Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

Sustentabilidade na Construção Civil: Selos Ambientais mais Utilizados

Publicado em 26/04/2019

Sustentabilidade é assunto sério na construção civil. E não só porque órgãos reguladores ficam em cima das empresas para que elas sigam as regras e boas práticas, mas porque o setor, como um todo, tem uma grande responsabilidade nas mãos.

Um exemplo: os resíduos na construção são motivo de muitas dores de cabeça para os empreendedores. Daí, a importância em conhecer os selos ambientais mais aplicados à construção civil.

E sabe por quê? Dessa maneira, sua empresa sabe exatamente por onde se orientar para cada questão relativa à conservação e manutenção do meio ambiente em meio às suas obras. Além disso, selos ambientais mais aplicados à construção civil são excelentes instrumentos de valor para a reputação da sua marca, que investe com total consciência ambiental.

Quer saber, então, quais são os principais selos ambientais mais aplicados à construção civil? A seguir, destacamos para a sua apreciação e inspiração em almejá-los futuramente!

Selo Casa Azul

A Caixa Econômica Federal criou uma classificação socioambiental de sua autoria para as construções que a instituição financia.

Só que a busca de um dos selos ambientais mais aplicados à construção civil não é tão simples. Afinal, o órgão fiscaliza a sua obra de ponta a ponta, identificando dezenas de critérios que passam por uma rigorosa avaliação que:

  • verifica a qualidade do projeto urbanista;
  • visa identificar todo o conforto em torno do projeto;
  • atesta a preocupação de sua empresa com relação à eficiência energética;
  • analisa o armazenamento e a conservação dos seus materiais e também dos recursos utilizados;
  • checa as alternativas e estratégias aplicadas à gestão da água;
  • busca monitorar as práticas sociais adotadas pela empresa.

No total, os empreendimentos devem seguir, ao menos, 19 de um total de 53 critérios para receber o selo bronze. Com isso, a obra, quando atinge seis outros critérios, recebe o selo prata. Doze opcionais cumpridos, totalizando 31 critérios, a empresa recebe o selo ouro.

Por ser um selo voluntário — e gratuito —, a vantagem em obtê-lo consiste em agregar uma reputação sustentável à sua marca. Além de promover a marca também por meio da Caixa, que é uma boa ferramenta de marketing ao divulgar os empreendimentos que receberam os seus selos ambientais.

Certificação Leed

Um dos selos ambientais aplicados à construção civil mais populares, o Leed (sigla para Leadership in Energy and Enviromental Design) é um sistema internacional de certificação.

Ele está espalhado por mais de 140 países e tem como principal objetivo a construção de obras sustentáveis, que gerem economia no gerenciamento e agreguem inovação ao setor.

A certificação é emitida pelo Green Building Council Brasil (GBCB) e está presente no país desde 2007 — o país, inclusive, despontou como o quarto no ranking mundial de 2015.

Os interessados podem se certificar a partir de 8 tipos de LEEDs:

  • LEED NC – Novas construções e grandes projetos de renovação;
  • LEED ND – Desenvolvimento de bairro (localidades);
  • LEED CS – Projetos da envoltória e parte central do edifício;
  • LEED Retail NC e CI – Lojas de varejo;
  • LEED Healthcare – Unidades de saúde;
  • LEED EB_OM – Operação de manutenção de edifícios existentes;
  • LEED Schools – Escolas;
  • LEED CI – Projetos de interiores e edifícios comerciais.

A certificação LEED também conta com critérios e uma pontuação mínima para oferecer o selo ambiental (40 pontos) e o máximo para atingir o nível platina — 110 pontos.

As empresas que apostarem na aquisição de um dos selos ambientais mais aplicados à construção civil podem se beneficiar de:

  • redução nos seus custos operacionais;
  • menos riscos em ajustes regulatórios;
  • modernização qualitativa dos seus projetos;
  • mais segurança para os trabalhadores, ao longo da execução da obra;
  • mais capacitação profissional;
  • reputação  potencializada com a sustentabilidade;
  • uso de materiais inovadores, cujas tecnologias apelam para os produtos com baixo impacto ambiental.

Com isso, portanto, por meio dos selos ambientais mais aplicados à construção civil o se empreendimento — e futuras obras — têm tudo para dar um salto de qualidade que vai ser percebido internamente e pelo mercado em geral.

Certificação AQUA-HQE

Mais uma certificação internacional e que tem adquirido mais popularidade aqui, no país, que é emitida desde 2008 pela Fundação Vanzolini.

O projeto visa a execução de obras mais “limpas”, que impactem menos o meio ambiente e faça uso consciente — e minimizado — dos nossos recursos finitos.

Por meio de auditorias presenciais, cabe à empresa postulante ao selo ambiental ter pleno controle do projeto em todas as etapas de planejamento e execução, como:

  • programa;
  • concepção;
  • realização;
  • operação.

São, no total, 14 categorias que devem ser seguidas e classificadas, posteriormente, como base, boas práticas e melhores práticas. As empresas devem alcançar, nesse sentido, um mínimo de pontuações conforme abaixo:

  • 3 melhores práticas, pelo menos;
  • 4 boas praticas, pelo menos;
  • 7 nível base, pelo menos.

As vantagens em obter essa, como um dos selos ambientais mais aplicados à construção civil, são a comprovação de que a sua empresa segue as melhores ações de conservação ambiental, a diferenciação do seu portfólio com relação à concorrência e um reconhecimento internacional.

Além, é claro, de toda a economia e qualificação das etapas de produção, que se convertem em menos riscos, mais economia e boa dose de condições para os seus trabalhadores.

Selo Procel Edifica

Por fim, para finalizar nossa seleta lista com os selos ambientais mais aplicados à construção civil, podemos falar a respeito do Programa Nacional de Eficiência Energética em Edificações (Procel Edifica).

Em aliança com a Eletrobras e com diversos órgãos governamentais, como o Ministério de Minas e Energia e centros de pesquisa, entre outras instituições, o Selo Procel Edifica promove o uso racionado e inteligente de recursos naturais nas obras.

Essa redução impacta positivamente a natureza, uma vez que a construção civil consome muito desses recursos, como água e energia elétrica. Vale a pena observar os critérios exigidos para a obtenção desse certificado, impondo mais um grau de qualificação para as etapas de planejamento e execução de obras.

Entre as vantagens disso, podemos destacar o impacto positivo, na condução das obras, mas também o apelo comercial para os seus futuros trabalhos. Quer um exemplo disso? A atuação social das empresas influencia a escolha do consumidor.

Quando o seu empreendimento obtém um ou mais dos selos ambientais mais aplicados à construção civil, a reputação do seu negócio vai precedê-lo, o que leva ao aumento de clientes e obras de baixo impacto ambiental na sociedade.

 

Sobre o autor:

Blog Noventa, Com 30 anos de experiência no mercado, a 90t.i é uma empresa especializada no desenvolvimento de softwares para o setor de engenharia com reconhecimento nacional, atuando nos segmentos de construção, consultoria, fiscalização, gerenciamento, projetos e orçamento. Fundada em Belo Horizonte, Minas Gerais, a 90t.i prima pela inovação e pela qualidade dos produtos, oferecendo aos seus clientes sistemas completos, de fácil utilização e que trazem resultados satisfatórios. Por serem voltados exclusivamente para a engenharia, nossos softwares possuem características específicas que tornam mais simples, práticas e eficientes as atividades ligadas à execução de uma obra. Desde a fase de orçamentação e planejamento, passando por todo o gerenciamento das obras até a sua conclusão, os sistemas da 90t.i reduzem a necessidade do retrabalho e os custos envolvidos no processo. E-mail de contato: noventa@noventa.com.br.

Imprimir

Editor

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs