Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

ENTREVISTA: Alexandre Rezende – PMO, carreira e sucesso internacional

Publicado em 07/07/2016

A definição, a aplicação e o controle de padrões de gerenciamento de projetos em uma organização possibilitam aprimorar o planejamento, o monitoramento e a execução das tarefas e, com isso, aumentar a produtividade em um empreendimento. Por esse motivo, a implementação do Project Management Office – PMO (escritório de projetos) tem se tornado essencial para as empresas. Para compreendermos a importância, impactos e benefícios de um PMO, conversamos com o Gerente Global de Projetos e Lean da KAEFER, Alexandre Rezende, Mestre em Administração e Gestão de Projetos. Na entrevista, o gestor também ressalta as habilidades necessárias nesse segmento e como alavancar a carreira na área. Confira:

Em que fase uma empresa tem com a necessidade de implementar um escritório de gerenciamento de projetos?

De modo geral, toda empresa que atua direta ou indiretamente com projetos tem potencial para desenvolver um escritório de projetos. Pesando de forma mais pragmática, devido à necessidade das empresas se tornarem cada vez mais competitivas e atualizadas para sobreviverem no atual mercado, a implantação de uma cultura formal de gerenciamento de projetos, assim como um escritório de projetos, auxilia no aumento da produtividade e eficiência no dia a dia e também atua como referência principal dentro da organização.

Quais são os principais benefícios obtidos pela implementação de um PMO em uma organização?

De forma geral, um PMO traz para a organização um maior alinhamento frente aos potenciais projetos e a estratégia da empresa; aumenta o senso de “ownership” (propriedade) e “accountability” (prestação de contas), a partir do momento que apresenta uma metodologia específica a ser seguida por toda a organização e, por fim, atua como suporte e orientação na execução dos projetos, servindo de ponte entre as diferentes iniciativas.

Qual o perfil profissional necessário para atuar em um PMO?

Normalmente, pessoas estruturadas e que se adaptam bem em um ambiente de mudanças saem em vantagem neste setor. Porém, existem diversos tipos de PMO’s e também existem carreiras a serem devenvolvidas dentro dos grandes escritórios de projetos.

Quais são as bases para conquistar uma carreira de sucesso internacional na área de Gestão de Projetos e em que medida a qualificação profissional pode contribuir para isso?

Sempre que me fazem esta pergunta, tento refletir e elaborar uma resposta pomposa. Porém, a essência é sempre a mesma: 1) Em um mercado cada vez mais competitivo, o gerente de projetos deve sair do padrão. Certificado PMP, Inglês e Espanhol avançados são o mínimo necessário e não um diferencial.

2) Em uma carreira internacional, a cultura é o maior desafio para grandes projetos. O complicado não é respeitar a cultura e sim entender como determinado país enxerga e entende que o projeto proposto realmente agregará o valor necessário.

3) Conhecer sua equipe: os projetos estão cada vez menos hierárquicos e mais multifuncionais. Conhecer e entender o que e necessário para motivar cada membro de sua equipe é essencial.

4) Conhecer os processos da empresa e entender a dinâmica interna de operação para garantir processos lean (processo para redução de desperdícios e ampliação do aproveitamento de recursos).

Que conselhos você oferece aos profissionais que querem alcançar o sucesso profissional como gestores de projetos?

Todo projeto é dinâmico e específico. Não existem dois projetos iguais, por mais similares que pareçam. Estar aberto e interessado em debruçar sobre novos processos e desafios é um ponto importante para profissionais que vislumbram a carreira de GP. Além disso, estar sempre aberto às novas tendências, ser dinâmico no modo de agir e ter ciência que sua equipe é seu bem mais valioso. Por fim, trazer, para dentro do projeto, alegria e não ter medo de dizer: “Isso eu não sei, mas vou pesquisar e retorno com a informação”.

A. Rezende

Sobre o entrevistado: Alexandre Magno A. T. Rezende, M.Sc, PMP, Gerente Global de Projetos e Lean – KAEFER Isoliertechnik GmbH & Co. KG, Bremen, Alemanha. Mestre em Administração e Gestão de Projetos e especialista em Gestão de Projetos. Ex-aluno do Ietec.

Para ver Outras Entrevistas PMKB, clique aqui.

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

Imprimir

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

×