Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

Saiba como Treinar as Pessoas Corretas para os seus Projetos

Publicado em 13/06/2019

Nessa matéria você ficará conhecendo não somente a idade, mas alguns fatos que ressaltam o lado genuíno do gerenciamento de projetos e como tirar proveito de ferramentas, software ou sistema de gerenciamento de projetos, de boas práticas para condução de um processo de treinamento eficaz – com pessoas corretas – no âmbito de sua estratégia de gerenciamento de projetos.

A existência dos projetos é datada desde os primórdios da civilização, com a construção de famosos monumentos, a exemplo das pirâmides do Egito. Na segunda metade do século XIX os novos negócios aumentaram bastante sua complexidade, tornando-se responsáveis pelos princípios da gerência de projetos. A Revolução Industrial alterou a estrutura econômica do mundo ocidental, desenvolvendo o capitalismo industrial. As relações de produção foram modificadas, exigindo cada vez mais da tarefa de gerir as novas organizações. A partir daí, surge à necessidade de sistematizar e orientar a forma de administrá-las. Os projetos estimularam o crescimento da área de gerenciamento e também foram decisivos na criação de grupos que tentavam padronizar sua execução.

Uma história típica de gestão de projetos, palco de risos, mas um misto de técnicas de gestão, lições aprendidas e melhores práticas podem ser retratadas em Asterix e Obelix: Missão Cleópatra.

No filme, a megalomaníaca rainha Cleópatra vende um projeto ambicioso: a construção de um palácio para o imperador César. Com a restrição de prazo, é duvidosa a possibilidade da entrega. No entanto, a ‘gestora do negócio’, Cleópatra, seleciona um ‘gerente do projeto’, Numerobis, que só aceita a missão devido às ameaças dela. O produto será entrega ao ‘cliente’ César que duvida do prazo de entrega, mas o gerente de projetos descobre a fórmula para alcançar o objetivo, uma porção mágica.  O escopo do projeto é construir, em três meses, o maior palácio que César já viu, com uma arquitetura distante da convencional.

A maior incerteza acontece na fase de inicialização do projeto, pois humanamente seria impossível cumprir o prazo definido. Os dois gauleses, Asterix e Obelix, são envolvidos para ajudar magicamente Numerobis nesse desafio. Os trabalhadores egípcios foram os colaboradores da construção do palácio. O objetivo do projeto foi alcançado, entregando no prazo estipulado um palácio construído sob uma ótica jovem, com um design visionário. Quais foram os fatores críticos de sucesso?

Saiba como treinar as pessoas corretas para o gerenciamento de projetos

É possível perceber, na história contada, que um dos fatores críticos de sucesso foi a escolha das pessoas certas para trabalhar no projeto. Identificar pessoas chave e treiná-las para sua estratégia de gerenciamento de projeto é condição sine qua non para condução ao sucesso do projeto. Muitas vezes é necessário garimpar na empresa ou no mercado um determinado perfil de profissional crucial para as características do projeto. É importante que o gerente de projetos faça uma pesquisa para identificar potenciais colaboradores que se enquadram nos requisitos definidos para compor a equipe.

Selecionar as pessoas certas requer, além de sorte, utilizar técnicas ou ferramentas apropriadas para buscar talentos. Inicialmente elabore o plano de gerenciamento de recursos humanos do projeto, identificando e documentando papéis, responsabilidades, habilidades necessárias e relações hierárquicas.  Considere obter referências confiáveis e procure pessoas experientes ou interessadas no tipo do projeto. Realize entrevistas e pontue os pontos fortes e fracos dos candidatos; realize as mobilizações de acordo com as fases e cronograma estabelecido; acompanhe o desenvolvimento da equipe e procure suprir com os treinamentos complementares.

O ideal é iniciar a prospecção de pessoas dentro da organização: conhecidas, indicadas ou através de banco de talentos. Caso não encontre ou não consiga disponibilidade de tempo das pessoas, realize a prospecção externa – contando com recursos de terceirização, headhunters, redes sociais como Linkedin, Facebook, Meetup ou plataformas de freelancers ou crowdsourcing. A escolha do tipo de aquisição de pessoas depende das condições de orçamento, avaliação de riscos, políticas e restrições da organização.

É conveniente investir em treinamento para ajudar na estratégia de gerenciamento de projetos, elaborando um plano para esse fim. Pode ser através da utilização de técnicas como aprender fazendo ou processos de mentoria entre os membros da equipe – compartilhando conhecimento e experiências – e com o gerente de projetos conduzindo a forma de trabalho, de acordo com a sua estratégia de gestão, equalizando todos na execução do framework do projeto, considerando os processos claramente definidos e ferramentas que facilitarão a gestão em todas as fases do projeto.

Sobre o autor:

Hayala Curto, CEO da Seed e idealizador do software NetProject (http://netproject.com.br/). Principal acionista da empresa, Hayala é mestrando em Informática pela PUC Minas, graduado em Ciência da Computação e tem MBA em Gerência de Projetos e Gestão Empresarial pela FGV. Tem mais de 15 anos de experiência coordenando projetos de TI. Especialista em plataforma WEB e Business Inteligence. Participou da criação e do desenvolvimento de diversos DataWarehouses e aplicações WEB corporativas para clientes como a Telemig Celular, Vale, Prefeitura de Betim, CEMIG, entre outros. É membro do PMI, Project Management Institute, atuante no capítulo de Minas Gerais, desde 2004.  E-mail de contato: contato@seedintelligence.com / http://www.seedintelligence.com

Imprimir

Editor

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs