Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

Você tem capacidades dinâmicas para manter a trajetória profissional desejada?

Publicado em 06/07/2015

Imagino que boa parte dos profissionais que lê artigos no PMKB, na maioria das vezes está em busca de dois tipos de conhecimento: ou busca um conhecimento técnico que ajude o profissional a resolver algum problema ou busca algum conhecimento que possa ajudar a direcionar sua carreira. Hoje pretendo falar sobre a questão de direcionamento de carreira com base na teoria das capacidades dinâmicas.

artigohoje

A teoria das capacidades dinâmicas estuda como as empresas conseguem se adaptar na medida em que muda o ambiente na qual elas operam e, ao mesmo tempo, manter e aumentar sua capacidade de concorrência de forma a obter resultados superiores.

De forma bem resumida, o que essa teoria propõe é o seguinte:

  • Uma empresa deve ter capacidade de monitorar o ambiente e perceber as oportunidades que surgem ao longo do tempo.
  • Uma empresa deve ter a capacidade de selecionar as oportunidades adequadas para investir seus esforços e recursos.
  • Finalmente a empresa deve ter a capacidade de se transformar, reconfigurando seus recursos internos para aproveitar as oportunidades que surgem.

Apesar da teoria ter sido desenvolvida para empresas, ela pode ser usada para profissionais também. Veja só:

  • Capacidade de monitorar o ambiente: você está atento às oportunidades à sua volta?
  • Capacidade de seleção das oportunidades: você está selecionando as oportunidades corretas para seus objetivos estratégicos de carreira?
  • Capacidade de transformação: você está mudando suas capacidades conforme aquilo que você percebe como importante para sua carreira?

O leitor deve perceber que um profissional, num sistema onde vale a economia de mercado, o profissional é um produto como outro qualquer. Ninguém compra um automóvel que não apresenta as qualidades que desejadas. Da mesma forma, uma organização não contrata e não promove profissionais que não a ajudem a cumprir com seus objetivos estratégicos. Não é à toa que hoje em dia se fala muito em educação continuada. Se você não se aperfeiçoa continuamente é provável que tenha dificuldade em:

  • Enxergar as oportunidades que estão à sua volta;
  • Selecionar as oportunidades corretas e;
  • Não tenha o conhecimento necessário para estar adequadamente capacitado para aproveitar as oportunidades que surgem.

Sobre o Colunista: 

Álvaro Antônio Bueno de Camargo, Profissional com 35 anos de experiência na área de gerenciamento de projetos e negócios. É Mestre em em administração de empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com foco de pesquisa em capacidades dinâmicas e gerenciamento de projetos e MBA em Administração de Projetos pela Fundação Instituto de Administração da USP. É graduado em Ciências da Computação pela Universidade Paulista e é certificado como PMP – Project Management Professional pelo Project Management Institute. Atuou em projetos de grande porte nas áreas de energia, industria, petroquímica e outras. É docente dos cursos de MBA na Fundação Getúlio Vargas. Também ministra aulas em cursos de pós-graduação na Brazilian Business Scholl, na UNICAMP e no curso de MTA em Agronegócio da Universidade Federal de São Carlos. Possui experiência internacional com participação em projetos e cursos nos Estados Unidos, Japão, Angola, Argentina e Colômbia. Atualmente tem três livros e diversos artigos publicados em revistas cientificas.

E-mail: camargo.alvaro@gmail.com.

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

Imprimir

Editor

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs