Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

Profissional Mantenha Sua Automotivação

Publicado em 17/07/2019

Não importa a área em que você trabalhe, não importa a função que você execute e também pouco importa se você é chefe ou mesmo um simples operário. O que importa realmente é se você é capaz de realizar tarefas. Mas, para isso qualquer pessoa deve estar auto motivada para fazê-las.

A Motivação é o desejo interno que nos faz prosseguir, apesar de eventuais contratempos, desânimos e erros. Ela é inerente à própria pessoa, embora não seja algo que venha com naturalidade para todos.

Muitos acreditam que terceiros sejam capazes de influenciar pessoas e levá-las a mudarem seus comportamentos, outros creem que a automotivação pode ser aprendida e desenvolvida. Mas, se concordarmos com esses, como seria possível desenvolver esse desejo interno? Sendo assim, veremos abaixo, algumas “dicas” para a automotivação de um profissional, seja ele da área que for:

A) ACREDITE EM SI MESMO: Só deixe os pensamentos positivos dominarem seus pensamentos, tais como “tenho valor”, “gosto de mim”; “sou forte e confiante”; “posso lidar com os contratempos”; “sei que o futuro reserva boas oportunidades para mim”. forçar-se a pensar assim, pode ser difícil, no início. Mas, somente quando você acreditar que merece o sucesso, ele virá até você.

B) SUPERE O MEDO: o medo gera estresse, pânico e ansiedade. Ele acaba com seus planos e objetivos. Veja algumas maneiras de superá-lo: (1) Identifique e entenda seus medos; (2) Desenvolva sua autoconfiança; (3) Tome uma atitude, pois quando você começa a fazer algo seus medos tendem a desaparecer.

C) CRESÇA COM OS SEUS ERROS E FRACASSOS: Sócrates observou que é mais perigoso adquirir conhecimento do que comida, pois se você comprar carne estragada irá jogá-la fora, não permitindo que prejudique seu organismo. Mas, ideias absorvidas pela mente não são tão fáceis de sair. Portanto, quando você aprende com seus erros e fracassos eles deverão ser jogados fora como comida estragada. Julgar-se apenas considerando os erros e fracassos, é garantir para si mais erros e mais fracassos.

D) COMECE AGORA: O mais rápido possível. E, em sua vida profissional:

  • Aceite os Desafios: Os desafios são oportunidades para sair da rotina de seu trabalho e aumentar seus conhecimentos. Desafios devem ser encarados como oportunidades e você ficará muito mais motivado se encarar positivamente os desafios que cruzam seu caminho.
  • Tenha Orgulho de Suas Realizações: Embora você não possa ignorar problemas futuros, não deve se esquecer de comemorar o sucesso de hoje. Mesmo pequenas conquistas podem ser motivo de muito orgulho.
  • Visualize o Sucesso: Faça isso, da maneira mais clara possível. A imagem deve ser tão boa que você faria tudo para participar dela.
  • Seja Flexível: A dificuldade de se adaptar ou mudar pode acabar com a automotivação de um profissional. A solução pode ser a flexibilidade – uma disposição para adaptar os objetivos para que eles se ajustem melhor a seus valores e conhecimentos.

Sobre o Autor:

Julio Cesar S. Santos Professor, Consultor e Palestrante. Articulista de Vários Jornais no RJ, autor dos seguintes livros: “Promoção e Merchandising Eficientes Para Pequenas Empresas” e “Vendedor Profissional” (Ed. Aprenda Fácil); “Qualidade no Atendimento ao Cliente” e “Liderança, Atitude e Comportamento Gerencial (Ed. Clube de Autores); “Estratégia: o Jogo Nas Empresas” e “Planejamento de Vendas” (AGBook Editora) e Co-Autor de “Trabalho e Vida Pessoal – 50 Contos Selecionados” (Ed. Qualytimark, Rio de Janeiro, 2001).Por mais de 25 anos treinou equipes de Atendentes, Supervisores e Gerentes de Vendas, Marketing e Administração em empresas multinacionais de bens de consumo e de serviços.Elaborou o curso de “Gestão Empresarial” e atualmente ministra palestras e treinamentos presenciais e à distância nas áreas de Marketing, Administração, Técnicas de Atendimento ao Cliente, Secretariado e Recursos Humanos.Graduado em Administração de Empresas, Especialista (MBA) em Marketing e Mestre em Gestão Empresarial. E-mail de contato: jcss_sc@yahoo.com.br .

Imprimir

Editor

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs