Publicado em 28/03/2016
Mudanças são inevitáveis, ainda mais em momentos de crise. A beleza da crise é fazer você aprender, experimentar, inovar. Ela acelera tudo e traz oportunidades. As empresas e os profissionais precisam estar atentos às necessidades e momentos do mercado e tomar rápidas decisões para sobreviverem e se manterem competitivos.
Para competir e impulsionar os negócios, que cada vez se tornam mais desafiadores, voláteis e complexos, é preciso um olhar mais cuidadoso para o lado humano, que agregue valor ao negócio. Os profissionais precisam estar preparados tecnicamente, precisam de aprendizado e treinamento constantes, precisam melhorar suas habilidades interpessoais e por em prática rapidamente todo conhecimento adquirido para superar novos desafios e obter resultados de sucesso.
1) Como a Inovação motiva as pessoas no ambiente de trabalho?
PAULA: De acordo com estudos, um dos principais fatores para a motivação das pessoas no ambiente de trabalho é o desafio. Inovar não é fácil, mas é imprescindível para a sobrevivência das organizações atualmente, e é grande desafio para todos. Inovar é criar/introduzir uma nova ideia para atingir resultados desejados por pessoas que se empenham em relações com outros para mudar contextos das organizações. A Inovação consiste na intervenção do ambiente interno através da motivação e gestão das pessoas para desenvolver e implementar ideias através dos relacionamentos e das mudanças que se façam necessárias. Pessoas motivadas tem alto desempenho.
Os relacionamentos podem passar por negociações, acordos e administração. As melhores inovações acontecem a partir de uma ideia em um determinado contexto. No processo de Inovação a partir de uma ideia inicial surgem outras através da interação das pessoas que tem experiências, habilidades e conhecimentos diferentes. Imprevistos são inevitáveis no processo de Inovação, no entanto, problemas surgem e melhoram o aprendizado da organização e das pessoas e consequentemente, aumentam a sua motivação ajudando o processo de Inovação.
A Inovação gera motivação das pessoas e quanto mais motivadas são as pessoas mais Inovação pode ocorrer na organização. A Inovação acontece culturalmente e na prática quando os indivíduos são motivados e fortalecidos para inovar em todos os níveis da organização. Todos podem, mas é preciso a conscientização de como se pode contribuir.
Todos podem ser geradores de ideias e contribuir com pequenas melhorias no âmbito de suas responsabilidades. A Inovação deve transitar entre todos os níveis da organização proporcionando um ambiente mais criativo e interativo. Mas para ir além das ideias, as empresas precisam concentrar os recursos para a Inovação, qual o subconjunto de funcionários, e ainda quais ideias serão desenvolvidas.
2) É possível conciliar Inovação e Gerenciamento dos Projetos? O Escopo é rígido, tratado por contratos e seus anexos.
A Inovação inclui o processo de implementação de nova ideia e de seu desenvolvimento que provavelmente gerará um novo método, processo, produto, serviço ou aperfeiçoamento dos já existentes, o que requer esforço temporário empreendido. Este esforço podemos considerar como um projeto. E este projeto para obter os resultados esperados deve ser gerenciado utilizando as melhores práticas dentre as diversas abordagens existentes, uma vez que as organizações diferem em termos de oportunidades tecnológicas e mercadológicas e as especificidades de cada uma restringem os processos, as ferramentas e as técnicas de Gerenciamento de Projetos para o contexto da Gestão da Inovação.
A Gestão da Inovação, apesar de alguns padrões básicos de sucesso, é uma capacidade aprendida, cada empresa deve encontrar sua própria solução e desenvolvê-la dentro do seu próprio contexto, localização/setor e segmento, em meio aos fenômenos de incertezas e complexidade.
O Escopo para um projeto com resultado inovador geralmente não é tão rígido como em projetos de outra natureza, uma vez que inovar envolve ideação, pesquisa, prototipação e testes. Algumas metas podem ser definidas e acordadas para entregas e resultados dos projetos que envolvem Inovação, como por exemplo, o produto gerado deve ter performance igual ou melhor que os produtos disponíveis no mercado.
3) Projetos inovadores são complexos e tendem a prejudicar as relações? Por quê?
Qualquer projeto complexo pode prejudicar as relações entre as partes interessadas, principalmente se não estiver claro o seu objetivo final e quais necessidades das partes interessadas serão atendidas ou não. Sugiro que em projetos que envolvem Inovação alguns questionamentos e reflexões sejam feitos antes da Inovação acontecer, tais como:
- Inovar é difícil, custa caro, como estimar este custo?
- Qual o escopo da Inovação que será desenvolvido na empresa, qual o tipo de Inovação a ser feita (de Processos, de Produtos, de Serviços)?
- Como entender o que se deve inovar, deve ser a partir da melhoria interna da empresa ou a partir das necessidades do cliente e do mercado como um todo?
- Quem são as partes interessadas e suas expectativas?
- Quais são os benefícios que a Inovação traz? Quais os riscos da Inovação?
- O que deve ser feito ou mudado na forma de trabalho para se ter um ambiente propício à Inovação: a empresa precisa contratar mais trabalhadores, capacitar os existentes, desenvolver suas habilidades técnicas e interpessoais, usar novas tecnologias ou precisa melhorar seus processos e o gerenciamento de projetos para obter melhores resultados?
- Os recursos financeiros usados para inovar serão próprios, ou existe algum financiamento, fomento de alguma instituição para ajudar a empresa a inovar?
- Qual é o retorno do investimento esperado a partir da Inovação?
- Qual o tempo estimado e o limite para a Inovação estar pronta? Quais parcerias precisam ser feitas para aumentar o sucesso da Inovação?
- Qual a melhor forma de oferecer algo novo para o mercado?
- É possível aproveitar algo que a empresa já faz para fazer algo diferente?
- Qual a melhor forma de comunicar com meu cliente interno e externo para a Inovação acontecer?
- Como fortalecer a marca da empresa?
- Através da Inovação é possível ampliar a carteira de clientes, e como fidelizar os clientes?
- A empresa pode fazer algo diferente que agregue valor ao que a empresa já fornece e atenda alguma necessidade do cliente?
- É possível envolver o cliente e fazer com que ele participe do desenvolvimento e da validação/teste da Inovação?
- Como entregar de forma melhor o produto ou serviço para o cliente?
- É preciso ampliar o mercado de atuação da empresa? Através da Inovação pode-se melhorar a presença da empresa no mercado?
- Como e quem cria novas ideias na empresa? Como implementar estas ideias, e quais ideias devem ser implantadas?
- Enfim, o que fazer e o que não fazer?
Não existe resposta única para cada pergunta, mas é preciso saber fazer as perguntas certas para ter as melhores respostas, que são fundamentais para avaliar a capacidade da empresa expandir de forma sustentável e competitiva.
4) O balanceamento entre habilidades técnicas e interpessoais pode ser feito de qual forma para obter melhor resultados nos projetos?
O Gerente de Projetos precisa ter várias habilidades técnicas (hard skills) e interpessoais (soft skills). Ambas estão interligadas, raramente uma atividade do projeto envolve apenas uma delas. Elaborar um cronograma (hard skill) envolve habilidades de comunicação e negociação (soft skills), por exemplo. Apesar de não ser tão fácil quanto parece é importante para que o projeto seja bem sucedido implementar práticas que façam o balanceamento entre essas habilidades: técnicas e interpessoais.
De acordo com a literatura sobre o tema Gerenciamento de Projetos, projetos tem falhado por várias razões, inclusive por falta de habilidades, e no topo da lista destacam-se: treinamento inadequado ou inexperiência do gerente do projeto; falha ao definir e gerenciar as expectativas das partes interessadas; falta de liderança, de planejamento e de processos; falta de habilidades interpessoais; falta de autoconhecimento e conhecimento individual da equipe. As soft skills que apresentam maior lacuna para o sucesso dos projetos são comunicação, negociação, influência, tomada de decisão, liderança, gerenciamento de riscos e gerenciamento das expectativas das partes interessadas.
Aspectos mais técnicos do papel do gerente de projetos (hard skills) envolvem a utilização de ferramentas e técnicas para a criação de resultados tangíveis, tais como, a elaboração de cronogramas, a preparação de orçamentos, a otimização do caminho crítico, a estruturação da divisão de trabalho, a elaboração de dashboards, a avaliação e resposta aos riscos, entre outros. Quanto às habilidades técnicas, o gerente de projetos deve manter-se atualizado com as últimas tendências de tecnologia; com as metodologias e os frameworks para gerenciamento mais utilizadas, como Agile; e também ter conhecimento sobre gestão de programas e de portfólio e saber usar novas ferramentas para fazer esta gestão.
Soft skills e hard skills são muito importantes, nenhuma é mais importante que a outra, elas são complementares. Soft skills podem estar diretamente relacionadas ao estilo de liderança. O gerente de projetos deve compreendê-las e saber quando usá-las. Embora algumas características de liderança são inatas, é possível sempre aperfeiçoa-las, aprender, desaprender e aprender novamente para alcançar o objetivo do projeto. Do mesmo modo, Hard skills devem ser aperfeiçoadas com obtenção de novos conhecimentos e prática.
O gerente de projeto bem sucedido reconhece a integração entre hard skills e soft skills e se esforça para deixá-las equilibradas e melhorar sua capacidade.
Além disto, alguns estudos consideram que muitos gerentes de projetos tem conhecimento técnico necessário, porém não possuem a personalidade correta para desempenhar o papel de gerente, outros, associam o desempenho e sucesso do projeto com o tipo de personalidade do profissional.
Conhecer a personalidade (perfil psicológico) ajuda também a balancear as habilidades por que faz com que você possa entender melhor as preferências inatas de cada indivíduo. As pessoas são diferentes quanto ao seu estilo de aprendizado, de trabalho, de comunicação e de liderança, na forma de resolver conflitos e na maneira de solucionar problemas.
A identificação dos traços de personalidade ajuda inclusive na gestão da inovação e de mudanças, pois é possível relacionar o perfil psicológico mais adequado para trabalhar em cada uma das etapas durante a implantação de projetos e processos que envolvem Inovação.
Sobre a entrevistada: Paula Coelho, MSc, PMP: Possui experiência em gerenciamento de projetos (GP) há 17 anos, 11 anos em captação e gestão de negócios, além de habilidades na condução de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I) em Universidades. Tem 21 anos de sólida experiência na área de Tecnologia da Informação (TI) em empresas nacionais e multinacionais atuando como gerente de negócios e de projetos, analista de sistemas e desenvolvedora. Foi diretora do Project Management Institute (PMI), Chapter Recife e executiva nomeada do PMI Chapter Minas Gerais. É certificada PMP. É qualificada também para aplicar e fornecer o diagnóstico do instrumento de perfil psicológico MBTI. Mestra em Ciência da Computação, na área de Inteligência Artificial aplicada à Educação de Gerenciamento de Projetos, pela UFPE e graduada em Ciência da Computação, pela PUC Minas.
Publicou artigos e palestrou em congressos relacionados à TI e GP. Ministra cursos relacionados às disciplinas de GP. Atualmente trabalha na captação de Projetos e Negócios de P,D&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) para o Departamento de Ciência da Computação da UFMG. E-mail de contato: paulacoelho.prof@gmail.com
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