Publicado em 03/12/2014
Todo grande projeto busca a excelência em oportunidades de inovação inteligente e sustentável, essa exigência do mercado induz automaticamente o proprietário do negócio fazer a alocação de recursos tão inteligentes quanto à ambição do empreendimento. Diante desta realidade o Gestor, com suas especialidades, recebe a gestão de um grupo todo especial, considerado na maioria das vezes o suprassumo da inteligência organizacional.
Vistos como peças chaves para o futuro da empresa, sejam em termos de grandes conquistas como em resultados. Mas, como liderar um grupo tão brilhante? Eles apresentam pontos fracos? Objetivam o seu cargo de Gestor? Saiba neste artigo como ser líder de um grupo de alto desempenho.
Tenha sempre objetivos claros de negócio – ao liderar pessoas que sabem exatamente onde querem estar e que cargos estarão ocupando em pouco tempo, o Gestor não pode, em hipótese alguma, titubear ou centralizar informações ou objetivos principais do negócio. Deve sim explorar ao máximo o conhecimento a ser ofertado visando os potenciais retornos que este grupo pode e deve trazer para a organização. Lembre-se quanto mais resultados o Gestor apresentar com uma equipe tão particular, maiores chances de conquistar o mercado este terá, pois estará conquistando não apenas a alta direção, mas o respeito e a admiração dos Liderados.
Estimule soluções inteligentes – crie processos altamente ambiciosos para sua gestão, de forma que estes exigem do grupo um resultado modelo, pois, com uma equipe de alta desempenho o Líder não deve se intimidar nas suas solicitações e precisa ser brilhante, muito mais do que a própria equipe, durante a apresentação dos indicadores de desempenho de seu setor. É desta forma que se conquista a Qualidade Total nos projetos. Liderar quem não apresenta soluções inteligentes causa menor impacto na diretoria.
Pratique o Empowerment – permita que as pessoas tragam seus conhecimentos, experiências e motivações, saiba compartilhar informações e decisões com a equipe, faça programas sociais com o grupo, delegue trabalhos que estimulem o crescimento de todos e não tarefas retrógradas para o perfil de cada um, tenha a equipe “colada” em você. Busque a perfeição através deles.
Pratique a Diversidade / Avalie as Interdependências – uma Equipe de Alto desempenho apresenta diferentes tipos de pessoas, habilidades, o que permite que juntos se complementem e consigam realizar o melhor trabalho, explorando o potencial de cada um. Saiba deixa-los na hora certa, mas lembre-se, o Líder pode participar de atividades diárias do Liderado quando este necessita de ajuda, não irá diminui-lo ao contrário, permitirá ao Liderado mostrar-lhe como executa suas atividades com perfeição, ou não. Esta ação irá aproximar Líder e Liderado no sentido de parceirismo e não apenas no sentido literal da palavra.
Tenha um bom Relacionamento através do Feedback – Elogie, faça-os opinar,
revise procedimentos na companhia destes, refaça processos com as dicas dos Liderados e lembre-se, eles podem ter lido, estudado ou até mesmo presenciado algo que você não presenciou. Permita que os Liderados saibam como estão sendo vistos no processo.
Desperte o senso crítico de cada um – até mesmo o mais genial Liderado ou se intimida ou exagera no seu posicionamento seja em uma reunião, seja numa simples apresentação de seus resultados. Mostre-lhes seu ponto de vista no que tange a melhoria pessoal. Sim, pode intimidar no início, mas quando o profissional cultiva hábitos de conhecer seus pontos fortes e fracos, seja na execução de suas atividades ou até mesmo na sua condição de Liderado, este terá consciência de que aprendeu algo a mais com você. Este algo a mais deve ser uma marca no relacionamento do Líder com o Liderado.
Inspire – Líder sempre será referência. Sempre será o assunto nº1 no cafezinho, no barzinho, na caminhada, enfim, o Líder sempre estará em alta no seu meio, a posição por si só já basta, mas procure ser o modelo ideal que o Liderado deseja seguir, nem que seja em apenas uma de suas qualidades, mas nunca seja o modelo que estes jamais vão querer seguir. Estude sem cansar, faça cursos, repasse informações para o grupo, conheça todas as tendências e certificações, procure benefícios que tragam vantagens ao seu grupo, converse, mostre resultados, tenha compromisso com o negócio, tenha uma vida social ativa.
Nunca tenha medo de perder sua posição para qualquer um dos seus geniais Liderados. Se acontecer será porque ficou alguma aresta no relacionamento de vocês. Volte e revise os pontos que você como Líder deve melhorar e urgente, pois já estará ficando para traz.
Como se tornar um líder inspirador: Passe horas, dias e noites estudando, se antecipando a perguntas, dúvidas e necessidades. Sim, até mesmo os mais genais possuem necessidades. Saiba identificar os pontos fracos que precisam ser estimulados, saiba diminuir frequência de ânimos do Liderado. Lembre-se, este Liderado o vê como um colega, mas buscam em você padrões de excelência.
Sobre a Colunista: Sandra Santos é Mestre em Direção de projetos pela Universidade Miguel de Cervantes. Administradora, formada na Universidade Estácio de Sá, com segunda graduação em Processos Gerenciais pela universidade Metodista de São Paulo; MBA em gerenciamento de projetos pela AVM Cândido Mendes; MBA em petróleo e gás pela AVM Cândido Mendes; Atualmente é graduanda do curso Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Possui especialização em docência para nível superior pela FGV; Atua como consultora das ferramentas de gestão Primavera, MS Project e SGI. Atua no desenvolvimento de processos de gestão, preparação para auditorias internas e administração contratual de projetos no setor de óleo e gás e Governança de TI. Co-autora dos Livros Ser Mais com Equipes de Alto Desempenho, Damas de Ouro, Editora Ser Mais.
E-mail de contato: ssantosdesouza@gmail.com
Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe uma resposta