Publicado em 14/05/2014
Mão de obra ruim, co-responsável por falhas em projetos de construção e montagem
Resumo: A capacitação da mão de obra vem se mostrando cada vez mais indispensável para as empresas que disputam um espaço no mercado. Com o desaparecimento da mão-de-obra qualificada, as empresas precisam investir maiores esforços na formação e capacitação de profissionais para suprir a necessidade de crescimento. Em muitos casos, a empresa prefere promover recursos humanos próprios, por não encontrar profissionais qualificados no mercado, ou com perfil adequado para assumir o cargo pleiteado. Neste caso é primordial ter colaboradores dentro da empresa com objetivos de crescimento e principalmente estar aberto a buscar e aprimorar novas competências, habilidades e atitudes necessárias para a nova função. Neste artigo é proposto apresentar soluções para mitigar a baixa qualificação da mão de obra e minimizar ou eliminar a causa de falhas dos projetos de construção e montagem.
Introdução
Atualmente um dos principais problemas presentes nas empresas tem sido a falta de mão de obra qualificada para a execução dos diversos serviços realizados em diferentes etapas dos projetos.
Devido ao crescente aquecimento das indústrias no Brasil, a oferta por empregos nos seus diversos setores vem aumentando consideravelmente, porém a demanda não tem conseguido suprir esta oferta. Esta falta de mão de obra no mercado de trabalho tem feito com que as empresas busquem novas estratégias para que suas metas sejam alcançadas, ou seja, que possam entregar produtos no prazo, tendo estes, altos padrões de qualidade e com um propósito de obter o maior lucro possível, sempre buscando a satisfação do cliente.
Segundo Cavalcante (2010) a elevação da exigência, por parte dos clientes, nos cumprimentos de entrega do produto final, com alta qualidade e nos prazos predeterminados, obrigam que as empresas busquem trabalhar com uma mão de obra cada vez mais qualificada, visando elevar seus níveis de produtividade e qualidade das atividades, reduzindo os gastos o máximo possível, para que estas possam se mantiver em um nível competitivo no mercado.
Em Cavalcante (2004), as empresas devem adotar estratégias para que possam prestar seus serviços de forma diferenciada sempre visando o sucesso, o desenvolvimento da organização e resultados positivos, porém para obter estes objetivos, as empresas devem trabalhar com duas ferramentas de suma importância: a qualificação e a motivação dos indivíduos pertencentes ao processo.
Trabalhadores mal qualificados prejudicam o projeto
Entre os dias 3 e 20 de Janeiro de 2011 foi realizado um levantamento pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) junto com a CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da construção), onde foi coletado o posicionamento de 385 empresas do setor da construção civil (Quadro 1.0), sendo 191 de pequeno porte, 145 de médio porte e 49 de grande porte, com relação à falta de trabalhadores qualificados no cenário brasileiro.
Quadro 1.0 – Posicionamento das empresas com relação à falta de mão de obra capacitada. Fonte 1 – CNI (Confederação Nacional da Indústria) e CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da construção).
No Quadro 1.0 podemos observar que 61% das empresas afirmam que a falta de trabalhadores qualificados influenciam diretamente na busca pela redução de desperdício e na elevação da eficiência dos processos. Além disso, a Figura 1 também mostra que há a preocupação das empresas no cumprimento de metas e setores como de gerencia, planejamento e de obtenção e desenvolvimento de tecnologias os quais não têm conseguido obter melhores níveis de eficiência, caracterizando isto como um gargalo para as empresas, o que significa perda de dinheiro ou diminuição da probabilidade de ganhá-lo.
Figura 1 – Principais setores da empresa afetados devido a falta de trabalhadores capacitados. Fonte 2 – CNI e CBIC (2011 b).
Alguns defendem que é um problema conjuntural e que o governo não preenche as lacunas na área da educação. Infelizmente, há muito de verdade nisso! Podemos minimizar e melhorar estes aspectos com metodologia de vanguarda na área de Gestão em Recursos Humanos que, quando satisfatoriamente aplicada, possibilita a resolução de grande parte das carências.
Premissas que podem contribuir:
a) Seleção e Recrutamento de Pessoal
Para a melhor seleção, a pessoa de recrutamento deverá conhecer as funções, atividades, rotinas e responsabilidades do cargo a ser preenchido, conseqüentemente, deverá haver uma sinergia com o supervisor da área pela vaga a ser preenchida ou substituída. Um sistema de gestão de recursos humanos baseado em competências e habilidades propiciará ótimos resultados.
b) Treinamento
Os funcionários necessitam de aprimoramento contínuo. São eles que vão planejar, executar, verificar e aprimorar de forma contínua os sistemas e processos. Assim, treinamentos com planejamento adequado possibilitam suprir carências das competências ou habilidades de alguns funcionários em relação às expectativas dos cargos.
c) Avaliação de Desempenho.
Partindo do pressuposto que o conhecimento é cumulativo, para a melhor execução das atribuições dos cargos, a avaliação de desempenho deverá ser periódica e contínua. Há vários modelos de avaliação de desempenho com base em indicadores previamente definidos e aprovados.
Conclusão
Neste artigo pode-se verificar como são nítidos os impactos dos problemas de mão de obra nos projetos de construção e montagem. Deve-se utilizar o conhecimento existente por meio de métodos e critérios comprovadamente testados, a fim de melhorar as habilidades e competências dos profissionais.
Outra forma é a retenção de talentos, que além de contribuírem com o próprio desempenho, podem contribuir na disseminação do conhecimento elaborando procedimentos e treinando novos profissionais.
As empresas podem buscar parcerias com escolas técnicas e profissionalizantes, participando na elaboração dos cursos, para formarem profissionais com o perfil desejado pelo mercado. A medição do desempenho dos profissionais também é importante para obter a produtividade desejada.
Fazendo-se um planejamento adequado pode-se suprir esta demanda de mão de obra, agregar valor, eliminar custos, assegurar a satisfação do cliente e, conseqüentemente, garantir a manutenção da empresa no mercado em patamares elevados e com o retorno esperado pelos acionistas.
Referências
- http://www.fauze.com.br/DOCUMENTOS/Os%20motivos%20que%20levam%20as%20pequenas%20empresas%20à%20morte.pdf ; Acessado: 06-04-14 – 22:41
- http://www.acaoconsultoria.com.br/index.php/artigos/falta-de-mao-de-obra-qualificada Acessado: 06-04-14 – 22:45
- http://www.techoje.com.br/site/techoje/categoria/detalhe_artigo/1379 Acessado: 06-04-14 – 22:32
- http://www.techoje.com.br/site/techoje/categoria/detalhe_artigo/972; Acessado: 06-04-14 – 22:34
- http://www.microsoft.com/brasil/msdn/tecnologias/carreira/gerencprojetos.mspx; Acessado: 06-04-14 – 22:19
Sobre os Autores:
Autor: Wesley Oliver de Jesus; Engenheiro Produção graduado pela Fupac Barão de Cocais. Última atuação mais relevante, Saneador de ativos do Projeto One VALE, na migração do sistema de manutenção MAXIMO x SAP-PM. E-mail de contato: wesley.jesus@vale.com
Autor: Vagner José Paulino; Engenheiro de Automação. Graduado em Engenharia da Computação pela UNIPAC, Especializado em Automação Industrial pela UFMG. Última atuação mais relevante, Gerenciamento das construções e montagens de elétrica, automação e instrumentação dos Fornos de Reaquecimento do Laminador de Planos da área da Gerdau/Ouro Branco. E-mail de contato: vjpaulino2005@yahoo.com.br.
Contexto: o presente trabalho é resultado de pesquisa realizada com alunos da 4a Turma de Gestão de Projetos em Construção e Montagem do IETEC.
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