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Qual a melhor maneira de fazer data books?

Publicado em 04/07/2016

Em determinados tipos de projeto os assim chamados “data books” são considerados entregas que o projeto deve fazer. Para quem não sabe, uma data book nada mais é do que um livro que conta a história de uma obra ou da fabricação de um produto e que reúne todo um conjunto de documentos importantes, como por exemplo, laudos de inspeção e de ensaios técnicos.

O data book guarda o histórico de fabricação e montagem de um equipamento ou de uma instalação industrial. Trata-se de uma peça importante para fins de garantia e manutenção do equipamento ou da instalação industrial.

data books

Como o data book  é uma exigência contratual em projetos e precisa conter documentos com assinatura, não há outro jeito que não montar o volume em papel. O problema é que um data book em papel é difícil de manusear e se deteriora com o tempo.

Atualmente é muito comum o uso de arquivos em formato PDF para a confecção do data book . Mas essas não é a melhor opção. Uma dica interessante é fazer uso do formato NetHelp. Um data book  feito nesse formato tem diversas vantagens:

  • O data book torna-se facilmente acessível por intranet, extranet ou web site.
  • O formato NetHelp permite fazer pesquisa textual plena ou indexada, tornando o uso do data book muito mais prático.
  • É possível ao usuário do data book fazer marcações de itens favoritos que são frequentemente consultados.
  • É possível fazer plena integração com e-mail
  • É possível incluir cópia de documentos originais digitalizados. Esse recurso é especialmente importante quando da existência de documentos assinados ou que tenham sido escritos à mão.
  • Acesso ao data book através de qualquer dispositivo (celular, tablet, computador e notebooks).
  • O data book torna-se portátil, podendo ser levado num pen drive ou gravado em um CD ou DVD.

Se seu projeto necessita elaborar um data book, recomendo contato com a Multidoc. Já usei os serviços da empresa por diversas vezes e o resultado é sempre muito bom.

Sobre o Colunista:

Alvaro Antonio Bueno de Camargo, Profissional com 35 anos de experiência na área de gerenciamento de projetos, com atuações nos Estados Unidos, Japão, Angola, Argentina e Colômbia. Docente de cursos de pós-graduação na Fundação Getúlio Vargas, Brazilian Business School e nos cursos MTA da Universidade Federal de São Carlos. É Mestre em administração de empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com foco de pesquisa em capacidades dinâmicas das organizações. É MBA em Administração de Projetos pela Fundação Instituto de Administração da USP e graduado em Ciências da Computação pela Universidade Paulista. É certificado como PMP – Project Management Professional pelo Project Management Institute. Atuou em projetos de grande porte nas áreas de energia, indústria e petroquímica. Atualmente tem três livros publicados, entre eles o “Manual de Projetos Infraestrutura e Engenharia”, escrito em coautoria com Júlio Schwartz.

E-mail: camargo.alvaro@gmail.com – Blog: https://alvarocamargo.wordpress.com

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

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  1. Editor disse:

    Boa tarde, tudo bem?
    Agradecemos pelo seu comentário!
    O site http://www.salettoeng.com pode auxiliá-lo como consultoria neste trabalho.

  2. J.DARCIO CASARINI disse:

    TEMOS UMA CALDEIRARIA DA MÉDIA ARA PESADA EM FABRICAÇÃO DE VÁRIOS EQUIPAMENTOS, DE CONFORMIDADE COM OS PROJETOS RECEBIDOS, MAS GOSTARIA DE SIMPLIFICAR OS DATA BOOK, NÃO SEI COMO, EM VIRTUDE DE
    UTILIZAR PROCESSOS E PESSOAL QUE DEIXAM DE PRODUZIR, SEI QUE É UM MAL NECESSÁRIO ATUAL, MAS SERÁ QUE EXISTE FÓRMULA DE AMENIZAR

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