Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

SUN TZU: Liderança em Projetos

Publicado em 29/10/2018

RESUMO

Este artigo mostra os principais conceitos de liderança em gestão de projetos baseando-se nas ideias do filósofo Sun Tzu, autor de A Arte da Guerra. A liderança em projetos é essencial para que um gerente possa conduzir os trabalhos de forma eficiente, se antecipando a eventuais problemas referentes a riscos que podem comprometer prazos e custos de entrega. Essa liderança requerida no gerente deve englobar um planejamento bem feito, treinamento e aperfeiçoamento da equipe envolvida no projeto, dinamismo para alocação oportuna de recursos, entendimento da cultura organizacional interna e do ambiente externo e sabedoria para conduzir a equipe a alcançar seus objetivos.

Palavras-chaveLiderança, Planejamento, Objetivos, Gerente.

ABSTRACT

This article shows the principal leadership concepts in Project Management based on ideas from the philosopher Sun Tzu, Art of Warauthor. Project leadership is essential for a manager to be able to conduct the work efficiently, anticipatingpossible problems about risks that can compromise deadlines and delivery cost. This required managerial leadership should include well-planned planning, training and improvement of the team involved in the project, dynamism for appropriate allocation of resources, understanding of the internal organizational culture and external environment, and wisdom to lead the team to achieve its goals.

Keywords: Leadership, Planning, Goals, Manager.

 

INTRODUÇÃO

A obra A Arte da Guerra foi escrita pelo filósofo, estrategista e generalchinês Sun Tzu. Escrito há aproximadamente 476 a.C. o livro levanta questões como estratégia, liderança, logística e riscos militares que podem ser comparados no ambiente corporativo.O objetivo de Sun Tzu foi ilustrar maneiras para conquistar a vitória em qualquer tipo de conflito (bélico, comercial, político, econômico).

Uma das principais ideias do livroé a importância de saber analisar o mercado, conhecer a si próprio e também aos seus adversários, e assim poder aplicar os mais diferentes tipos de estratégias conforme cada nova situação, sendo o planejamento fundamental para o sucesso.

Para Hunter (1998)“Liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum”.

Senge (1998) destaca queliderança é mais do visão, é uma visão compartilhada em queo poder do líder não está restrito às pessoas no topo da hierarquia das organizações, mas que deve estar presente em todos os níveis.

Neste artigo ressaltamos a importância do papel da liderança do gerente na condução de um projeto, assim como as dificuldades para exercê-la em determinados casos e os benefícios que um “Gerente Líder” pode agregar para o sucesso na entrega do trabalho, dando ênfase nas técnicas utilizadas por Sun Tzu para comandar um exército.

 
DESENVOLVIMENTO
LIDERANÇA: CONCEITOS E APLICAÇÕES DE SUN TZU

Um dos papéis do gestor de projetos é fazer com que os processos sejam planejados, realizados, checados frequentemente e ajustados, de modo que os riscos na execução do mesmo sejam minimizados e o projeto finalize conforme previsto em seu escopo, cronograma e custos. Um PDCA bem realizado na gestão de um projeto tende a levar ao cumprimento de prazos e pode ser uma excelente ferramenta para o gerente antecipar a problemas, reequilibrar despesas e aplicar recursos de forma eficiente e otimizada.

Em seu primeiro capítulo, “Preparação dos Planos”, Sun Tzu demonstra a importância do general planejar com exatidão antes de partir para a execução, sabendo analisar as possibilidades ou os riscos frente aos recursos acessíveis.Sun Tzu também nos apresenta os sinais que levam um líder à vitória e aqueles que levam à derrota, assim como as qualidades que um líder deve ter e os defeitos que o levam ao fracasso.

É função do gerente de projetos liderar a equipe e treiná-la para que elaentenda as necessidades do projeto, cumpra todos os requisitos e execute as atividades de forma a desenvolvê-lo e finalizá-lo com qualidade.

A liderança em gestão de projetos é uma habilidade desenvolvida através de qualificação e experiência e deve ser executada de forma firme para que não haja desvio de foco entre os colaboradores.Diante do exposto, é de primordial importância que o gerente de projetos assuma também um papel de liderança perante os membros e gestores das diversas equipes envolvidas em um determinado trabalho. A liderança deste profissional deve ser percebida por todos os envolvidos, de modo que ele possa alterar processos, contratar e realocar recursos, redistribuir tarefas, levantar e otimizar custos, além de definir algumas estratégias.

Sun Tzu diz que um líder tem que ser forte,expressar confiança e determinação para sua equipe, devendo influenciar pessoas através dessa força. O líder deve ajudar sua equipe a aprimorarsua habilidades individuais e deve ser capaz de motiva-los e uni-los em torno de um objetivo comum. Sun Tzu também deixa claro que o gestor deve saber administrar as pessoas,direcioná-laspara a responsabilidade adequadaonde seu valor será de grande utilidade.

Sabe-se que essa missão em algumas organizações pode não ser tão simples na prática quanto na teoria, uma vez que podemocorrer problemas quanto à cultura organizacional de determinada empresa, conflitos entre gestores de determinada área e o gerente de projetos (quando este não é um gestor da empresa) e até mesmo interesses divergentes entre o gerente de projetos e a gestão da linha de produção de determinada empresa.Neste último caso, o gerente pode esbarrar em resistência por parte da equipe ou do gestor dela em atividades do projeto que demandem tempo ou recursos e que possam comprometer, de alguma forma, o processo produtivo da mesma. Pensemos em uma situação onde a linha de produção de determinada empresa deve ser parada para um trabalho de coleta de dados de um projeto da área comercial da empresa. Haverá conflito entre um gestor operacional que precisa produzir para atingir suas metas e o gestor de projetos.

Conforme Sun Tzu, um líder pode levar a empresa ao colapso quando os líderes são muito fortes e os liderados fracos, quando líderes não buscam o conhecimento, quando se tornam egoístas, autoritários, e se não conhecem as técnicas de liderança do sofisticado e evoluído mercado.

Neste e em demais casos rotineiramente percebidos em um projeto, o gerente deve exercer e/ou possuir um papel de líder estratégico na organização, de modo que saiba negociar prazos, recursos e valores com as demais áreas de determinada organização; principalmente nos casos onde o gerente de projetos não possui poder para impor que determinadas tarefas sejam realizadas arbitrariamente nos prazos determinados.

Para Sun Tzu estava explícito que o sucesso está relacionado à realização do objetivo com o mínimo de recursos e desgastes. Diz ainda quea estratégia e a tática devem estar sempre juntas e que ambas devem ser utilizadas para o sucesso, sendo que a estratégia deve ser flexível por não poder medir as circunstâncias em seu decorrer. Sendo assim, é necessário possuir táticas, pois elas são meios de ação frente à dificuldade.

Liderança não deve ser confundida com poder. Hunter (1998) define poder como a maneira de forçar ou coagir alguém a realizar sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer.

É comum encontrar no ambiente corporativo, profissionais com ambos os perfis, porém o líder é a pessoa que estimula a equipe a trabalhar de forma entusiástica e consequentemente obtendo bons resultados; já o chefe é o profissional que tem como perfil utilizar o poder como forma de coagir seus colaboradores a executar a tarefa que lhe são designadas.

A determinação deve ser uma característica predominante de um líder, pois influencia diretamente na tomada de decisão e na forma como ele é visto por sua equipe.

Para equilibrar custos, recursos e prazos no desenvolvimento do escopo de um projeto, um gerente, ao assumir o papel de líder, deve ter um perfil de dinamismo, respondendo rapidamente a eventuais mudanças de cenário. O líder deve acompanhar de perto a execução dos trabalhos de cada pacote, oferecer suporte e tomar decisões que afetem o mesmo.

 

CONCLUSÃO

As lições de Sun Tzu, escritas há 2500 anos, levantam questões aplicáveis à gestão de projetos nos dias atuais. A conquista do sucesso, tanto em uma batalha quanto em um projeto, reside na união da equipe em torno de um objetivo comum. Para isso é necessário um líder capaz de conduzir sua equipe, comprometido a criar harmonia no ambiente interno, além de conhecer o ambiente externo. Um bom líder tem que ter capacidade de planejar estrategicamente e executar eficientemente, de se adaptar às diversas condições e de agir com sabedoria e integridade. Como dito por Sun Tzu, “O líder é o sustentáculo do grupo: se for forte em todos os aspectos, o grupo será forte; se está defeituoso, o grupo será fraco”.

Para alcançar uma eficiência desejada dentro de uma organização, é necessário a criação de estratégias pelo líder, já que a junção delas com uma liderança precisa é o caminho certo para o sucesso. A gestão de projetos é extremamente importante para empresas que enfrentam dificuldades com as constantes mudanças no mercado, sendo sua aplicação necessária para que a organização se mantenha a frente da concorrência e possa alcançar seus objetivos. Uma empresa com uma estrutura organizacional hierarquicamente direcionada para uma gestão de projetos e com um bom líder no gerenciamento, consegue obter melhores resultados no que tange à produtividade da equipe e definir com mais precisão seus prazos, recursos, tempo e investimentos para realizar determinados trabalhos.Com essas características, com um líder que saiba lidar com eventuais conflitos externos e internos e mantendo uma estrutura e um direcionamento voltadoà missão da empresa, a tendência é que a empresa minimize seusriscos operacionais e otimize melhor seus recursos, tornando-se mais competitiva no mercado.

 

Essa é uma série de artigos sobre os ensinamentos descritos no livro “A Arte da Guerra” de Sun Tzu aplicados na gestão de projetos. Veja as datas de publicação dos artigos dessa série

SUN TZU: Estratégia e riscos em projetos (Disponível para leitura 01/10/2018) – Para ler esse artigo, clique aqui.

SUN TZU: Recursos e Logística em Projetos (Disponível para leitura em 15/10/2018) – Para ler esse artigo, clique aqui

SUN TZU: Liderança em Projetos  (Disponível para leitura em 29/10/2018)

 

REFERÊNCIAS

TZU, Sun; BUENO, André Da Silva. A arte da guerraOs treze capítulos originais. São Paulo: Jardim dos Livros, 2011.

HUNTER, James C. O monge e o executivo: Uma história sobre a essência da liderança. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2004.

SENGE, Peter M. As Cinco Disciplinas.HSM Management. São Paulo: Savana, n. 9, 2, jul./ago. 1998.

Sobre os autores:

ANGELA CASSIA MOREIRA CARLOS FERREIRA – Graduada em Administração e Tecnóloga em Gestão Financeira possui vasta experiência na área Administrativa Financeira e atualmente pós-graduanda em Gerenciamento de Projetos pela PUC Minas. E- mail:  angelacmcarlos@gmail.com  Linkedin: https://www.linkedin.com/in/angela-ferreira-298a906a

CLEYTON ROBERTO AVELAR VIEIRA – Graduado em Administração de Empresas e pós-graduado em Gestão Estratégica de Negóciospela PUC MINAS. Possui vasta experiência na área de Logística e Segurança Empresarial.É atualmente pós-graduando em Gerenciamentos de Projetos pela PUC Minas. E-mail: cleytonavelar@gmail.com  Linkedin: https://www.linkedin.com/in/cleyton-a-vieira-8a726b132

CYNTHIA CELLINA MENDES DA SILVA – Graduada em Engenharia Química possui experiência na área de Energia e Meio Ambiente e em indústria automobilística e atualmente pós-graduanda em Gerenciamentos de Projetos pela PUC Minas. E-mail: cynthia.mendes07@gmail.com Linkedin: https://www.linkedin.com/in/cynthia-mendes-5003b766/

ISABELLE ALVES COSTA TEIXEIRA – Graduada em Engenharia Civil com experiência na área de instalações e estruturas. Atualmente é pós graduanda em Gerenciamento de Projetos pela PUC Minas. E- mail: isabelle.alves20@gmail.com  Linkedin: https://www.linkedin.com/in/isabelleacteixeira/

Imprimir

Editor

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs