Tempo agora é Gerenciamento do Cronograma e o processo 6.4
Estimar os recursos das atividades foi remanejado para a área de Recursos.

Gerenciamento da Qualidade

O processo 8.2 recebeu a nomenclatura de Gerenciar a Qualidade

Gerenciamento dos Recursos

Ampliação da área de conhecimento Gerenciamento dos Recursos Humanos para Gerenciamento dos Recursos, abrangendo também outros recursos importantes ao projeto como os materiais e equipamentos. O processo Estimar Recursos das Atividades foi para a área Gerenciamento de Recursos, anteriormente fazia parte da área de Gerenciamento do Cronograma.

Gerenciamento das Comunicações
Nesta área de conhecimento o conceito de comunicação (entre duas pessoas) e comunicações ganhou um novo conceito, além da alteração do processo 10.3 Monitorar as Comunicações.

Gerenciamento dos Riscos

Nesta área de conhecimento foi adotado uma nova estratégia de “escalar” os riscos ao stakeholders apropriado e inserido novo processo 11.6 Implementar as Respostas aos Riscos.

Gerenciamento das Aquisições

No processo Encerrar as Aquisições foi removido e o trabalho pertinente ao mesmo foi inserido nos processos Controlar Aquisições e Encerrar o Projeto ou Fase.

Gerenciamento das Partes Interessadas

O processo 13.2 recebeu a nomenclatura de Planejar o Engajamentos das Partes Interessadas e o 13.4 Monitorar o Engajamento das Partes Interessadas.

Outro ponto de atenção: Anteriormente era permitido a impressão em PDT para uso pessoal, agora há uma marca d’água em cada página do guia além do nome do proprietário e o ID do PMI estarem descritos no rodapé de cada página.

E você, gostou das mudanças? Compartilhe conosco a sua opinião!

Sobre o Colunista:

Gustavo Teixeira é especialista em gerenciamento de projetos, certificado pelo PMI em 2010 como Project Management Professional (PMP), Scrum Master e ITIL. Foi nos últimos 15 anos responsável por projetos dos setores de tecnologia, infraestrutura, saúde, banking e gestão do conhecimento. Atualmente é diretor na PMBASIS consultoria, tendo atuado também em empresas como Ativas Datacenter, Algar Tecnologia, Unimed BH e MV Sistemas. Professor, mestrando em sistemas de informação e gestão do conhecimento com MBA em gerenciamento estratégico de negócios. Leciona em cursos MBA, in-company e nos preparatórios PMP e CAPM do PMI Minas Gerais, onde é coordenador desde 2010. É membro do PMI (Project Management Institute) e do PMI Minas Gerais, onde atua como Executivo Nomeado da Diretoria de Certificação e Desenvolvimento Profissional.

E-mail de contato: gustavo@pmbasis.com.br l Site:  www.pmbasis.com.br

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

Imprimir

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

×